Agentes Comunitários são preparados para atender a população em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 28/02/2018

A Autarquia de Saúde – IS junto com a Prefeitura de Itapecerica da Serra estão preparando 12 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atender à população a partir de março. Os profissionais foram selecionados através de concurso público e têm aprendido sobre a rotina, funcionamento e ações da Unidade Saúde da Família (USF).


O trabalho do profissional que compõe a equipe da Autarquia para os serviços de atenção básica à saúde inclui orientação e atendimento a variados aspectos das condições de vida da população. Para atuar na profissão é preciso conhecimento técnico, ser comunicativo, saber ouvir, ter iniciativa e a consciência de que passa a ser parte da família assistida.


“Há casos de mães que colocam açúcar no achocolatado do bebê, o que não precisa; além de já ser adocicado, a criança pode ficar até dois anos sem consumir açúcar. Um caso de orientação, simples, e que pode trazer grandes benefícios para a família”, explica Dra Elaine Santos, coordenadora de Saúde Bucal da Autarquia de Saúde-IS.

Outro exemplo muito comum entre as mães, ressalta, é quanto a importância do atendimento odontológico em recém-nascido. “Só o profissional dentista pode mapear o gengiva, os roletes (gengivais), a língua, e familiarizar a criança com o ambiente da odontologia”, acrescenta a especialista.

Função que exige articulação, conhecimentos, habilidades e atitude, o Agente Comunitário de Saúde realiza acompanhamento e educação popular com foco na promoção de saúde e qualidade de vida. “O papel do ACS é fundamental porque é ele quem vai identificar as pessoas que precisam de atendimento”, destaca Dra Rita de Cássia Barboza, odontologista da Autarquia de Saúde-IS.


Para atuar como Agente Comunitário de Saúde, conforme artigo 3º (incisos I a III) da lei nº 10.707/2002, o candidato tem que residir dentro da comunidade, ter concluído o curso de qualificação básica para a formação de agente comunitário de saúde e possuir o Ensino Fundamental completo. Requisitos preenchidos pela nova turma.

Comentários