Após risco de febre amarela, Cemucam será reaberto dia 30

Por Outro autor | 22/03/2018

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo vai reabrir, em 30 de março, 27 parques municipais que estavam fechados por ação preventiva contra a febre amarela. Dentre eles estão Cemucam (Centro Municipal de Campismo), que embora seja administrado pela prefeitura de São Paulo, fica em Cotia. Ele estava fechado desde o final de dezembro. De acordo com a secretaria, esses parques serão porque foi atingida meta de 50% de vacinação da população vizinha.

Ainda assim, a recomendação, para quem pretende frequentá-los e ainda não se vacinou, é tomar a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência. A decisão do fechamento foi tomada, de forma preventiva, após a morte de macacos, por febre amarela, nos parques do Horto Florestal (Parque Alberto Löfgren) e da Cantareira, os primeiros a serem interditados, em outubro do ano passado. J

á no caso do Cemucam, ele integra o mesmo corredor de áreas verdes da cidade de Itapecerica da Serra, onde 10 macacos morreram em decorrência da doença. Nas cidades da região Oeste foram registradas, até agora, três mortes por febre amarela, em Osasco, Barueri e Cotia. Nas duas primeiras, a transmissão ocorreu fora das cidades. Em Osasco, a vítima foi contaminada em viagem a Mairiporã. Em, em Barueri, o morador contribui febre amarela em Ibiúna. Já Cotia tem o primeiro caso autóctone da região.

Também devido à proximidade com áreas de mata, onde houve morte de macacos, Osasco realizou, em dezembro, vacinação preventiva em bairros da Zona Norte que fazem divisa com a Fazenda Paiva Ramos, área de mata que integra o corredor do Parque do Jaraguá. Já a partir de fevereiro foi iniciada a vacinação em massa, em toda a população. O atendimento acontece diariamente, nas unidades básicas de saúde, das 13h30 às 15h30. Em Barueri e Cotia, campanhas de vacinação também seguem em andamento.

Comentários