Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Itapecerica supera Taboão em exames HIV

Por | 3/12/2010

saude

Karen SantiagoSuperintendente Michele, João Saleme e Karina Passos participam do encerramento

As cidades de Itapecerica e Taboão da Serra divulgaram nesta sexta-feira, 03 de dezembro, os dados coletados da Campanha Fique Sabendo de 16 de novembro à 1o de dezembro. Embu das Artes divulgará os números da campanha na próxima semana.

Superando a cidade vizinha, Itapecerica da Serra realizou 6.578 exames, sendo que 6.312 foram de testes convencionais (realizado através de um furo onde o sangue é coletado) e 266 dos testes rápidos (no último final de semana 27 e 28 de novembro). Já Taboão realizou 870 testes nas 14 unidades de saúde que colheram os exames, em 2009 a cidade realizou 400 testes.

“A cidade conseguiu superar a meta de seis mil exames e está na frente de muitos municípios, como Bauru. Somente um exame (no pós-teste) deu positivo. Cada ano que passa a cidade vai se aprimorando e os funcionários estão mais envolvidos na campanha. Coletamos três vezes mais do que no ano passado”, afirmou a Superintendente de Saúde, Michele Salles durante cerimônia de encerramento da campanha no Hotel Del Verde, nesta sexta-feira.

De acordo com Michele Salles o diferencial deste ano para o ano passado que foram contabilizados 2.970 exames, foi o pós-teste que foi desenvolvido em todas as unidades de saúde de cada bairro. “Este pós-teste foi importante porque ele oferece para o morador que descobre pelo teste que é soro-positivo uma orientação após o diagnostico. A sobrevida dos pacientes aumentou e a cidade trata muito bem dos pacientes com mais eficácia do que no ano passado”, finalizou.

Em Taboão, o diferencial de acordo com Ricardo A. Moraes, Gerente da Clínica de DST e Hepatites Virais foi criar na recepção da Secretaria de Saúde, outro pólo de orientação e prevenção em DST/AIDS. “No local contávamos com funcionários capacitados para indicar a importância da prevenção, do uso correto do preservativo e sobre a campanha de testagem. Também fornecemos insumos (folhetos e preservativos) a todos que procuravam a Secretaria”, explicou em nota ao Jornal.

A Clínica de DST e Hepatites Virais da cidade formou três equipes com funcionários da clínica, para realizar um “pedágio” nas ruas. Uma equipe na Rodovia Régis Bitencourt, próximo a Praça Nicola Vivilecchio, e outra, em frente a Clínica de DST e Hepatites Virais. “Neste trabalho, os profissionais distribuíam folhetos, preservativos e esclarecimentos sobre a AIDS, prevenção e o exame para detecção. Também percorremos o comércio local, além de divulgação dentro do ginásio de esportes e nas vizinhanças de cada UBS participante”, concluiu.

A cidade contou com 160 funcionários empenhados na campanha e 14 serviços de saúde realizaram o teste que teve a faixa etária de 13 até mais de 60 anos. A Secretária de Saúde de Taboão também distribuiu 18.000 unidades de preservativos.

A Clínica de DST e Hepatites Virais de Taboão continuará realizando diariamente a testagem para HIV e também para Hepatite C. Na parte da manhã (7h às 11h), o teste rápido para HIV (realizado na unidade) e o dia todo, para o teste convencional (exame com envio a laboratório). O teste para Hepatite C é feito na unidade e o resultado sai na hora.

Campanha em Itapecerica
Nesta quinta-feira, 02, o vereador José Maria (PT) apresentou uma moção parabenizando os Organizadores da Campanha e também educadores e universitários do Programa Escola da Família que aderiram a ideia e compareceram em grande número para fazer o teste no final de semana.

“Requeiro que seja encaminhada cópia para o Dr João Saleme (Coordenador DST-AIDS), à presidente da Autarquia de Saúde, Diretores das UBSs, à Dirigente Regional de Ensino, à Coordenadora e aos EPs do Programa Escola da Família”, pediu na moção.

Segundo a moção apresentada pelo petista apesar da diminuição de casos de pessoas com o vírus HIV, a cifra aparece alta. Dados da organização mundial da Saúde registraram que cerca de 33,4 milhões de pessoas em todo o mundo possuem o vírus no sangue.

O vereador assim como integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da prefeitura também realizaram o teste no período da campanha.

ze

José Maria adere a campanha


Dados em Itapecerica
O bairro que somou o maior número de testes realizado foi Jardim Jacira, com 1.152. Na sequencia aparece o bairro Horizonte Azul com 973 testes. Parque Paraíso e Valo Velho bateram a casa de 600 testes. Os moradores do Branca Flor também foram fazer o exame, no bairro 546 testes foram realizados.

Serviço:
Clínica de DST e Hepatites Virais de Taboão da Serra
Endereço: Rua Pedro Borba, 259- Jd. Maria Rosa
Tel: 4135-3556/4787-8446

 

22/02/2018

País registra 164 mortes por febre amarela desde julho

Entre 1º julho de 2017 e 20 de fevereiro deste ano, foram confirmados 545 casos de febre amarela...

21/02/2018

Prefeitura de Embu intensifica vacinação contra a febre amarela neste sábado

Com o objetivo de atingir a meta de 100% de vacinação da população contra a Febre Amarela, todas...

18/02/2018

Campanha de vacinação contra a febre amarela é prorrogada na capital paulista

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou hoje (18) que vai prorrogar por mais uma...

15/02/2018

Leis Antifumo e Antiálcool têm novos canais para denúncias

A Lei Antifumo proíbe o consumo de cigarros, ou de qualquer outro produto fumígeno, em locais...

15/02/2018

Campanha contra febre amarela imunizou apenas 19 por cento do público esperado

A campanha contra a febre amarela nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo resultou, até agora,...

15/02/2018

Câncer: mais de 300 mil crianças e adolescentes são diagnosticados todos os anos

No Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância, lembrado hoje (15), a Childhood Cancer...

12/02/2018

Clínica São Bento realiza exame Toxicológico para CLT e Habilitação

Melhor e mais conceituada clínica da região a Clínica São Bento, localizada em Embu das Artes...

02/02/2018

Conheça cinco motivos para doar sangue e salvar vidas

Você sabia que o sangue é responsável por transportar importantes substâncias para o...

25/01/2018

Produção de vacina contra febre amarela deve dobrar no país

A partir de junho deste ano, 4 milhões de doses mensais da vacina contra a febre amarela devem...

25/01/2018

Paulistanos recebem senha em casa para se vacinar contra febre amarela

A campanha de vacinação contra a febre amarela, com a aplicação da dose fracionada, começou hoje...

23/02/2018

Cadastro biométrico em Embu, Itapecerica e Taboão se encerra em maio

Adotada pela

23/02/2018

Criação de ministério de segurança pública "não é sangria desatada", diz Marun

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, demonstrou não haver urgência do governo na a...

23/02/2018

Mulher é covardemente estuprada e espancada em Embu das Artes

Mais um crime b&aa

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.