Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Produção industrial cresce em 8 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE

Por Outro autor | 11/01/2018

proindustrial

Divulgação Os números da produção industrial de novembro foram divulgados hoje (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O crescimento de 0,2% da produção industrial de outubro para novembro reflete resultados positivos em oito dos 14 locais pesquisados, na série com ajuste sazonal. Os números da produção industrial de novembro foram divulgados hoje (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Eles indicam que os avanços mais acentuados ocorreram no Espírito Santo, com expansão de 5,8%, resultado 5,6% maior que a média nacional. Esta é a segunda expansão consecutiva no estado e com ela o acumulado nesse dois meses teve um ganho de 7%.

O segundo maior resultado positivo deu-se na Bahia, que cresceu 3,5%, eliminando parte da perda de 8% acumulada em setembro e outubro; seguido de Pernambuco (2,6%), após dois meses de queda; e Minas Gerais que, com alta de 2,4%, recuperou parte da redução de 3,4% acumulada entre julho e outubro de 2017.

O Rio Grande do Sul, com alta de 1,4%, Pará (1,1%), São Paulo (0,7%) e Região Nordeste (0,2%) completaram o conjunto de locais com índices positivos em novembro, sendo que os três primeiros fecharam com resultados maiores que a média nacional.

Já entre as seis regiões com queda na produção, os resultados negativos mais intensos em novembro foram anotados no Amazonas (recuo de 3,7%) e Rio de Janeiro, que, ao cair 2,9%, eliminou parte da expansão de 13,3% acumulada entre agosto e outubro.

O Ceará fechou com redução de 2,3%. As demais taxas negativas foram no Paraná (-0,9%), Goiás (-0,6%) e Santa Catarina (-0,1%).

Crescimento acumulado até novembro

Quando analisado o crescimento da indústria no resultado acumulado de 2017, frente ao período janeiro/ novembro de 2016, o crescimento de 2,3%, verificado na média da indústria a nível nacional, reflete avanço nos parques fabris de 12 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE.

O destaque é a expansão de 10,5% no Pará, impulsionada pela extração de minério de ferro. Também houve avanços acima da média nacional no Paraná (4,8%), Goiás (4,6%), Mato Grosso (4,5%), Santa Catarina (4,5%), Rio de Janeiro (3,9%), Amazonas (3,2%), São Paulo (3%) e Ceará (2,4%).

Completam o conjunto de locais com resultados positivos nos onze meses do ano, o Espírito Santo (2,3%), Minas Gerais (1,8%) e Rio Grande do Sul (0,5%).

Nesses locais, segundo o IBGE, o maior dinamismo foi particularmente influenciado pela expansão na fabricação de bens de capital (em especial os voltados para o setor de transportes, construção e agrícola); de bens intermediários (minérios de ferro, petróleo, celulose, siderurgia e derivados da extração da soja); de bens de consumo duráveis (automóveis e eletrodomésticos da “linha marrom”); e de bens de consumo semi e não duráveis (calçados, produtos têxteis e vestuário).

A Bahia, com queda de 2,7%, teve o recuo mais intenso no índice acumulado no ano, pressionada pela queda nos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis. A Região Nordeste (-0,5%) e Pernambuco (-0,5%) também acusaram taxas negativas.

Minério de ferro impulsiona indústria no Pará

O crescimento de 10,5% nos onze meses de 2017 no Pará foi puxado pela expansão da extração de minério de ferro, que respondeu pela elevação da produção industrial no estado também na comparação com novembro do ano passado, que chegou a 10,7%.

Ao comentar os números da expansão industrial no Pará, o gerente da pesquisa, André Macedo, disse que “os resultados da atividade industrial, em qualquer comparação, são amplamente positivos, só ficando atrás de Goiás, na comparação com novembro de 2016, onde o estado cresceu 17%”.

O pesquisador explicou que a extração de minério de ferro (bruto ou beneficiado) tem grande importância na estrutura industrial do Pará, onde “a atividade responde por 77% do total da indústria local e vem sendo impulsionada pelo aumento das exportações”, finalizou.

21/06/2018

Campo da Vila Iase começa a ser preparado para implantação do gramado sintético

A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura de Taboão serra iniciou...

21/06/2018

Itapecerica da Serra recebe artesãos para Programa SEBRAE de Artesanato

No último dia 18 de junho, segunda-feira, uma parceria entre Secretaria de Turismo, Secretaria...

21/06/2018

Secretaria de Cultura está com inscrições abertas para projeto

A Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra abriu inscrições até o dia 28 de junho,...

21/06/2018

Concurso elegeu mascote que representará Programa de Erradicação do Trabalho

Com o intuito de humanizar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), a Prefeitura...

20/06/2018

Coquetel marca lançamento oficial da 40ª Festa do Peão de Itapecerica da Serra

Foi realizado, na última sexta-feira (15), o coquetel de lançamento da 40ª Festa do Peão de...

20/06/2018

Arte nas férias: Prefeitura de Taboão está com inscrições abertas para oficinas

A Prefeitura de Taboão da Serra por meio da Secretaria de Cultura oferecem, de 02 a 27 de julho,...

18/06/2018

Consulte o que os astros revelam para cada signo essa semana

Acompanhe no Jornal na Net tudo o que os astros revelam sobre cada signo.  Confira dicas no...

18/06/2018

Festas juninas agitaram sábado nas escolas municipais de Taboão da Serra

O final de semana de Taboão foi pra lá de animado nas escolas municipais de Taboão da Serra que...

17/06/2018

Pai da vereadora Érica Franquini morre vítima de parada cardíaca no HGP

Depois de passar vários dias internados no Hospital Geral do Pirajuçara (HGP), seu Rubens...

14/06/2018

Ponte recém-reformada desaba durante obras em Taboão da Serra

Uma ponte recém-reformada para pedestres, na divisa de Taboão da Serra e São Paulo, no Jardim...

21/06/2018

Corpo aguarda identificação no IML para não ser sepultado como indigente

O corpo de um homem que foi assassinado na última sexta-feira (15) em Juquitiba está sem...

21/06/2018

Educadores participam de reunião pedagógica do Projeto Escola Arteris

O Projeto Escola e o Programa Viva Meio Ambiente, desenvolvidos pela Arteris Régis...

21/06/2018

Campo da Vila Iase começa a ser preparado para implantação do gramado sintético

A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura de Taboão serra iniciou...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.