Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Base Nacional Comum Curricular foi tema de encontro realizado pela Educação de Taboão da Serra

Por Assessoria de Comunicação | 24/10/2017

seeduca

Ricardo Vaz Encontro no Cemur que abordou implementação da Base Nacion

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC) da Prefeitura de Taboão da Serra já está trabalhando para implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.Neste sentido, no dia 20 de setembro a pasta promoveu no Cemur um encontro com municípios da região para tratar do assunto.

À ocasião, o secretário de Educação, Prof. João Medeiros, ressaltou a importância do encontro. “Em breve a Base Nacional Comum Curricular será homologada e todos nós devemos pensar que caminho a nossa educação deve tomar. Neste sentido, resolvemos promover este encontro para fomentar as discussões em torno deste documento que é tão importante e fará a diferença tanto dentro, quanto fora das salas de aula”, explicou.

Reunidos, supervisores de ensino, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de Taboão da Serra, dirigentes de ensino do estado e representantes dos municípios de Barueri, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Osasco, Itapecerica da Serra, Cotia, Itapevi, São Lourenço da Serra e Jandira, puderam conhecer o “Guia de Implementação da BNCC”. O material, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceira com União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), foi apresentado por Maria Tereza Perez Soares e Roberta Panico, ambas da Comunidade Educativa CEDAC.

Roberta Panico é pedagoga e iniciou a carreira na rede de ensino de Taboão da Serra. Hoje, enquanto diretora de Desenvolvimento Educacional, salientou a possibilidade de implementar a BNCC de maneira colaborativa, na qual um grupo de municípios se unem e produzem currículos pautados na Base, porém com características regionais. “Juntos somos melhores e uma das ideias de que juntos somos melhores, é a ideia de que os municípios, individualmente, não precisam fazer seus currículos sozinhos. A gente pode pensar em arranjos para otimizar recursos técnicos efinanceiros para uma produção bem qualificada dos currículos territoriais”, afirmou.

Já Maria Tereza Perez Soares, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, afirmou que a instituição já acompanhou diferentes arranjos em prol pela educação de qualidade no país e que é impressionante como o resultado do trabalho colaborativo é superior ao trabalho individual. “Quando a gente se coloca junto com outro município, outras ideias surgem, vemos que os problemas são muito semelhantes e que não importa o porte da cidade”, explicou.“Nestes arranjos pode haver desde a reorganização do organograma da Secretaria, para melhor funcionamento, até a troca propriamente dita de material para que os professores trabalhem em sala de aula. Então, na nossa experiência, esta junção, este momento de troca - que não é só troca de experiência, mas ter uma meta, um propósito claro, saber o que o outro município faz em função desta meta, debater e voltar para a minha prática, este vai e volta, de reflexão sobre a prática é o que potencializa imensamente o trabalho”, finalizou Maria Tereza.

Base Nacional

Prevista na Lei de Diretrizes e Bases (1996) e no Plano Nacionalde Educação (2014), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e coma sociedade brasileira. Desde 2015, foram produzidas três versõesdo documento, que contaram com a participação de diversosespecialistas, um processo de mobilização nacional liderado peloConselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 12 milhões de contribuições da sociedade civil,especialmente de educadores, em consultas públicas.

A parte da BNCC referente à Educação Infantil e EnsinoFundamental está desde abril de 2017 com o ConselhoNacional de Educação (CNE), que por sua vez está analisando odocumento e submetendo-o a novas consultas. O CNE produziráum parecer e um projeto de resolução que serão encaminhadosao Ministério da Educação (MEC) para homologação, que esta prevista para ser realizada ainda este ano.

Para mais informações sobre a Base Nacional acesse http://movimentopelabase.org.br/. Já o “Guia de Implementação da BNCC” está disponível para visualização e download através do site http://implementacaobncc.com.br/

 

24/11/2017

Seminário aborda educação para relações etnicorraciais e Lei 10.639

Entendendo que o ambiente escolar é um espaço de extrema importância na luta pela promoção de...

23/11/2017

Tribunal de Justiça anuncia Concurso para Outorga de Delegações de Notas

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ - SP) divulgou recentemente o edital do 11º...

22/11/2017

Unesp Aberta oferece cursos on-line de capacitação gratuitamente

A Universidade Estadual Paulista, a Unesp, oferece a oportunidade de formação e aperfeiçoamento...

19/11/2017

Diretor da Khan Academy na América Latina visita escolas de Taboão

Duas escola da Prefeitura de Taboão da Serra receberam na terça-feira, 7 de novembro, a visita...

14/11/2017

Em alta, cozinha do mar tem curso de formação profissional no Senac

No Brasil, os mais de 7 mil quilômetros de extensão da costa litorânea fazem da cozinha do mar...

13/11/2017

Gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado na quinta-feira

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima...

09/11/2017

Alunos do Senac Taboão criam canal no YouTube para compartilhar aprendizado

Como parte do processo de ensino-aprendizagem adotado pelos docentes da instituição, os alunos...

07/11/2017

Professora de Embu é uma das vencedoras Prêmio Educador Nota 10

A noite de segunda-feira, dia 30, foi de celebrar a Educação. Em uma Sala São Paulo bem cheia, o...

03/11/2017

Inep recorre ao STF contra decisão que impede regra de direitos humanos no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da...

24/11/2017

OAB de Taboão adere caminhada pela paz e contra violência neste sábado, 25

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Taboão da Serra, aderiu a caminhada pela paz...

24/11/2017

Black Friday do Embu Summer Fest dá um passaporte na compra de outro nesta sexta

Ação promove a amizade e o companheirismo ao estimular a união de pessoas para a compra de...

24/11/2017

ExpoVerão vem pela 1ª vez a Embu das Artes e traz orquídeas e feira gastronômica

A 14ª Edição da ExpoVerão vem pela primeira vez à cidade de Embu das Artes nos dias 24, 25 e 26...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.