Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Moradores não querem mudanças em Embu

Por Karen Santiago | 29/11/2010

natureza

Karen SantiagoMoradores também querem que natureza seja mantida

Em meio à calmaria da natureza, bichinhos e de carros que trafegam pelo local os cerca de 40 moradores das ruas São Luis e Matões em Embu das Artes estão preocupados com o futuro da mata Atlântica e também do possível asfalto em ruas características da história da cidade.

A preocupação começou após a proposta apresentada pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal Júnior que visa integrar o Parque Linear Municipal a Praça da Lagoa, ao Parque Rizzo e o futuro Parque da Várzea Rio Embu-Mirim, além de preservar o meio ambiente e consolidar o sistema de proteção aos mananciais.

Diferente do projeto apresentado, os moradores acreditam que a natureza sofrerá com os impactos das obras e, além disso, que a rua São Luis que atualmente conta com bloquetes, ficará descaracterizada com o asfalto. “A calmaria irá acabar, porque o número de carros que irá passar pela rua será grande e com estrutura de 40 anos, as casas não vão aguentar o impacto. E a natureza irá acabar e não vamos mais desfrutar de todos esses benefícios que ela nos oferece”, afirmou a moradora Valéria.

A moradora se refere quando usa a palavra benefício, ao contato direto com as árvores, com os animais e aves que visitam constantemente a natureza atrás da sua casa. “Alimentamos os bichinhos, macacos, jacus, esquilos, lagartos. Um bicho mais bonito que o outro. Cuidamos das árvores, quando elas caem com a chuva, cortamos, arrumamos. Temos um amor muito grande por este lugar”, ressaltou Valéria.

Para os moradores, o ideal seria deixar tudo como está agora. Mas, conscientes que as mudanças são necessárias para a construção do Parque, os moradores pedem que o impacto seja o menor possível e que a rua não seja asfaltada.

“Decidimos ir até a reunião na última terça-feira, 23, para reivindicarmos. Entendemos o lado do secretário, mas ele também precisa entender o nosso. Por este motivo conseguimos para amanhã (terça), 30, uma reunião na secretária de obras, para entendermos melhor o que irá realmente acontecer. Espero sair com uma solução boa para nós moradores”, finalizou.

A reunião será nesta terça-feira, 30 de novembro, às 9h no setor de obras, na prefeitura.

rua

Rua tranquila pode ficar movimentada após asfalto, segundo os moradores

Valéria Marques

Gostaria de comunicar a todos que em reunião realizada na Prefeitura de Embu, que inicialmente seria com o Srº Secretario de Desenvolvimento Urbano, ganhou proporções maiores e quem nos recebeu foi o Srº Prefeito, que após conhecer nossas insatisfações voltou atr´s no asfalto da Rua São Luiz e as referidas "melhorias" na Rua Matões, que margeia o rio. Informo que fiz uma ATA de todos os encontros do qual tivemos e á última reunião o então Srº Prefeito assinou como um TERMO DE COMPROMISSO conosco. Srº Wilson...concordo com o Srº, mas nós população precisamos nos mexer também... não sei se os moradores da Rua São Paulo tiveram tempo de se mobilizar contra o asfalto local, o Srº sabia que a Prefeitura, setor de obras, está fazendo uma obra para a transportadora GIOVANELLA (empresa particular)será que a referida transportadora está contribuindo com quanto? Este é o valor do Meio Ambiente para eles... obrigada a reporter Karen Santiago, pela sua neutralidade e profissionalismo.

Wilson

"Bota Fora" virou especialidade no governo Chico Brito. Vejam o que ele fez ao lado do Caipirão, onde mandou aterrar uma área de manancial para construir a rodoviária. No São Marcos para se construir um campo, decretaram uma mata como área de utilidade pública e aquilo está virando um deposito de terra. Em frente a praça da Bíblia é a mesma coisa. No Jardim Tomé, a situação é a mesma. Na mata do Roque Valente a derrubada de árvores segue de forma assustadora sem controle algum. Eu gostaria muito de saber quem está ganhando com tudo isto. A Natureza não é que não está... Gostaria ainda de saber qual empresa está responsável em trazer toda a terra para a cidade. Alguém está ganhando muitoooo... E por fim, quero saber quando o Sr. Leandro, presidente da Sociedade Ecológica de Embu, vai se pronunciar CONTRA estes absurdos. Desenvolvimento destruindo nossas riquezas ambientais não é desenvolvimento. É CRIME!

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

25/04/2017

Embu das Artes terá palestra gratuita sobre conservação de animais silvestres

No próximo dia 29 de abril, o município Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo,...

05/04/2017

Tratamento de esgoto com plantas é alternativa para evitar poluição dos rios

As informações são da palestra “Introdução ao Saneamento Ecológico”, ministrada por Rodolfo...

05/04/2017

Carreta da Sabesp proporciona conhecimento, conscientização e diversão á Itapece

Uma parceria da Prefeitura de Itapecerica da Serra com a Sabesp trouxe para a cidade a Exposição...

30/03/2017

Cooperzagati recebe antigas TVs de tubo até 5 de abril em Taboão

O desligamento do sinal analógico de televisão em São Paulo nesta quarta-feira, 29 de março, fez...

29/03/2017

Administração Jorge Costa reforça Coleta Seletiva em Itapecerica

Dar uma destinação ao lixo produzido no diaadia é um dos grandes desafios dos municípios na...

28/03/2017

Carreta Somos Água estará aberta à visitação gratuita em Embu-Guaçu

Nesta terça e quarta-feira (28 e 29) em Embu-Guaçu. Já nos dias 30 e 31, a carreta estará em...

27/05/2017

Prefeito Fernando Fernandes e deputada Analice inauguram abrigo municipal

O prefeito Fernando Fernandes e deputada estadual Analice Fernandes inauguraram na quinta-feira,...

27/05/2017

Atividades marcaram o Dia da Luta Antimanicomial em Taboão da Serra

Durante todo o mês de maio uma equipe de saúde mental da Secretaria de Saúde de Taboão da Serra...

27/05/2017

Alunas da Escola de Moda, Beleza e Estética participam de workshop na Mart’bel

55 alunas do curso de Cabeleireiro da Escola Municipal de Moda, Beleza e Estética de Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.