Projeto do vereador Carlinhos do Leme incentiva homens a vencer o tabu e fazer exame de Próstata

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 28/10/2017

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade, no dia 25, projeto de lei de autoria do vereador Carlos Pereira da Silva, o Carlinhos do Leme, (PSDB), denominando o 1º de Novembro como sendo o Dia Municipal do Antígeno Prostático Específico (PSA), exame que detecta o Câncer da Próstata.

A lei atende a proposta de acabar com o tabu que impede os homens de realizar o exame a fim de prevenir a doença e visa fortalecer as ações realizadas durante o Novembro Azul, quando os homens são convidados a dar mais atenção à saúde.

“É importante que todos os homens acima dos 40 anos façam esse exame. Sempre é melhor prevenir do que remediar. A gente tem que falar muito mais desse assunto até que ele se torne uma tema comum”, citou Carlinhos do Leme.

O projeto de lei inclui no calendário oficial do município o 1º de Novembro com a finalidade de intensificar o combate ao Câncer de Próstata e diabetes entre os homens acima de 40 anos, atendidos na rede pública municipal de saúde.

O Câncer de Próstata é uma das doenças que mais mata homens no Brasil. Apesar disso, por conta de preconceito e até falta de informação muitos homens se recusam a fazer o exame que detecta a doença.

Comentários