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Projeto piloto do Procon abre as atividades do mês do Consumidor em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 13/03/2018

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Prefeitura de Itapecerica da Serra

O Procon de Itapecerica da Serra colocou em ação na manhã desta sexta-feira, 2, o projeto piloto “Formando Consumidores”, direcionado ao público mirim da Rede Municipal de Ensino da cidade. Na primeira instituição contemplada, a Professor Belchior de Pontes, alunos da 5ª série POP tiveram a oportunidade de participar de uma simulação de compras, em um cenário de minimercado montado na Biblioteca.

“A experiência foi bem positiva, as crianças interagiram bem, e percebemos alguns ajustes já para a próxima turma, como falar da fila preferencial e do silêncio no corredor (devido ao período de aulas)”, explicou Rafael Alves, coordenador do Procon.

Empolgados com a indicação da diretora para a experiência no projeto, cerca de 30 alunos na faixa de 10 anos, organizados em fila no corredor, receberam um dinheirinho “imitação de cédulas em tamanho pequeno”, para a aventura nas compras. “Iniciativa brilhante, preparar nossas crianças nessa faixa etária é ter um olhar voltado à educação financeira”, destacou a diretora Cleonice Madalena Pereira.

A tarefa atribuída aos pequeninos incluiu comprar produtos de higiene, limpeza e alimentação, sem ultrapassar a verba recebida. Também foram espalhadas algumas pegadinhas, como promoção no dobro do preço original, de R$ 5,00 por R$10,00, produtos sem preço, sem fabricante e fora do prazo de validade.

“Ação importante para a criança aprender a comparar o preço, saber usar o dinheiro para o que precisa, conhecer o que o Procon oferece, e quais os direitos; sem contar que acabamos descobrindo outros assuntos a serem tratados em sala de aula, como a importância da alimentação saudável”, observou a professora Marcia Pavão.

Após o período de compras, a equipe do Procon, que contou com Otávio Bezerra (técnico), Jéssica Oliveira (conciliadora) e Vivian Bacelar (técnica), orientou e esclareceu dúvidas de alunos, professora e diretora.

Uma delas foi sobre o pagamento de um produto danificado, quando, por acidente o consumidor acaba derrubando no ato da compra. “Se foi por acidente não precisa pagar porque o Procon interpreta ser um valor que já esteja dentro na margem de despesas do supermercado”, esclareceu o coordenador.

O que é o Procon? Que tipo de reclamação pode ser feita no Procon? Como recusar o troco em produto, exemplo da famosa balinha, e como escapar de propaganda enganosa foram outros pontos abordados pela equipe, que agradece a secretária de Educação, Soráia Ribeiro e a diretora de Ensino Fundamental Daniela Amorim, pela parceria na realização do projeto.

Sobre o Procon
O papel do Procon é fiscalizar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. A unidade Itapecerica da Serra está localizada no Complexo Administrativo da Prefeitura, bloco A, na Avenida Eduardo Roberto Daher, 1135. O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, e às sextas-feiras, das 9h às 12h.

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