Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Novembro Azul: OncoRede da ANS tem programas de atenção a pacientes com câncer de próstata

Por Outro autor | 3/11/2017

noveazul

Divulgação Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido &agrav

Novembro é mês de reforçar as orientações sobre a prevenção do câncer de próstata, missão que vem sendo realizada desde 2011 pela campanha Novembro Azul, do Instituto Lado a Lado pela Vida. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram estimados 61.200 novos casos da doença entre 2016 e 2017 no Brasil, constituindo o segundo tipo de câncer mais incidente em homens de todas as regiões do país - com 28,6% dos casos, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. As taxas de incidência no Brasil vêm aumentando devido a dois motivos: aumento da expectativa de vida da população (três quartos dos casos de câncer de próstata no mundo ocorrem em homens acima dos 65 anos) e melhoria da capacidade diagnóstica. Atenta a esse cenário e à necessidade de melhorias na atenção oncológica aos beneficiários de planos de saúde no país, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou em 2016 o Projeto OncoRede, que propõe um conjunto de ações integradas para reorganizar e aprimorar a prestação dos serviços de saúde para pacientes com câncer no Brasil.

Atualmente, participam do Projeto 19 operadoras e 24 prestadores de serviços. Deste total, quatro prestadores e sete operadoras estão implementando projetos que contemplam o cuidado ao paciente com câncer de próstata.

Conheça os parceiros do Projeto OncoRede

O modelo proposto pela ANS e demais parceiros engloba ações de promoção de saúde, prevenção do câncer e busca ativa para o diagnóstico precoce; continuidade entre o diagnóstico e o tratamento, sendo este mais adequado e em tempo oportuno; articulação da rede de assistência (informação compartilhada) e pós-tratamento.

"Para aprimorar o rastreamento de cânceres passíveis de detecção precoce, como o de próstata, estamos propondo a realização de estudos que permitam às operadoras e prestadores medir o número de exames esperados em sua população e identificar o caminho a ser percorrido pelo paciente após a suspeita de câncer; além de definir indicadores de monitoramento do acesso, da qualidade e do nível de coordenação do cuidado", explica o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Rodrigo Aguiar.

Além das iniciativas cadastradas pelo Projeto OncoRede, atualmente a ANS contabiliza 44 programas aprovados pela reguladora de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev) para o rastreamento e cuidado do câncer de próstata.

Sintomas e diagnóstico do câncer de próstata

De acordo com o Inca, em sua fase inicial o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários e até infecção generalizada ou insuficiência renal.

Dois exames iniciais têm grande importância para o diagnóstico da doença: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque, ambos cobertos pela Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde que determina a cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde. Esses dois exames, quando associados, podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

Para informar a população, em linguagem simples, sobre os aspectos gerais da doença, o Inca lançou a cartilha "Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?", com informações sobre fatores de risco, diagnóstico e tratamento.

24/05/2018

Secretária Municipal de Educação suspende aulas desta sexta 25 em Itapecerica

A Secretária Municipal de Educação de Itapecerica da Serra  emitiu comunicado no fim da tarde...

23/05/2018

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem termina hoje

Termina hoje o prazo para os candidatos do Enem, pagar a taxa de inscrição que é de R$ 82. O...

22/05/2018

Prefeitura de Itapecerica realiza formação de cursos profissionalizantes

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social realizou a formatura dos cursos do Centro...

21/05/2018

Mais de 800 livros são doados durante evento em Taboão

A Secretaria de Cultura de Taboão da Serra promoveu, na última sexta-feira, 18, o evento...

20/05/2018

Univesp: inscrições para Vestibular do 2º semestre começam amanhã (21)

Entre 21 de maio e 19 de junho, os interessados em concorrer a uma das 18.250 vagas da...

18/05/2018

Prefeitura de Itapecerica amplia projeto de Educação para o Trânsito nas escolas

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Itapecerica da Serra tem ampliado o projeto de...

14/05/2018

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica

Vai até o dia 18 de maio o prazo para estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) se...

14/05/2018

Depoimentos em formatura do Lado a Lado revelam que cursos são opção de renda

Mais de 400 alunos dos cursos profissionalizantes do Projeto Lado a Lado participaram da...

11/05/2018

Coleção Jovens Leitores já está sendo entregue para alunos de Taboão

Pelo quinto ano consecutivo a Prefeitura de Taboão da Serra está incentivando os alunos da Rede...

25/05/2018

Embu realiza Futebol Solidário das Estrelas neste sábado 26

Neste sábado 26 de maio, à partir das 9h, o município de Embu Das Artes irá realizar o Futebol...

25/05/2018

Caminhoneiros mantém bloqueio na BR; parte dos ônibus deixam de circular

A rodovia Régis Bittencourt segue com bloqueio de caminhoneiros em Embu das Artes. Os...

25/05/2018

Condutores escolares de Taboão da Serra fazem ato em apoio aos caminhoneiros

Os condutores de vans escolares começaram a manhã desta sexta-feira (25) com protestos em Taboão...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.