Senador quer divulgar os nomes de vencedores da loteria

Por Outro autor | 14/11/2017

Tem gente que sonha em ficar famoso de qualquer maneira, seja por ter feito alguma ação extraordinária, seja por seus dons artísticos ou até mesmo sem motivo algum. Em tempos de internet muito mais atraente que a TV, por exemplo, pessoas famosas sem motivo são muito comuns.

Só que existem os contras, quanto mais famoso você fica, mais se torna um alvo fácil para haters, interesseiros e até mesmo criminosos. Sem pensar nas consequências do que isto pode acarretar, o senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, deseja tornar público os nomes de todos os vencedores de modalidades lotéricas no Brasil.

É claro que a finalidade é extremamente bem vinda – tornar os jogos ainda mais transparentes e confiáveis – mas em um país onde existem tantos problemas sócio-econômicos, será que valeria a pena esta exposição? Tem quem goste de ostentar e quem prefira a discrição. Como ser justo num caso como este?

A Caixa Econômica Federal, órgão que fiscaliza todas as modalidades lotéricas do país, ficaria responsável pela divulgação, mas já existem projetos no Congresso Nacional que prometem diversificar as loterias, que por causa da internet já operam em diversos países do mundo.

Haveria uma lei diferente para cada tipo de aposta? O ideal é que seja apenas uma legislação válida para todos os casos. Desde aquela com percentual de acerto menor – mais concorrida, com valores de premiação mais altos – a até a loteria mais fácil de ganhar (1 em 850.668), que todo mundo aposta e consegue ganhar uma quantia pequena, de vez em quando.

O projeto de Bauer prevê divulgação de nome, CPF e até endereço domiciliar dos sortudos, o que vem assustando a todos! A iniciativa é até louvável, mas muito perigosa para o ganhador, que pode ser vítima de ladrões e quadrilhas especializadas. O projeto ainda está em fase de negociação e estudo.

 

Comentários