Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Professora de Embu é uma das vencedoras Prêmio Educador Nota 10, maior prêmio da educação básica brasileira

Por Assessoria de Imprensa | 7/11/2017

Premio_Educador_505

Divulgação Luana Viegas de Pinho Portilio fez projeto de capacitação com os alunos que investigaram o entorno da escola para conhecer e identificar as aves que habitavam o local

A noite de segunda-feira, dia 30, foi de celebrar a Educação. Em uma Sala São Paulo bem cheia, o Prêmio Educador Nota 10 festejou os vencedores da sua 20ª edição.Entre os nomes está o da representante de Embu das Artes (SP), Luana Viegas de Pinho Portilio, da Escola Colibri. Além do troféu, a educadora levou para casa prêmio de R$ 15 mil e a escola recebeu um vale-presente de R$ 1 mil.A grande vencedora da noite foi a professora Elisângela Dell-Armelina Suruí, da E.I.E.E.F.M. Sertanista Francisco Meireles, com o projeto “MamugKoeIxoTig” que ensina estudantes do 1º a 5º ano a língua indígenaPaiterSuruí.

Com o projeto “Conhecendo as Aves do Entorno”, Luanaconquistou os jurados.Os alunos do 1º ano aprenderam na prática os comportamentos de um observador de aves. Tiveram como desafio, neste estudo, investigar o entorno da escola para conhecer e identificar quais as aves que visitavam o local. Além de ler textos e assistir a documentários e programas de reportagem, eles anotaram e desenharam em um livro de observações as características, as cores, os tamanhos e os tipos de bico das aves encontradas. Muitas crianças comprovaram nesses registros coisas pesquisadas nos textos, como o comportamento das aves, a construção de ninhos e sua alimentação.

Ao propor situações de aprendizagem com questões desafiadoras e possíveis de serem respondidas pela observação da natureza, a professora desenvolveu a cultura científica em seus alunos, o que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo.

O Educador Nota 10 é uma iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Globo, organização da Fundação Victor Civita e da Fundação Roberto Marinho, com apoio da Associação Nova Escola e patrocínio da Fundação Lemann, Somos Educação e Faber Castell. No ano em que completou 20 edições, o Prêmio Educador Nota 10 registrou um recorde de inscrições, com 5.006 projetos. Desde a criação do Prêmio, em 1998, mais de 67 mil professores participaram da premiação.A Fundação Victor Civita foi criada em 1985 como uma das primeiras iniciativas brasileiras no campo social. Sua missão é valorizar o trabalho de professores e gestores, disseminando as melhores práticas da Educação Básica para auxiliar os educadores brasileiros a enfrentar os desafios de seu tempo. Saiba mais em www.fvc.org.br

O Grupo Abril está na vida de milhões de pessoas. Unindo a expertise dos seus pilares de mídia, logística, licenças, assinaturas, big data, branded content, gráfica, a Abril produz conteúdo, informação de qualidade e soluções de comunicação e logística para seus clientes. Entre os mais de 90 títulos e sites que possui está VEJA, maior revista do Brasil e uma das maiores semanais de informação do mundo. Recentemente foram lançados GoBox, plataforma de clube de assinaturas, e GotoShop, operação de e-commerce. A Abril também possui em seu portfólio a CASA COR, maior evento de Arquitetura e Design das Américas. A missão da Abril é “contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país”.

Globo é uma das maiores empresas de mídia do mundo, produzindo 3.000 horas de entretenimento e 3.000 horas de jornalismo por ano no Brasil. Com uma rede de 5 emissoras próprias e 118 afiliadas, a empresa cobre 99,6% do território brasileiro. Sua programação está disponível também pelo Globo Play, a plataforma de vídeo sob demanda da emissora. Além de uma programação diversificada na TV aberta, a Globo também investe em produções para TV paga, internet e cinema. Sua operação internacional conta com sete canais a cabo e uma divisão para produção e distribuição de conteúdo de esporte e entretenimento, alcançando mais de 170 países ao redor do mundo. Reconhecida pela qualidade de suas produções, a empresa já recebeu 15 prêmios no Emmy Internacional.


A convicção de que a comunicação pode ser instrumento para transformação social motivou a criação da Fundação Roberto Marinho, em 1977. Suas iniciativas promovem o direito à educação, incentivam o protagonismo, valorizam a cultura brasileira e o meio ambiente. Dentre elas, os programas de educação Telecurso, Aprendiz Legal e Qualifica; os museus da Língua Portuguesa e do Futebol, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã e Museu da Imagem e do Som (os dois últimos em construção no Rio de Janeiro); oFutura, um projeto social de comunicação, com uma programação que alia entretenimento e conhecimento útil para a vida com ações de mobilização social que permitem que o público interaja com a programação, trabalhe e aplique os conteúdos no dia a dia; e iniciativas de educação ambiental, com foco na gestão sustentável dos recursos naturais (Florestabilidade), e no incentivo à ciência e tecnologia (Prêmio Jovem Cientista). Saiba mais www.frm.org.br.

24/11/2017

Seminário aborda educação para relações etnicorraciais e Lei 10.639

Entendendo que o ambiente escolar é um espaço de extrema importância na luta pela promoção de...

23/11/2017

Tribunal de Justiça anuncia Concurso para Outorga de Delegações de Notas

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ - SP) divulgou recentemente o edital do 11º...

22/11/2017

Unesp Aberta oferece cursos on-line de capacitação gratuitamente

A Universidade Estadual Paulista, a Unesp, oferece a oportunidade de formação e aperfeiçoamento...

19/11/2017

Diretor da Khan Academy na América Latina visita escolas de Taboão

Duas escola da Prefeitura de Taboão da Serra receberam na terça-feira, 7 de novembro, a visita...

14/11/2017

Em alta, cozinha do mar tem curso de formação profissional no Senac

No Brasil, os mais de 7 mil quilômetros de extensão da costa litorânea fazem da cozinha do mar...

13/11/2017

Gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado na quinta-feira

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima...

09/11/2017

Alunos do Senac Taboão criam canal no YouTube para compartilhar aprendizado

Como parte do processo de ensino-aprendizagem adotado pelos docentes da instituição, os alunos...

07/11/2017

Professora de Embu é uma das vencedoras Prêmio Educador Nota 10

A noite de segunda-feira, dia 30, foi de celebrar a Educação. Em uma Sala São Paulo bem cheia, o...

03/11/2017

Inep recorre ao STF contra decisão que impede regra de direitos humanos no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da...

24/11/2017

OAB de Taboão adere caminhada pela paz e contra violência neste sábado, 25

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Taboão da Serra, aderiu a caminhada pela paz...

24/11/2017

Black Friday do Embu Summer Fest dá um passaporte na compra de outro nesta sexta

Ação promove a amizade e o companheirismo ao estimular a união de pessoas para a compra de...

24/11/2017

ExpoVerão vem pela 1ª vez a Embu das Artes e traz orquídeas e feira gastronômica

A 14ª Edição da ExpoVerão vem pela primeira vez à cidade de Embu das Artes nos dias 24, 25 e 26...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.