Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Prefeitura de Taboão da Serra promove diversas atividades na Semana da Consciência Negra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/11/2017

negra900

Ricardo Vaz Atividades na Semana da Consciência Negra, promovidas pela Coordenadoria de Igualdade Racial acontecem de 15 a 25 de novembro

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra (CEPIR) promove, entre os dias 15 e 25 de novembro, a Semana da Consciência Negra. Diversas atividades relacionadas ao tema serão realizadas no CEMUR todas com entrada gratuita.

No dia 15 de novembro, a Semana da Consciência Negra se inicia com o concurso Miss Beleza Negra 2017, às 11h. Apresentações de capoeira, dança, feira de artesanato, cosmética afro, comidas típicas e uma apresentação musical do grupo Musicalia completam as atividades, que tem o intuito de evidenciar a beleza, simpatia e desenvoltura afro-brasileira.

O segundo dia do evento, 17 de novembro, abre espaço para o lançamento do livro “Antologia Literária Jovem Afro”, da autora baiana e moradora de Taboão da Serra Zainne Lima. O encontro, que acontece no auditório da SEDUC, tem como objetivo discutir questões sobre a história e violência urbana sofrida pela população negra, além de falar sobre politicas públicas e o enfrentamento do racismo.

Segundo o coordenador de Igualdade Racial de Taboão da Serra, Antônio Carlos Sousa Santos, a Semana da Consciência Negra terá diversas ações gratuitas. “Queremos que as pessoas reconheçam a importância da data que recordamos anualmente em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra e do líder Zumbi dos Palmares e fazer disso uma ferramenta para garantir o tratamento igualitário a que todos têm direito”, disse.

No dia 19 de novembro, terá o Samba Rock Fest, a partir das 14h, com o cantor Paulo Brazz, evento para artistas que buscam reconhecimento por meio da música, além de abrir espaço a cultura da periferia. No penúltimo dia de atividades, 21 de novembro, acontecem apresentações musicais, oficinas, exposições e desfile das escolas da Rede Municipal de Ensino, da ONG Mundo da Fantasia e da Escola de Bailado, a partir das 14h.

Para fechar a Semana da Consciência Negra, no último dia de atividades, 25 de novembro, acontecerá a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, que homenageia pessoas que se destacaram por lutar contra o racismo e a favor da cultura afro-brasileira. A solenidade acontece às 18h na Câmara Municipal de Vereadores.

Serviço
Semana da Consciência Negra
CEMUR - Praça Nicola Vivilechio, S/N, Jardim Bom Tempo
Auditório da SEDUC - Endereço: Rua ElizabetaLips, 166, Jardim Bom Tempo
Programação
Quarta-feira (15/11)
11h – Concurso Miss Beleza Negra 2017, no Cemur
Sexta-feira (17/11)
14h– Lançamento do livro “Antologia Literária Jovem Afro”, no auditório da SEDUC
Domingo (19/11)
14h – Samba Rock Fest, no Cemur
Terça-Feira (21/11)
14h – Apresentações musicais, desfiles e oficinas, da ONG Mundo da Fantasia, Escola de Bailado e Escolas Municipais, no Cemur
Sábado (25/11)
18h- Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal de Vereadores

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.