Taboão da Serra participa da campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 3/12/2010

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher da Prefeitura de Taboão da Serra está participando de 20 de novembro a 10 de dezembro, da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A programação conta com palestras e encontros que discutem o tema e alertam a população sobre a violência doméstica e familiar sofrida por mulheres. 

No mundo todo, a campanha é iniciada no dia 25 de novembro, seguindo até 10 de dezembro, pois engloba quatro datas importantes mundialmente: 25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres; 1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à AIDS; 6 de dezembro - Massacre de Mulheres de Montreal e 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos. Já no Brasil a campanha tem seu início no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

A programação em Taboão da Serra começou dia 17 de novembro com palestra sobre a Violência Doméstica no CRAS Vila Sônia. No dia 24, os temas discutidos foram ‘A importância do trabalho em rede no atendimento à mulher em situação de violência’e ‘Os avanços e conquistas das mulheres Negras’. No domingo, dia 28, a Unidade Básica de Saúde Parque Pinheiros promoveu um mutirão com exames de saúde, consultoria jurídica e até tratamento de beleza.

A UBS realizou mais de 500 atendimentos entre coleta de papanicolau, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial e vacinação. Além disso, as mulheres puderam cortar o cabelo e fazer as unhas, tudo gratuito. O evento contou com parcerias como o Salão de Cabelereiro Chris Fashion Hair, Supermercado São Sebastião, Rancho Nordestino e Jovem Letreiros Comunicação Visual.

“Com esse evento, além de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da saúde da mulher, tivemos a oportunidade de estimular o auto-cuidado pessoal e a auto-estima da mulher, além de conscientizar as mulheres sobre seus direitos e se prevenir contra a violência doméstica”, disse a diretora da UBS Isabel Cristina.

A Coordenadoria também recebeu como parte das comemorações, a visita dos técnicos da Casa Civil da Presidência da República. E a programação da Campanha em Taboão da Serra se encerra no dia 08 de dezembro, com uma palestra, na Emi Saci Perere, das 07 às 13 horas, sobre a Lei Maria da Penha.

Para a coordenadora Dra. Maria Amélia Alencar, a campanha atingiu seu objetivo ao mobilizar e sensibilizar a sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher. “ Para erradicarmos a violência, é preciso reconhecê-la como um fenômeno cultural anti social e nocivo à saúde, dessa forma, a participação é fundamental porque, o trabalho em rede articula diferentes organizações e diferentes equipes e traz como conseqüência a produção de melhores resultados protegendo  ainda mais os direitos das mulheres.

Texto: Nely Rossany

Comentários