Famílias do Pirajuçara aderem ao Programa Criança Feliz

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 19/11/2017

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra segue com a divulgação e convite de adesão ao “Criança Feliz”, programa do governo federal que tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança na primeira infância e o fortalecimento de vínculos e do papel da família no cuidado e na proteção. Desta vez, a apresentação foi realizada para moradores da região do Pirajuçara. O encontro aconteceu na sexta-feira, 10 de novembro, na Igreja Internacional da Graça,no Jardim Mituzi.

À ocasião, 160 famílias pré-selecionadas e que atendem ao perfil do Programa Criança Feliz foram convidadas a participar do encontro. Lá elas receberam orientações sobre o funcionamento do programa, que inclui visitas domiciliares e cujo Comitê Gestor é formado pelas secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Educação.

Uma das participantes foi Gilvania Freitas que é mãe de Lorrane e de Luís Fernando. “Tive curiosidade. Como eu estava trabalhando a moça deixou a carta com a vizinha e eu vim ver o que estava acontecendo. O que vier de bom é bem vindo”, afirmou a moradora do Suiná, após assinar o termo de adesão.

Segundo a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, a expectativa é que 600 famílias sejam beneficiadas pelo programa. “O Criança Feliz é destinado famílias com crianças de 0 a 3 anos que sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até 6 anos cujas famílias recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada), gestantes e crianças de até 6 anos que, por decisão judicial, foram afastadas do convívio familiar. A adesão é voluntária e aqui em Taboão esperamos atender pelo menos 600 famílias que se enquadram neste perfil”, afirmou Arlete Silva.

Criado pelo Governo Federal através do Decreto 8.869/2016, o Criança Feliz consiste no acompanhamento às famílias que aderiram ao programa e a realização de visitas. As visitas são feitas por 20 estagiárias de nível superior das áreas de serviço social, psicologia e pedagogia. Esta equipe é supervisionada por assistentes sociais concursadas da prefeitura.

O programa iniciou a fase piloto com as famílias do Saporito. Nesta segunda etapa o convite de adesão foi feito aos moradores da região do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Pirajuçara. Os próximos a participar do encontro de divulgação e adesão serão as famílias das regiões Scândia (23/11), Vila Sônia (23/11), Trianon (29/11) e Monte Alegre (29/11).

Estiveram presentes: o vereador Dr. André da Sorriso, a assessoria do vereador Cido da Yafarma, o coordenador do Crianças Feliz em Taboão da Serra Pedro Soares, a coordenadora do CRAS Pirajuçara Cida Mota, Janete Alves Gomes (Secretaria de Saúde), Tânia Beatriz e Cecília Novello (Secretaria de Educação).

Serviço:
23/11 - 09h30; local: CRAS Scândia, Rua Guilherme Busto, 130, Jardim Scândia.
23/11 - 14h30: local: CRAS Vila Sônia, Rua Elza Feres, 360, Jardim Vila Sônia.
29/11 - 09h30; local: CRAS Trianon, Rua Rodrigues Alves, 29, Jardim Mafalda.
29/11 - 14h30: local: CRAS Monte Alegre, Rua Rio de Janeiro, 139, Jardim Intercap.

FOTO 01 – A secretaria Arlete Silva afirma que Taboão da Serra pretende beneficiar 600 famílias através do Criança Feliz. (CRÉDITO: RICARDO LIMA)

Comentários