Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Em Taboão, projeto educacional inovador leva alunos ao teatro para estimular o ensino da língua inglesa

Por Assessoria de Imprensa | 31/10/2017

IMG_9043

Divulgação

A Escola Municipal Professor Francisco Ferreira Paes, de Taboão da Serra, vem apostando em inovação para ensinar a língua inglesa para as crianças. Agora, a fim de estimular os alunos na aprendizagem do idioma, uniu educação e arte e implantou o projeto "Inglês com Teatro", que já levou 100 crianças do 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental para a plateia do Teatro Viradalata, no Sumaré. Antes, as crianças tiveram uma preparação em sala de aula para conhecer a peça - um musical em inglês -, estudando o vocabulário e realizando atividades diversas. O projeto não parou por aí. Depois da peça, o produto final foi uma apresentação teatral dos próprios alunos, na escola, durante uma feira cultural.

 

O projeto "Inglês com Teatro" busca propiciar aos alunos conhecimento educacional e cultural, por meio de uma visita ao teatro. A intenção é envolver temas como teatro, música e inglês durante o processo de ensino e aprendizagem. A ação interdisciplinar com teatro e música ajuda os alunos com estrutura, vocabulário, pronúncia, entonação e ritmo, que vivenciam durante as aulas de inglês. "O foco é o idioma, mas também se amplia o repertório cultural, ao mesmo tempo em que se proporciona aos alunos a experiência de conhecer um teatro e de se envolverem em uma peça musical totalmente em inglês", explica Hesdrya Neves Santos, professora de língua inglesa da EMEF Professor Francisco Ferreira Paes.

 

O projeto foi implantado durante dois meses, com estudos da peça "Hansel & Gretel – A Delicious Musical Comedy" (em português, "João e Maria"). O vocabulário em inglês foi trabalhado intensamente, mesmo com aqueles alunos que não iriam ao teatro. Além de estudantes do 3º, 4º e 5º ano, duas crianças do A.E.E (Atendimento Educacional Especializado) também puderam conferir a CIA Paulista de Teatro Bilíngue no Teatro Viradalata. A pequena Isabelle Teles Martins, de 8 anos, do 3º ano D, ficou entusiasmada no seu primeiro contato com os palcos "Foi a primeira vez que eu conheci um teatro, eu levei um susto na hora dos trovões da bruxa, mas eu me diverti bastante", conta.

 

A professora Hesdrya explica que já queria levar seus alunos ao Teatro Bilíngue há um bom tempo, mas tinha receio pelo pouco domínio das crianças do idioma inglês; por isso a importância da preparação prévia. "Mesmo sendo uma peça 100% em inglês, é a história de um clássico muito conhecido, então houve uma boa interação por parte das crianças, mas esse era meu maior medo". Com o vocabulário ensinado nas aulas, as crianças puderam entender o que os personagens falavam. Matheus Noronha de Jesus, de 10 anos, do 5º ano D, conta animado sobre a sua experiência "Eu entendi quando o Gretel falava 'I am hungry', deu para entender que ele estava com fome. A melhor parte para mim foi no final com a musiquinha 'It's rainning', eu adorei! Estava ansioso para saber como era uma peça em inglês e me diverti muito", disse o menino. E a professora, orgulhosa, conclui: "Fiquei feliz por fazer esse diferencial na vida de meus alunos".

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.