Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Itapecerica supera Taboão em exames HIV

Por | 3/12/2010

saude

Karen SantiagoSuperintendente Michele, João Saleme e Karina Passos participam do encerramento

As cidades de Itapecerica e Taboão da Serra divulgaram nesta sexta-feira, 03 de dezembro, os dados coletados da Campanha Fique Sabendo de 16 de novembro à 1o de dezembro. Embu das Artes divulgará os números da campanha na próxima semana.

Superando a cidade vizinha, Itapecerica da Serra realizou 6.578 exames, sendo que 6.312 foram de testes convencionais (realizado através de um furo onde o sangue é coletado) e 266 dos testes rápidos (no último final de semana 27 e 28 de novembro). Já Taboão realizou 870 testes nas 14 unidades de saúde que colheram os exames, em 2009 a cidade realizou 400 testes.

“A cidade conseguiu superar a meta de seis mil exames e está na frente de muitos municípios, como Bauru. Somente um exame (no pós-teste) deu positivo. Cada ano que passa a cidade vai se aprimorando e os funcionários estão mais envolvidos na campanha. Coletamos três vezes mais do que no ano passado”, afirmou a Superintendente de Saúde, Michele Salles durante cerimônia de encerramento da campanha no Hotel Del Verde, nesta sexta-feira.

De acordo com Michele Salles o diferencial deste ano para o ano passado que foram contabilizados 2.970 exames, foi o pós-teste que foi desenvolvido em todas as unidades de saúde de cada bairro. “Este pós-teste foi importante porque ele oferece para o morador que descobre pelo teste que é soro-positivo uma orientação após o diagnostico. A sobrevida dos pacientes aumentou e a cidade trata muito bem dos pacientes com mais eficácia do que no ano passado”, finalizou.

Em Taboão, o diferencial de acordo com Ricardo A. Moraes, Gerente da Clínica de DST e Hepatites Virais foi criar na recepção da Secretaria de Saúde, outro pólo de orientação e prevenção em DST/AIDS. “No local contávamos com funcionários capacitados para indicar a importância da prevenção, do uso correto do preservativo e sobre a campanha de testagem. Também fornecemos insumos (folhetos e preservativos) a todos que procuravam a Secretaria”, explicou em nota ao Jornal.

A Clínica de DST e Hepatites Virais da cidade formou três equipes com funcionários da clínica, para realizar um “pedágio” nas ruas. Uma equipe na Rodovia Régis Bitencourt, próximo a Praça Nicola Vivilecchio, e outra, em frente a Clínica de DST e Hepatites Virais. “Neste trabalho, os profissionais distribuíam folhetos, preservativos e esclarecimentos sobre a AIDS, prevenção e o exame para detecção. Também percorremos o comércio local, além de divulgação dentro do ginásio de esportes e nas vizinhanças de cada UBS participante”, concluiu.

A cidade contou com 160 funcionários empenhados na campanha e 14 serviços de saúde realizaram o teste que teve a faixa etária de 13 até mais de 60 anos. A Secretária de Saúde de Taboão também distribuiu 18.000 unidades de preservativos.

A Clínica de DST e Hepatites Virais de Taboão continuará realizando diariamente a testagem para HIV e também para Hepatite C. Na parte da manhã (7h às 11h), o teste rápido para HIV (realizado na unidade) e o dia todo, para o teste convencional (exame com envio a laboratório). O teste para Hepatite C é feito na unidade e o resultado sai na hora.

Campanha em Itapecerica
Nesta quinta-feira, 02, o vereador José Maria (PT) apresentou uma moção parabenizando os Organizadores da Campanha e também educadores e universitários do Programa Escola da Família que aderiram a ideia e compareceram em grande número para fazer o teste no final de semana.

“Requeiro que seja encaminhada cópia para o Dr João Saleme (Coordenador DST-AIDS), à presidente da Autarquia de Saúde, Diretores das UBSs, à Dirigente Regional de Ensino, à Coordenadora e aos EPs do Programa Escola da Família”, pediu na moção.

Segundo a moção apresentada pelo petista apesar da diminuição de casos de pessoas com o vírus HIV, a cifra aparece alta. Dados da organização mundial da Saúde registraram que cerca de 33,4 milhões de pessoas em todo o mundo possuem o vírus no sangue.

O vereador assim como integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da prefeitura também realizaram o teste no período da campanha.

ze

José Maria adere a campanha


Dados em Itapecerica
O bairro que somou o maior número de testes realizado foi Jardim Jacira, com 1.152. Na sequencia aparece o bairro Horizonte Azul com 973 testes. Parque Paraíso e Valo Velho bateram a casa de 600 testes. Os moradores do Branca Flor também foram fazer o exame, no bairro 546 testes foram realizados.

Serviço:
Clínica de DST e Hepatites Virais de Taboão da Serra
Endereço: Rua Pedro Borba, 259- Jd. Maria Rosa
Tel: 4135-3556/4787-8446

 

17/11/2017

Saúde de Itapecerica da Serra realiza Dia D do Novembro Azul

A Autarquia Municipal de Saúde da Prefeitura de Itapecerica da Serra vai realizar dia 25 de...

14/11/2017

Conferência de Saúde ocorre dias 24 e 25/11 no Centro Cultural Valdelice

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizarão a XI Conferência...

14/11/2017

Clínica São Bento se destaca no atendimento em Embu, Taboão e Itapecerica

Moradores das cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica são os maiores...

08/11/2017

Planos de saúde serão obrigados a oferecer 18 novos procedimentos em 2018

A partir de janeiro de 2018, a cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde será ampliada...

07/11/2017

Cientistas do Brasil e da França fazem parceria em estudo de combate ao câncer

Cientistas brasileiros e franceses se uniram na pesquisa de tratamentos para alguns tipos de...

07/11/2017

O coração brasileiro pode bater mais e por mais tempo

Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, em 2024, o Brasil será o país com o maior...

05/11/2017

Check-up gratuito para homens: programa já realizou 188 mil consultas

O programa “Filho que ama leva o pai ao AME” já resultou no atendimento de 67 mil pessoas em...

01/11/2017

Palestras sobre Saúde do Servidor da Prefeitura de Taboão acontece no dia 8

Com o tema “Acidente de Trabalho: Melhor prevenir ou remediar?”, a Secretaria Municipal de...

27/10/2017

Câmara encerrou Outubro Rosa com Palestra sobre Câncer de Mama

Com uma palestra educativa, repleta de informações sobre como prevenir o Câncer de Mama e a...

21/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

21/11/2017

Nova fase da Lava Jato investiga corrupção na Transpetro; alvo é um ex-gerente

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (21) oito mandados de busca e apreensão, cinco de condução...

21/11/2017

Presídios terão banco de dados sobre situação de detentos

Um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai reunir as informações...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.