Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Alckmin cria Fundo Estadual de Segurança contra Incêndios e autoriza compra de veículos para atendimentos de emergências

Por Outro autor | 18/03/2018

bombeiros900

Divulgação &8203;Governador assin&8203;ou&8203; decreto que regulamenta a criação do fundo e autoriza compra de 40 veículos para o GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), no valor

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira, 15, o decreto para a regulamentação do Fundo Estadual de Segurança contra Incêndios e Emergências (FESIE). O FESIE foi criado através da lei complementar nº 1.257/2015 e proporcionará a expansão dos serviços de bombeiros no Estado, alcançando municípios que não possuem o serviço e dando suporte ao Sistema de Atendimento de Emergências. A cerimônia acontece em celebração ao dia 10 de março, aniversário de 136 Anos do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

"Bombeiro não é apenas reconhecido, é uma instituição admirada. Bravura, amor ao próximo, profissionalismo, técnica, tecnologia, um trabalho importantíssimo. Para comemorar essa data, estamos assinando o decreto que regulamenta o artigo 29, da lei complementar 1.257, que autoriza o Poder Executivo a estabelecer a criação do Fundo Estadual. Ele se destina ao reequipamento, modernização e expansão do serviço do bombeiro", disse Alckmin durante a assinatura.

O Fundo contribuirá também com os municípios na manutenção dos serviços de bombeiros e empregará recursos na renovação e modernização administrativa e operacional do Corpo de Bombeiros, mediante a aquisição de viaturas e equipamentos. Isto possibilitado pela lei nº 16.672/18, de 2 de março deste ano, que permitiu que algumas taxas estaduais referentes aos serviços dos bombeiros sejam destinadas ao FESIE.

Além de permitir investimentos na área de ensino e pesquisa de segurança contra incêndio e emergências. Bem como programas de prevenção de incêndio e acidentes por meio de educação pública.

O Governo instituiu através do decreto nº 56.819/2011 o “Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo” que teve entre os principais mecanismos:

· Proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio dificultar a propagação do incêndio;

· Reduzir danos ao meio ambiente e ao patrimônio;

· Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;

· Dar condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros.

 

Compra de veículos para o GRAU
Na mesma cerimônia, Alckmin autorizou o investimento de R$ 14 milhões para a renovação e ampliação da frota do resgate do Estado, formado pelo GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Corpo de Bombeiros e Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar. Serão adquiridos 40 novos veículos que irão modernizar a frota Estadual, que conta com cerca de 400 veículos para atendimento.

"Estamos autorizando à Secretaria de Saúde a compra de 40 veículos novos para o grupo de Resgate do Estado de urgência e emergência", completou o governador.

O investimento vai proporcionar a renovação de cerca de 10% dos veículos básicos, que são usados para resgate e transporte de pacientes. Além disso, toda a frota de unidades avançadas será renovada. Os carros avançados são utilizados para intervenção rápida, com equipamento de atendimento de emergência, além de transportar médicos e enfermeiros. A renovação da frota objetiva trazer mais segurança e agilidade no atendimento da população, com veículos mais modernos e equipados.

O Estado também contará com unidades especiais para desastres, que ampliarão a frota existente. Os veículos são utilizados para transporte de equipamento e equipe de atendimento para situações específicas, como desastres e incidentes com múltiplas vítimas.

“Esse investimento reforça o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com o atendimento de urgência e emergência à população, aprimorando ainda mais os veículos de resgate que são utilizados no dia a dia”, explica o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

24/04/2018

Cresce a participação dos homens nas tarefas domésticas, diz IBGE

Os cuidados com a casa e a distribuição de afazeres domésticos continuam desiguais no Brasil....

24/04/2018

Maioria dos brasileiros até 14 anos vivem em situação de pobreza

Mais de 40% de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação domiciliar de pobreza no...

24/04/2018

Embu das Artes participa da Feira do Empreendedor

Embu das Artes foi bem representada na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP. Uma caravana de...

24/04/2018

Bailarina de Taboão da Serra se prepara para grande festival na Espanha

Moradora do jardim Salete, em Taboão da Serra, a jovem Rosana Silva, de 18 anos, está a um passo...

23/04/2018

Fique ligado: Leia seu Horóscopo semanal aqui no Jornal na Net

A partir dessa semana os leitores do Jornal na Net vão poder consultar o horóscopo...

23/04/2018

Parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas é regulamentado

O Comitê Gestor do Simples Nacional publicou hoje (23), no Diário Oficial da União, a...

21/04/2018

Candidatos desempregados aceitariam ganhar menos que no emprego anterior

Pesquisa divulgada pela Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, mostra que 70% dos...

20/04/2018

Abertas inscrições para eleição do Conselho de Segurança Alimentar

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que o período de inscrições para participar das...

20/04/2018

Anatel aprova redução na tarifa de telefonia fixa da Telefônica

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje(19) redução nos preços cobrados da...

24/04/2018

Cresce a participação dos homens nas tarefas domésticas, diz IBGE

Os cuidados com a casa e a distribuição de afazeres domésticos continuam desiguais no Brasil....

24/04/2018

Governo de SP quer vacinar 10,7 milhões de pessoas contra a gripe

O governador Márcio França participou, nesta segunda-feira (23), da abertura da campanha...

24/04/2018

Maioria dos brasileiros até 14 anos vivem em situação de pobreza

Mais de 40% de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação domiciliar de pobreza no...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.