Uma má notícia para os amantes da cafeína

Por Outro autor | 20/01/2018

A relação entre o café e a saúde bucal é complexa e muitas vezes controversa. Considerado durante muitos anos um inimigo dos dentes saudáveis, o café melhorou sua imagem frente aos dentistas recentemente, quando alguns estudos comprovaram que a bebida pode fortalecer os dentes.


Embora a notícia tenha vindo como um alento para os amantes de cafeína, outros estudos indicaram que seu consumo só traz benefícios se for feito com moderação. Grandes quantidades de bebidas e alimentos contendo a substância podem causar não apenas escurecimento dos dentes, mas também provocar outros problemas na cavidade oral.


De acordo com o Food Research Institute, criador do guia "Food Safety 1995", a quantidade excessiva de cafeína que consumimos pode desencadear o bruxismo, uma condição que muitas vezes causa dor de cabeça, inflamação do maxilar e sensibilidade dos dentes.


Isso ocorre porque uma das principais causas do hábito de apertar os dentes à noite é o estresse, e o consumo excessivo de café, especialmente nas últimas horas do dia, aumenta os níveis de ansiedade.


Evitar a cafeína nas quatro horas antes da hora de dormir, assim como limitar o seu consumo ao longo do dia pode ajudar a reduzir o seu nível de estresse e aliviar os dentes à noite.

 

Comentários