Carateca taboanense gravou documentário para o Discovery Channel

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 9/03/2018

A carateca Winny Dias, que faz da equipe de karatê da Prefeitura de Taboão da Serra, gravou sua rotina de treino, acompanhamento médico e vida pessoal com familiares e amigos, para o canal Discovery Channel, no projeto Lado a Lado, localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, no bairro Jardim Saporito, no dia 1º de março.

O objetivo do programa é abordar de forma cientifica como lidar com desafios através do esporte, mostrar a rotina de treino, acompanhamento médico e a vida pessoal das oito histórias contadas, falar do tratamento e cura, para que outras pessoas com historias iguais ou semelhantes possam saber as condições e como tratar os problemas de saúde.

Segundo a carateca, Winny Dias, o esporte ajudou ela quebrar paradigmas e superar a depressão da faculdade. “Faz três anos que treino karatê, com o apoio da minha família, amigos e senseis consegui conquistar alguns títulos. Hoje, graças à modalidade não vivo mais atrás do espelho, mas a frente dele”, falou.

A equipe de reportagem da Discovery Channel acompanhou a rotina da carateca e de sua família em Taboão da Serra. Em uma clínica particular no centro de São Paulo, durante uma consulta de rotina, foi entrevistado o médico Samuel Mandelbaum, que atende a carateca taboanense desde 13 anos.

Durante a entrevista, o médico explicou sobre a doença e o quadro clínico da paciente, e quais os tratamentos realizados para melhorar a qualidade de vida da carateca, já que ela não possui cura. A equipe seguiu para outras filmagens com outras seis pessoas para o documentário.

A carateca Winny Dias tem uma doença chamada ictiose lamelar, que é causada por uma falha na formação da pele. Normalmente o bebê nasce com uma camada amarelada que escama ao longo do tempo. Ao longo da vida o paciente apresenta ressecamento na pele semelhante à ictiose vulgar.

Os sintomas de ictiose, geralmente, surgem logo após o nascimento, no entanto, também podem demorar até cinco anos para surgir na criança, especialmente no caso da ictiose vulgar.

Discovery Channel é um canal de televisão por assinatura distribuída pela Discovery Communications destinada à apresentação de documentários, séries e programas educativos sobre ciência, tecnologia, história, meio ambiente e geografia. O programa deve ir ao ar no ano que vem e vai contar oito histórias de superação.

 

Projeto Lado a Lado

O Projeto Lado a Lado foi idealizado há 16 anos pela secretária do Bem Estar Social e atualmente deputada estadual Analice Fernandes, e tem como intuito gerar renda e capacitar a população de Taboão da Serra através de cursos gratuitos com duração detrês há seis meses.

Além das aulas convencionais com o corpo docente do Projeto, os alunos têm oportunidade de participarem de workshops e outros eventos com empresas parceiras da Prefeitura de Taboão da Serra, a fim de que conheçam as novidades oferecidas pelo mercado e as marcas com as quais possivelmente trabalharão em suas áreas de atuação.  

Serviço:

Projeto Lado a Lado

Rua Marechal Floriano Peixoto, 242

Jardim Saporito

Telefone: (11) 4139-1560

Comentários