Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Programa “Criança Feliz” é lançado em Taboão da Serra

Por Assessoria de Comunicação | 29/10/2017

oie_29232859mx7s81td

Ricardo Lima Visitadoras que farão acompanhamento com famílias do Crian

A Prefeitura de Taboão da Serra lançou, em âmbito municipal, o Programa Criança Feliz que tem como objetivos o desenvolvimento integral da criança na primeira infância e o fortalecimento de vínculos e do papel da família no cuidado e proteção. O lançamento foi nesta quarta-feira, 25 de outubro, na Cáritas São Pedro Apóstolo.

 

À ocasião, estiveram presentes 60 famílias moradoras da região do Saporitoque se enquadram no perfil do programa. O Criança Feliz consiste na realização de visitas domiciliares para acompanhamento e orientações às famílias que aderiram ao projeto. A expectativa é que ao todo 600 famílias taboanenses sejam beneficiadas.

 

Durante o lançamento, o prefeito Fernando Fernandes, destacou a importância dos visitadores para o sucesso do programa.“Estamos aqui hoje porque temos algo em comum. O poder público quer melhorar a vida das pessoas desta cidade, principalmente das crianças, e vocês querem melhorar a vida dos seus filhos para que eles tenham mais oportunidades na vida. O sucesso da gente não nasce do nada r ele não tem uma geração espontânea, é preciso planejar aonde a gente quer chegar. Por isto, quem está envolvido com o programa precisa planejar, estudar o programa, saber como ele será implantado e conhecer as pessoas que vão participar. Vocês (visitadores) desempenham um papel fundamental neste processo que é o do convencimento, de fazer com que estas famílias entendam verdadeiramente o papel que ela tem na vida dos filhos”, disse.

 

O prefeito Fernando Fernandes também salientou que é preciso que a família participe mais da vida dos filhos e, principalmente, não deixe de estimular as crianças. “Às vezes a gente deixa de estimular um dom e a criança deixa de manifestar um dom maravilhoso que ela tinha dentro dela porque ela não foi estimulada. Então, este projeto, também tem como meta dele por promover este estímulo. Estamos à frente de um grande projeto. Vocês são pessoas privilegiadas por ter a oportunidade de participar deste projeto. Afinal, quem não quer ver o filho vencendo na vida? É preciso plantar, planejar, participar. É com esta consciência que vocês precisam sair daqui hoje, que este é o inicio de algo que poderá significar muito no futuro dos seus filhos”, completou o prefeito Fernando Fernandes.

 

O PROGRAMA

Criado pelo Governo Federal através do Decreto 8.869/2016, o Criança Feliz é destinado ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até 6 anos cujas famílias recebam Benefício de Prestação Continuada (BPC), gestantes e crianças de até 6 anos que, por decisão judicial, foram afastadas do convívio familiar em razão de medida protetiva prevista no Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao programa é voluntária.

 

Em Taboão da Serra, o Comitê Gestor do Criança Feliz é formado pelas Secretarias de Assistência Social e Cidadania, de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia.As visitas serão feitas por 20 estagiárias de nível superior (sugestão do Ministério de Desenvolvimento Social - MDS) das áreas de serviço social, psicologia e pedagogia e a equipe será supervisionada por assistentes sociais concursadas. As visitadoras foram capacitadas pela Secretaria de Assistência Social com base na orientações do MDS e, inclusive, receberam certificado das mãos do prefeito Fernando Fernandes durante o lançamento.

 

A fase "piloto”, com de visita às primeiras famílias da região do Saporito começa na segunda-feira, 30 de outubro. Já a segunda etapa, com atendimento às demais famílias do município que aderiram ao Criança Feliz está prevista para a segunda quinzena de novembro.

 

No lançamento estiveram presentes:a secretária de Assistência Social e Cidadania Arlete Silva, a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia Prof. João Medeiros, o secretário de Saúde Israel Luciano, os vereadores Rita de Cássia e Eduardo Nóbrega, o ex-vereador Paulo Félix que estava representando a deputada estadual Analice Fernandes, além do Padre Carlos Alberto de Sousa, Paróquia São Pedro Apóstolo.

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.