Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Fatalidades no trânsito seguem em queda no Estado de São Paulo

Por Assessoria de Imprensa | 20/03/2018

TRANSITO

Divulgação No segundo mês deste ano, foram registradas 374 vítimas de acidentes de trânsito, redução de -10,1% na comparaç&

O Estado de São Paulo registrou em fevereiro último o menor número de óbitos desde 2015, quando teve início o levantamento do Infosiga SP, sistema gerido pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

No segundo mês deste ano, foram registradas 374 vítimas de acidentes de trânsito, redução de -10,1% na comparação com o mesmo período de 2017 (416 ocorrências). Entre as bases de dados do governo do Estado, o Infosiga SP já é a segundo mais acessada, atrás apenas do Infocrim – Informações Criminais, de acordo com levantamento Governo Aberto SP, realizado pela Ouvidoria Geral do Estado.

“A segurança no trânsito entrou definitivamente na pauta do Estado e do país, com a sociedade engajada na busca por soluções para uma mobilidade mais segura”, disse o governador Geraldo Alckmin.

“O Estado registrou, pelo segundo mês seguido, o menor número de óbitos da história do Infosiga SP. Resultado que só foi possível graças à união de muitos esforços, com projetos que desenvolvemos em parceria com municípios, iniciativa privada e terceiro setor coordenador pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e Detran.SP. Temos um longo caminho a percorrer, mas estamos no rumo certo para tornar nossas ruas e estradas mais seguras”, completou Alckmin.

Lançado em 2016, o Infosiga SP analisa ocorrências nos 645 municípios do Estado desde 2015. O sistema é atualizado mensalmente, no dia 19 ou dia útil seguinte, e as informações são publicadas no site www.infosiga.sp.gov.br. As estatísticas de cada cidade trazem detalhes dos acidentes, e, desde agosto de 2016, é possível identificar também a localização das ocorrências por meio do Infomapa SP.

Atualmente, em acessos, a ferramenta fica atrás apenas do Infocrim, sistema que traz dados sobre crimes registrados pela polícia. “O trabalho desenvolvido pela equipe de dados do Movimento Paulista permitiu melhorias importantes que contribuíram para esse resultado, como a criação do Infomapa e o painel interativo, em que as consultas passaram de tabelas para uma ferramenta com gráficos para pesquisas específicas e análises mais acuradas”, explica a coordenadora do programa, Silvia Lisboa.

Estatísticas de fevereiro

Motociclistas seguem na liderança das estatísticas. Usuários de moto somam 137 vítimas em fevereiro, mas com redução de -1,7% na comparação com 2017 (144 casos). Já 105 fatalidades vitimaram pedestres, redução de -3,1% (118 óbitos), seguido por ocupantes de automóveis, com 81 vítimas (-1,9%, 89 casos), e ciclistas, único grupo que apresentou aumento no mês. Foram 29 fatalidades em fevereiro, contra 21 no ano passado, aumento de 1,9%.

Mesmo com a melhora do cenário econômico que traz reflexos para o fluxo de veículos, o Estado apresenta tendência de queda nos índices. No primeiro bimestre, foram registrados 761 óbitos contra 825 casos no ano passado, redução de -7,8% e 64 vidas poupadas. “É inegável que os números estão ainda longe do ideal, mas as reduções são um indicativo importante e mostram que a sociedade está se mobilizando em prol da segurança no trânsito”, afirma Silvia Lisboa.

 

19/04/2018

Entra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado

Entra em vigorar n

17/04/2018

Detran-SP cria aplicativo que permite que se faça indicação de condutor com self

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) lançou um aplicativo que permite ao...

15/04/2018

Câmara Municipal debate segurança para vans escolares em Taboão da Serra

A Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

12/04/2018

Assaltantes jogam pedras em veículos que trafegam na BR para forçar parada

Criminosos jogaram pedras contra ônibus, caminhões e carros que trafegam pela rodovia Régis...

11/04/2018

Sobreviventes de acidente da Régis serão ouvidos pela polícia no hospital

Os três sobreviventes do acidente ocorrido na madrugada da última segunda-feira 9, na Rodovia...

09/04/2018

Acidente de carro com 6 ocupantes bateu, capotou e deixou 3 mulheres mortas

Um grave acidente deixou pelo menos três mortos e três feridos na madrugada desta segunda-feira,...

29/03/2018

Régis Bittencourt terá operação especial para feriado de Páscoa na BR-116 SP/PR

A Arteris Régis Bittencourt, concessionária que administra a BR-116 entre São Paulo e Curitiba,...

27/03/2018

Temer sanciona lei que regulamenta aplicativos de transporte público

O presidente Michel Temer sancionou hoje (26), sem vetos, a lei que regulamenta os serviços de...

21/04/2018

Febre amarela continua se expandindo pelo país

Embora os casos confirmados de febre amarela tenham diminuído no Brasil nas últimas três...

21/04/2018

Candidatos desempregados aceitariam ganhar menos que no emprego anterior

Pesquisa divulgada pela Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, mostra que 70% dos...

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.