Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Itapecerica da Serra vacina mais de 10 mil pessoas contra febre amarela, só nesse domingo

Por Assessoria de Comunicação | 18/01/2018

febre_amarela_1

Divulgação

Nesse domingo de vacinação em massa contra a febre amarela em Itapecerica da Serra, a Autarquia de Saúde-IS revela que foram imunizadas 12 mil pessoas. A vacinação, que ocorre também neste sábado (20) e prosseguirá por tempo indeterminado, vem ocorrendo em todas as Unidades de Saúde da cidade, desde dezembro.

“Até o momento vacinamos 89 mil pessoas, a quantidade é correspondente aos atendimentos no dia a dia e as duas campanhas, de dezembro e ontem”, destacou Michele Sales, superintendente da Autarquia de Saúde-IS.

A campanha preventiva de vacinação contra a febre amarela em Itapecerica da Serra começou em dezembro de 2017, após os laudos de confirmação do vírus da doença em macacos bugios encontrados no Potuverá, bairro com maior área verde da cidade. Segundo o Ministério da Saúde, os primatas não transmitem a doença, mas a contaminação deles confirma que o vírus da febre amarela está circulando em Itapecerica da Serra.

Com uma estimativa de 170.927 habitantes em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de pessoas imunizadas corresponde a 52% da população. A meta é vacinar toda a população, excluindo apenas os que pertencem ao grupo de contraindicações (conforme relação abaixo).

A vacinação em Itapecerica da Serra está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Saúde da Família (USFs). Devido à alta procura pela vacina, e os demais atendimentos realizados pelas Unidades (odontologia, consultas médicas, entre outros), a entrega de senhas para vacinação, durante a semana, é das 8h às 14h. Para receber a dose disponível para a cidade, válida para toda a vida, é preciso o morador levar a carteira de vacinação, ou documento com foto, e não pertencer ao grupo de contraindicações. Confira!

Não devem tomar vacina contra a febre amarela
- Pessoas com alergia ao ovo;
- Mulheres em qualquer fase de gestação;
- Mulheres amamentando bebês com idade abaixo de 09 meses;
- Pacientes portadores de HIV/ AIDS (somente com avaliação médica);
- Pacientes em tratamento com radioterapia/ quimioterapia;
- Pacientes que fazem tratamento com corticoides;
- Pacientes submetidos a tratamento com imunossupressores;
- Pacientes portadores de doenças autoimunes;
- Bebês com idade abaixo de 09 meses;
- Pacientes que já tomaram a vacina anteriormente;
- Pacientes portadores de doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.