Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Consulti lança programa de enfrentamento ao uso de drogas e cria Câmara Temática de Segurança Pública

Por Sandra Pereira | 9/03/2018

programa900

Sandra Pereira Reunião aconteceu em Itapecerica da Serra e foi conduzida pelo presidente do Consulti, prefeito Jorge Costa

Os municípios de Taboão, Embu e Itapecerica estão entre os que pretendem realizar em conjunto uma verdadeira ofensiva regional contra o uso de drogas. O assunto foi amplamente discutido durante a 23ª Reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste( CONSULTI), presidido pelo prefeito Jorge Costa de Itapecerica da Serra. Durante a reunião, técnicos da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos apresentaram o Programa Recomeço, uma vida sem drogas, destinado a promover ações para evitar o consumo de drogas e recuperar dependentes. Também foi instalada a Câmara Temática de Segurança Pública e Políticas sobre Drogas. Na oportunidade foi assinado o Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos e as Prefeituras da Sub-Região Sudoeste/RMSP.

A reunião que marcou a largada da iniciativa contou com a participação do subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, do prefeito de Taboão da Serra e presidente do Conisud, Fernando Fernandes, do vereador Cido da Yafarma, da prefeita de Embu Guaçu, Maria Lúcia Marques, Dr. Antônio José Correa de Sampaio, Delegado da Seccional de Taboão da Serra, que representou o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Youssef Abou Chahin. Além disso estiveram presentes Gleuda Apolinário, coordenadora Estadual de Políticas sobre Drogas, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social; secretários municipais; presidentes de Câmara; vereadores; entidades sociais e os coordenadores das Câmaras Temáticas da Sub-Região Sudoeste.

O Presidente do Consulti, prefeito Jorge Costa, destacou a importância de estar sendo construída uma nova identidade para a Sub-Região, que já conta com cinco Câmaras Temáticas e, agora, com a instalação dessa nova Câmara, com um tema tão sensível e clamado pela população.

Jorge Costa referiu-se também à reunião realizada em São Paulo com Edmur Mesquita, prefeitos e secretários municipais e com o Dr. Youssef, visando melhoria da segurança para os oito municípios. O prefeito anfitrião comentou, também, sobre a reunião com Dr. Maurício Juvenal, chefe de Gabinete do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio França, atual vice-governador, que por uma ação da Câmara Temática de Mineração, liberou recurso do PATEM – Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios, para a Sub-Região e que será executado pelo IPT. Ele também citou a importância de uma ação conjunta regional no enfrentamento ao uso de drogas.

“Hoje a droga é um dos piores problemas da sociedade e a gente não pode continuar ignorando esse fato”, pontuou.

O subsecretário Edmur Mesquita elogiou o prefeito Jorge Costa. “Ele tem demonstrado seus predicados concretamente para essa região, com muito comprometimento, com esse conceito para a administração pública, da ideia de integração entre as cidades, para que possamos elaborar políticas da sociedade para a superação de problemas em comum.” E continuou, citando a importância desse encontro. “É uma agenda que está sendo construída permanentemente, fruto desse processo de parceria entre o governo do Estado de São Paulo, as prefeituras e a sociedade civil.”.

O prefeito Fernando Fernandes saudou o encontro regional e destacou a sua importância para o Estado de São Paulo. “São Paulo está à frente dos demais estados em todas as áreas, apesar da crise que assola o país. Ações como essa precisam ser multiplicadas em todo o Estado”. Para o prefeito de Taboão é essencial a união dos municípios na resolução de problemas comuns a todos como a questão das drogas e a segurança. A mesma opinião é citada pelo vereador Cido da Yafarma, vice presidente do Consulti.

Já o delegado seccional Dr. Antônio José Correa Sampaio, destacou as atuações que já vêm sendo realizadas nessa área pela polícia Civil, inclusive com palestras em escolas, o que vem de encontro com o esforço que a sub-região desencadeia nessa data. Firmou compromisso com esse trabalho e designou pessoas qualificadas para compor a Câmara Temática.

A Coordenadora Estadual, Gleuda Apolinário, esclareceu que o Programa Recomeço é um programa do Estado de São Paulo, que promove ações voltadas ao cuidado integral dos indivíduos com problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, incluindo seus familiares e comunidade. Comunicou que a Secretaria acompanhará e apoiará todo o trabalho e que a Divisão Regional de Osasco indicará técnicos para compor a Câmara Temática, com o objetivo de ajudar na elaboração do projeto regional e municipal.

A coordenadora da sub-região, Brígida Sacramento, deu por instalada a Câmara temática de Segurança Pública e Políticas sobre Drogas, convidando os representantes de todos os setores envolvidos com a temática e a sociedade civil interessada a fazer parte dessa Câmara. “O foco do trabalho tem sempre que ser regional. Convoco para o dia 15 deste mês, às 9h30, a primeira reunião da Câmara na sede do Ciesp, localizado no município de Cotia. Os convites serão encaminhados por e-mail, juntamente com a pauta”, alertou Brígida.

Edmur Mesquita ressaltou a importância do Programa Recomeço e finalizou a reunião com uma frase de Oscar White. “Ao Estado compete fazer aquilo que é útil, e ao homem, o que é belo”.

15/10/2018

Restaurante Popular celebra o Dia da Alimentação na próxima terça-feira, 16

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vai celebrar o...

15/10/2018

Estimativa de inflação sobe pela quinta vez e vai para 4,43% este ano

A estimativa de instituições financeiras para a inflação este ano subiu pela quinta vez seguida....

15/10/2018

Unidade do Procon no Centro de Embu estará fechada esta semana para mudança

O Procon unidade Centro (na sede da Prefeitura) estará fechado durante toda a semana ( de 15 a...

04/10/2018

Governo adia horário de verão para 18 de novembro a pedido do MEC

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.