Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara de Embu tem sessão polêmica

Por Karen Santiago | 1/12/2010

camara_3

Karen SantiagoNova mesa: Pastor Edgardo, Luíz do Depósito, Silvino e Carlos Proença

A habitual harmonia na Câmara Municipal de Embu das Artes cedeu espaço a um clima diferente nesta quarta-feira, 01 de dezembro. Os vereadores tiveram alguns momentos de conflito por conta da discussão em torno da composição da Mesa Diretora para o biênio 2011-2012.

A mesa só será eleita oficialmente com plenária aberta aos moradores no dia 20 de dezembro, mas os vereadores da cidade disseram já ter decidido reconduzir ao cargo o presidente Silvino Bomfim. Os demais componentes da mesa serão Luiz do Depósito, Pastor Edgardo e Carlos Proença.

Os vereadores fizeram discursos em tom de protesto contra uma matéria pública num jornal regional sobre o tema e daí começaram a entrar em contradição. Carlos Pires disse que não houve disputa pela participação na mesa, já Luiz do Depósito afirmou que houve uma ampla disputa.

O vereador Luiz do Depósito afirmou a reportagem do Jornal na Net não ser contra a composição da nova mesa, mas, reclamou que os partidos aliados deveriam ter tido a oportunidade para participar da eleição da mesa diretora.

“O PSB (Pastor Edgardo) reivindicou participação e foi atendido com o apoio do PSDB. O PDT (Dra Bete e Carlos Pires reivindicaram uma vaga mais não foram atendidos”, justificou.
Em relação ao PSDB estar na mesa, o vereador se diz contra. “Os partidos que trabalharam na campanha foram retirados da disputa. O PMDB deveria ter entrado na briga na minha opinião”, observou.

O presidente da Câmara foi a tribuna defender a unidade na Casa e lembrar que a nova composição foi definida por eles após um longo período de discussão sobre o tema. Silvino negou interferência da administração municipal na escolha da mesa e garantiu que a nova diretoria vai trabalhar para fazer com a cidade avance em questões consideradas prioritárias.

No final da tarde desta quarta-feira a Câmara enviou uma nota oficial aos veículos de imprensa da região. Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com relação às recentes publicações de matérias na imprensa regional a respeito da eleição da Mesa, a Câmara Municipal de Embu das Artes vem a público esclarecer:

1. A Câmara de Embu anunciará com antecipação a nova composição da Mesa para o Biênio 2011/2012, fruto de um grande consenso entre os 13 vereadores que compõem esta Casa de Leis, porém, oficialmente a Mesa só será eleita em escrutínio aberto e direto, no dia 20 de dezembro, conforme o previsto no artigo 28 de nosso Regimento Interno, ao contrário do que informa o prestigioso Site ‘O Taboanense’.

2. A antecipação da composição da Mesa demonstra a clara maturidade e unidade dos vereadores atuais em defesa do Poder Legislativo e da normalidade democrática na cidade.

3. As articulações para a composição da nova Mesa foram todas realizadas na Câmara Municipal, em reuniões ocorridas durante os últimos 30 dias, ao contrário do que afirma o jornal Folha do Pirajuçara em sua mais recente edição. Esclarecemos que Sr. Prefeito Municipal não interferiu no processo em  momento algum, respeitando a independência entre os poderes.

4. Na última quinta-feira, 25 de novembro, os vereadores comunicaram junto ao governo municipal a decisão soberana do Poder Legislativo sobre a composição da nova Mesa. Informações diferentes destas não passam de pura especulação, ou opinião do jornal, que deveria ser emoldurada na categoria de Editorial, e não em forma de ‘notícia’.

5. Os vereadores, após este processo de decisão coletiva, continuam UNIDOS em torno de um Legislativo forte e acima de tudo, pelos interesses públicos maiores de Embu e dos Embuenses.

6. Nesta quarta-feira, às 18h, na abertura da 40ª Sessão Ordinária o Poder Legislativo soberanamente comunicará em caráter oficial a decisão coletiva dos vereadores com relação à nova Mesa da Câmara e, após a Sessão os vereadores estarão à disposição da Imprensa para mais esclarecimentos que se fizerem necessários.

Maria

Isso é um absurdo, isso é um descaso com a população, como um poder interferindo no outro! conta outra né, vamos acordar Embu !

Wilson

Eu li bem ou estou com problema de visão? "Democracia com unanimidade"? Ou seja, não tem uma controversia, uma disputa, um questionamento, uma oposição e os vereadores tem a cara de pau de vir a público dizer que a câmara é democratica? A para vai...Vocês estão brincando com a inteligência da população da cidade. Que vocês foram bem votados, que estão empenhados em aprovar os projetos do Sr. Prefeito, que são bem intencionados, eu não vou questionar, agora falar que na Câmara municipal de Embu existe democracia é demais. É rir pra não chorar.

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

24/05/2017

Vereadores aprovam estudo sobre vale-transporte e dissídio dos servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira,...

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

13/05/2017

Câmara de Taboão aprova lei que amplia licença maternidade para 180 dias

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos, na sessão do dia 9, o...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.