Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Itapecerica supera Taboão em exames HIV

Por Karen Santiago | 3/12/2010

saude

Karen SantiagoSuperintendente Michele, João Saleme e Karina Passos participam do encerramento

As cidades de Itapecerica e Taboão da Serra divulgaram nesta sexta-feira, 03 de dezembro, os dados coletados da Campanha Fique Sabendo de 16 de novembro à 1o de dezembro. Embu das Artes divulgará os números da campanha na próxima semana.

Superando a cidade vizinha, Itapecerica da Serra realizou 6.578 exames, sendo que 6.312 foram de testes convencionais (realizado através de um furo onde o sangue é coletado) e 266 dos testes rápidos (no último final de semana 27 e 28 de novembro). Já Taboão realizou 870 testes nas 14 unidades de saúde que colheram os exames, em 2009 a cidade realizou 400 testes.

“A cidade conseguiu superar a meta de seis mil exames e está na frente de muitos municípios, como Bauru. Somente um exame (no pós-teste) deu positivo. Cada ano que passa a cidade vai se aprimorando e os funcionários estão mais envolvidos na campanha. Coletamos três vezes mais do que no ano passado”, afirmou a Superintendente de Saúde, Michele Salles durante cerimônia de encerramento da campanha no Hotel Del Verde, nesta sexta-feira.

De acordo com Michele Salles o diferencial deste ano para o ano passado que foram contabilizados 2.970 exames, foi o pós-teste que foi desenvolvido em todas as unidades de saúde de cada bairro. “Este pós-teste foi importante porque ele oferece para o morador que descobre pelo teste que é soro-positivo uma orientação após o diagnostico. A sobrevida dos pacientes aumentou e a cidade trata muito bem dos pacientes com mais eficácia do que no ano passado”, finalizou.

Em Taboão, o diferencial de acordo com Ricardo A. Moraes, Gerente da Clínica de DST e Hepatites Virais foi criar na recepção da Secretaria de Saúde, outro pólo de orientação e prevenção em DST/AIDS. “No local contávamos com funcionários capacitados para indicar a importância da prevenção, do uso correto do preservativo e sobre a campanha de testagem. Também fornecemos insumos (folhetos e preservativos) a todos que procuravam a Secretaria”, explicou em nota ao Jornal.

A Clínica de DST e Hepatites Virais da cidade formou três equipes com funcionários da clínica, para realizar um “pedágio” nas ruas. Uma equipe na Rodovia Régis Bitencourt, próximo a Praça Nicola Vivilecchio, e outra, em frente a Clínica de DST e Hepatites Virais. “Neste trabalho, os profissionais distribuíam folhetos, preservativos e esclarecimentos sobre a AIDS, prevenção e o exame para detecção. Também percorremos o comércio local, além de divulgação dentro do ginásio de esportes e nas vizinhanças de cada UBS participante”, concluiu.

A cidade contou com 160 funcionários empenhados na campanha e 14 serviços de saúde realizaram o teste que teve a faixa etária de 13 até mais de 60 anos. A Secretária de Saúde de Taboão também distribuiu 18.000 unidades de preservativos.

A Clínica de DST e Hepatites Virais de Taboão continuará realizando diariamente a testagem para HIV e também para Hepatite C. Na parte da manhã (7h às 11h), o teste rápido para HIV (realizado na unidade) e o dia todo, para o teste convencional (exame com envio a laboratório). O teste para Hepatite C é feito na unidade e o resultado sai na hora.

Campanha em Itapecerica
Nesta quinta-feira, 02, o vereador José Maria (PT) apresentou uma moção parabenizando os Organizadores da Campanha e também educadores e universitários do Programa Escola da Família que aderiram a ideia e compareceram em grande número para fazer o teste no final de semana.

“Requeiro que seja encaminhada cópia para o Dr João Saleme (Coordenador DST-AIDS), à presidente da Autarquia de Saúde, Diretores das UBSs, à Dirigente Regional de Ensino, à Coordenadora e aos EPs do Programa Escola da Família”, pediu na moção.

Segundo a moção apresentada pelo petista apesar da diminuição de casos de pessoas com o vírus HIV, a cifra aparece alta. Dados da organização mundial da Saúde registraram que cerca de 33,4 milhões de pessoas em todo o mundo possuem o vírus no sangue.

O vereador assim como integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da prefeitura também realizaram o teste no período da campanha.

ze

José Maria adere a campanha


Dados em Itapecerica
O bairro que somou o maior número de testes realizado foi Jardim Jacira, com 1.152. Na sequencia aparece o bairro Horizonte Azul com 973 testes. Parque Paraíso e Valo Velho bateram a casa de 600 testes. Os moradores do Branca Flor também foram fazer o exame, no bairro 546 testes foram realizados.

Serviço:
Clínica de DST e Hepatites Virais de Taboão da Serra
Endereço: Rua Pedro Borba, 259- Jd. Maria Rosa
Tel: 4135-3556/4787-8446

 

vivi

passei outro dia no pronto socorro de itapecerica da serra e fiquei decepcionada com a limpeza e a situação do predio,precisamos cuidar do que utilizamos,o ps precisa de funcionarios urgente

Carmen

Michele é enfermeira e sabe como fazer saude publica,conhece da agunia do povo,muito melhor do que uma veterinaria sem duvidas,sou enfermeira e sei dos problemas da saude publica e fico orgulhosa da maneira correta que minha colega de profissão vem fazendo no comando da sec.de saude.de Itap. da Serra.

Érika Santos

Apenas uma correção na legenda da primeira foto, é a Karina Passos, responsável pela infermagem no municipio.

Saulo

Ai , a saude ate tem problemas como em todo o lugar tem ,mais a de Itapecerica esta sempre supriendendo ,passei no Valo Velho,Crispim e Analandia e vi a construçaõ das novas ubs,agora vai....já não era sem tempo...

Renis

Muito bom para a nossa população,olha essa secretaria de saude de Itapecerica da Serra é muito capaz,com tantas dificuldades esta mostrando a sua grande capacidade de administrar,pegou um belo abacaxi,conseguiu por em ordem a casa ,legal ,o prefeito acertou em cima .Parabens.

14/09/2017

Fique atento ao calendário de multivacinação no Embu

Com o objetivo de atualizar a situação vacinal e melhorar a cobertura no município, afim de...

13/09/2017

Sede do SAMU de Itapecerica passa por reparos para oferecer melhor atendimento

Itapecerica da Serra recebeu no dia 28 e 29 uma nova central de Serviço de Atendimento Móvel de...

12/09/2017

Fumar muda células pulmonares, preparando-as para desenvolver câncer

A exposição crônica à fumaça de cigarro pode mudar as células dos pulmões ao longo do tempo,...

07/09/2017

Por que o Magnésio é o mais poderoso mineral para acalmar e relaxar o corpo

O magnésio, sem nenhum exagero, é de grande importância para a vida humana.
Para começar, a...

06/09/2017

Campanha de multivacinação começa no próximo dia 11 de setembro

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra (UBS) recebe, do dia 11 de setembro até dia 22,...

01/09/2017

Com campanha “Agosto Dourado”, Saúde de Taboão incentivou a amamentação

No mês em que se comemorou a 25ª Semana de Aleitamento Materno, a Prefeitura de Taboão da Serra,...

31/08/2017

Selfies acentuam a vaidade e elevam a procura por cirurgias plásticas

As redes sociais propagaram a moda das "selfies" entre adultos, crianças, jovens ou mais velhos....

27/08/2017

Dia 31 de agosto encerra a Campanha de Vacinação antirrábica 2017 em Taboão

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taboão da Serra iniciou, no dia 01, a Vacinação...

22/08/2017

Esquecimentos podem ser importantes para funcionamento do cérebro, diz estudo

Se você acertou de primeira, sem apelar para o Google, parabéns. Mas poderia ser melhor não ter...

22/08/2017

Excesso de sal pode retardar puberdade e afetar fertilidade

O estudo mostrou que pesssoas que consomem de três a quatro vezes a mais que a quantidade...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.