Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Parque Linear quer a preservação da natureza em Embu

Por Karen Santiago | 23/11/2010

parque

Karen SantiagoProjeto é apresentado aos moradores

A preservação do meio ambiente e a consolidação do sistema de proteção aos mananciais são os principais objetivos do projeto do Parque Linear apresentado nesta terça-feira, 23 de novembro, no Centro Cultural Mestre Assis, no centro de Embu das Artes.

O projeto que já está na sua primeira etapa visa ainda interligar o Parque Linear Municipal a Praça da Lagoa, ao Parque Rizzo e o futuro Parque da Várzea Rio Embu-Mirim, tendo em vista que para isto a prefeitura da cidade precise recapear ruas, alargar calçadas, recompor e também limpar os córregos, realizar juntamente com a Sabesp o saneamento básico e criar espaços de convivência em algumas calçadas alargadas, entre outras providências.

Durante a apresentação, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal Júnior afirmou aos moradores presentes que o projeto não irá prejudicar em hipótese alguma, os moradores e a natureza que existe no Embu, e sim valorizar o metro quadrado e áreas que podem ter valores turísticos, tanto para os particulares quanto para a prefeitura.

“Começamos pela área central, e diversas melhorias serão feitas, as calçadas serão padronizadas para atender aos cadeirantes, sem os desníveis que já existem, ruas serão pavimentadas. Mas a natureza será mantida, o projeto não irá acabar com o que já existe, mas sim valorizar o que é rico na cidade”, observou.

Para Juncal, o projeto já captou um recurso de R$ 3.109.000,00 que serão gastos entre 2010 e 2011. “O projeto têm o prazo de três anos para ficar pronto”, disse.

Estendendo-se por uma área de aproximadamente 5 hectares, o Parque fará parte do Sistema de Áreas Verdes de Embu por meio de uma completa infraestrutura de turismo, esporte e lazer,  tais como praça de alimentação, ciclovia, pista de Cooper e praças.

No decorrer da reunião, os moradores das ruas São Luis e Matões, no bairro Jardim Maranhão, insatisfeitos com as mudanças propostas pelo secretário esporam suas opiniões e pediram que a natureza seja mantida como esta e a rua sem asfalto também. “Convivemos com os bichinhos na nossa casa e com o silêncio. Com asfalto a rua será mais movimentada. Não queremos que as coisas mudem. Agora os moradores de anos da cidade irão precisar mudar, porque a cidade vai passar por todas essas transformações?”, argumentaram muitos moradores.

Estiveram presentes na reunião, o deputado eleito, Geraldo Cruz (PT), secretários de cultura (Paulo Oliveira), adjunto de obras (Vitor Mazeti) e também o vereador Júlio Campanha.

 

Valéria Marques

Senhora jornalista, boa noite... gostaria muito que a senhora tivesse conversado comigo ou outro morador, para que pudessemos lhe explicar nosso parecer quanto ao |Parque linear e as mudanças em nossas ruas São Luiz e Matões, gostaria de lhe mostrar o local das mudanças e o que está sendo feito, para que a senhora pudesse conhecer nosso lado e entender nossa insatisfação. Por favor, se possivel, e for de seu interesse entre em contato comigo até dia 29 de novembro, pois no dia 30 teremos nova reunião com o Sr] Geraldo Juncal Junior. Telefones 4704-3400 (res) 8133-2565 (cel) Valéria Marques

Resposta:No final da matéria coloquei o lado dos moradores.. Mas, vou ligar para marcar uma visita, ok? anote meu número: (11) 6668 5748

15/09/2017

Projeto Horta em Pet realiza novas oficinas em Embu das Artes

A Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, em parceria com a prefeitura municipal de Embu das...

14/09/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza de córregos

Um forte trabalho de limpeza e desassoreamento dos córregos de Taboão da Serra vem sendo...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

15/08/2017

Onça encontrada em empresa em SP vai voltar para a natureza até sexta-feira

10/08/2017

teste

teste

06/08/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza nos córregos da cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Manutenção, está realizando o...

06/08/2017

Em Embu das Artes, Jardim Nova República e São Marcos recebem oficina de horta

No município de Embu das Artes, situado na região oeste da Grande São Paulo, um projeto...

02/08/2017

Humanidade aumenta degradação do planeta Terra, dizem ambientalistas

O ser humano está exaurindo os recursos naturais do planeta Terra em uma velocidade superior ao...

21/09/2017

Rapaz confunde carro e é morto por agente penitenciário em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário pensou que seria vítima de um assalto, atirou em homem que estava...

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

21/09/2017

Embu Summer Fest acontece em dezembro e venda de ingressos começa dia 20

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, a A Luz Eventos realiza em Embu das Artes/SP o Embu Summer...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.