Violência contra a mulher é tema do Conseg

Por Sandra Pereira | 28/11/2010

A violência contra a mulher foi o tema predominante da reunião do Conseg do Jrdim Monte Alegre, em Taboão da Serra, nesta quinta-feira 25. A coordenadora dos Direitos da Mulher da cidade, Maria Amélia apresentou aos participantes os tipos de violência tipificados pela Lei Maria da Penha, que é atualmente o principal instrumento de defesa das mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência.  

Já a assistente social Mislene, integrante do Centro de Referência da Mulher, falou sobre a rede de proteção aos direitos da mulher e a necessidade de provocar o poder público para que a rede funcione adequadamente.
A promotora de Justiça de Embu-Guaçu, Maria Gabriela participou da reunião juntamente com a delegada Lisete de Souza Ancheschi da delegacia central de Taboão. A promotora revelou que íntegra um grupo formado por outros 4 membros do Ministério Público que travam uma verdadeira batalha pelos direitos das mulheres vítimas de violência e a punição efetiva dos seus agressores.

Maria Gabriela avaliou que a sociedade está sensibilizada sobre a importância do combate à violência contra mulher. Entretanto, ela destacou que as autoridades, em especial policiais, delegados, promotores e até mesmo juízes ainda adotam posturas machistas que impedem ou dificultam a punição dos agressores.

“Já me deparei com situações constrangedoras de mulheres que são mais machistas do que os homens. Não cabe ao delegado, juiz ou promotor decidir pela mulher é preciso aplicar o que diz a lei”, afirmou.

Em vários momentos de sua fala a promotora enfatizou os desafios que enfrenta na batalha diária  pelo fim da violência contra a mulher, até mesmo no âmbito do MP que ela descreveu como uma instituição “machista e conservadora”. Para Maria Gabriela o trabalho da coordenadoria de Defesa da Mulher de Taboão é melhor de todo o Estado de São Paulo.

“O que vocês têm em Taboão da Serra nunca vi em outro lugar de São Paulo. A rede de proteção à mulher aqui da cidade impressiona”, admitiu a promotora, fazendo questão de ressaltar o empenho de Maria Amélia e sua equipe.

Quem participou da reunião se sensibilizou com as histórias de crueldade relatadas. Uma equipe de teatro do Liceu Municipal da cidade emocionou muitos dos presentes com a apresentação de uma peça que retrata casos reais de violência vividos por mulheres de todo o Brasil.

Taboão da Serra está participando da campanha 16 dias pelo fim da violência contra a mulher que acontece em todo mundo. Para denunciar casos de violência contra mulher basta ligar para os telefones 180 e 190.

Comentários