Itapecerica da Serra tem mais de 1.080 crianças realizando trabalho infantil, diz IBGE

Por Outro autor | 15/02/2018

Estudos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que no município de Itapecerica da Serra existem pelo menos 1082 casos de crianças e adolescentes em condições de trabalho infantil.

Em cima desse dado, a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra, com o auxílio da empresa E-SOCIAL - Gestão em Serviços Públicos, retomou no município o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do Governo Federal. A ação visa identificar crianças e adolescentes inseridos em condições de trabalho infantil e inseri-los nos serviços socioeducativos, como oficinas de teatro, música, contação de história, filosofia, dança e outros. A ação também tem o cuidado de amparar famílias e providenciar atividades voltadas para a geração de renda, como Culinária.

O primeiro movimento, denominado Caminhada pelo PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), ocorreu no último dia 8 de fevereiro, quinta-feira, com início em frente ao CRAS Parque Paraíso e finalização no Campo do Jacira.

O trajeto foi percorrido por mais de 50 pessoas e o Bloco Hercu, do bairro Jardim Ângela (bloco de carnaval que defende e trabalha questões sociais). Estiveram presentes também a secretaria de Inclusão, Helena Rol; o vice-prefeito Paulinho Pereira e os vereadores Pastor Márcio (presidente), Cepacol, Markinhos da Padaria, Allan Dias, Zecas e Professor Marcelo.
“Iniciamos efetivamente o projeto com esse movimento, mas também, durante a semana, cuidamos da capacitação dos profissionais que participarão do plano. Em março, teremos o seminário educativo e ações efetivas com as famílias e crianças. As famílias também ganharão recursos por tirar a criança da rua através do Cadastro Único”, explicou a secretária Helena.

Quem presenciar situações de trabalho infantil, deve denunciar. Disque 100 ou ligue para o Conselho Tutelar (Centro) 4667-3225 / 4667-6485 (Jardim Jacira) 4165-1192.


Diga NÃO ao Trabalho Infantil!

Comentários