Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Quase 50 mil moradores de Itapecerica já se vacinaram contra a febre amarela

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 5/01/2018

vacina

Divulgação Quase 50 mil pessoas já se vacinaram contra a febre amarela durante a campanha contra a doença começou em dezembro do ano passado em Itapecerica da Serra. Os dados foram divulgados na tarde da última terça-feira (2), no perfil oficial de uma rede social da Prefeitura.

Com uma estimativa de mais de 170 mil habitantes em 2017, segundo o IBGE, a cidade imunizou quase 30% da população. As campanhas deram início depois macacos foram encontrados com a doença.

“Assim que o Instituto Adolfo Lutz confirmou positivo para macacos localizados no Potuverá, a nossa equipe da Saúde já organizou a Campanha visando atender à população que vai viajar neste fim de ano e também aos que trabalham durante a semana e não conseguem se deslocar até as Unidades”, afirmou o prefeito da cidade, Jorge Costa, em entrevista publicada no site da prefeitura.

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitidas em áreas urbanas e silvestres pelos mosquitos Haemagogus e Aedes aegypti. Em casos graves, pode causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais, por isso é importante sua prevenção. Para se vacinar, basta comparecer a uma das Unidades de Saúde da cidade com a carteira de vacinação e um documento com foto.

Confira abaixo as contraindicações gerais da vacina contra a febre amarela divulgadas no site oficial da prefeitura de Itapecerica.

Contraindicações Gerais da Vacina :
  
- Pessoas em uso de corticóides;
- Febre aguda;
- Doenças do Timo;
- Alérgicos ao ovo de galinha;
- Mães que amamentam bebês (se necessário, suspender amamentação por 10 dias)
- Gestantes;
- Pessoas com doenças do sistema imunológico(HIV, Câncer, Artrite e outros);
- Idosos com mais de 60 anos precisam de autorização escrita do médico;
- Crianças acima de 9 meses que mamando no peito, toma a mãe e a criança.
- Pessoas em quimioterapia e radioterapia.

Medicamentos que contraindicam a vacina:
 
- Azatioprima
- Ciclofosfamida
- Infliximabe
- Etanercepte
- Golimumabe
- Certozilumabe
- Abatacept
- Belimumabe
- Canaquinumabe
- Tocilizumabe
- Rituximabe

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.