Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Base Nacional Comum Curricular foi tema de encontro realizado pela Educação de Taboão da Serra

Por Assessoria de Comunicação | 24/10/2017

seeduca

Ricardo Vaz Encontro no Cemur que abordou implementação da Base Nacion

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC) da Prefeitura de Taboão da Serra já está trabalhando para implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.Neste sentido, no dia 20 de setembro a pasta promoveu no Cemur um encontro com municípios da região para tratar do assunto.

À ocasião, o secretário de Educação, Prof. João Medeiros, ressaltou a importância do encontro. “Em breve a Base Nacional Comum Curricular será homologada e todos nós devemos pensar que caminho a nossa educação deve tomar. Neste sentido, resolvemos promover este encontro para fomentar as discussões em torno deste documento que é tão importante e fará a diferença tanto dentro, quanto fora das salas de aula”, explicou.

Reunidos, supervisores de ensino, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de Taboão da Serra, dirigentes de ensino do estado e representantes dos municípios de Barueri, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Osasco, Itapecerica da Serra, Cotia, Itapevi, São Lourenço da Serra e Jandira, puderam conhecer o “Guia de Implementação da BNCC”. O material, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceira com União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), foi apresentado por Maria Tereza Perez Soares e Roberta Panico, ambas da Comunidade Educativa CEDAC.

Roberta Panico é pedagoga e iniciou a carreira na rede de ensino de Taboão da Serra. Hoje, enquanto diretora de Desenvolvimento Educacional, salientou a possibilidade de implementar a BNCC de maneira colaborativa, na qual um grupo de municípios se unem e produzem currículos pautados na Base, porém com características regionais. “Juntos somos melhores e uma das ideias de que juntos somos melhores, é a ideia de que os municípios, individualmente, não precisam fazer seus currículos sozinhos. A gente pode pensar em arranjos para otimizar recursos técnicos efinanceiros para uma produção bem qualificada dos currículos territoriais”, afirmou.

Já Maria Tereza Perez Soares, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, afirmou que a instituição já acompanhou diferentes arranjos em prol pela educação de qualidade no país e que é impressionante como o resultado do trabalho colaborativo é superior ao trabalho individual. “Quando a gente se coloca junto com outro município, outras ideias surgem, vemos que os problemas são muito semelhantes e que não importa o porte da cidade”, explicou.“Nestes arranjos pode haver desde a reorganização do organograma da Secretaria, para melhor funcionamento, até a troca propriamente dita de material para que os professores trabalhem em sala de aula. Então, na nossa experiência, esta junção, este momento de troca - que não é só troca de experiência, mas ter uma meta, um propósito claro, saber o que o outro município faz em função desta meta, debater e voltar para a minha prática, este vai e volta, de reflexão sobre a prática é o que potencializa imensamente o trabalho”, finalizou Maria Tereza.

Base Nacional

Prevista na Lei de Diretrizes e Bases (1996) e no Plano Nacionalde Educação (2014), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e coma sociedade brasileira. Desde 2015, foram produzidas três versõesdo documento, que contaram com a participação de diversosespecialistas, um processo de mobilização nacional liderado peloConselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 12 milhões de contribuições da sociedade civil,especialmente de educadores, em consultas públicas.

A parte da BNCC referente à Educação Infantil e EnsinoFundamental está desde abril de 2017 com o ConselhoNacional de Educação (CNE), que por sua vez está analisando odocumento e submetendo-o a novas consultas. O CNE produziráum parecer e um projeto de resolução que serão encaminhadosao Ministério da Educação (MEC) para homologação, que esta prevista para ser realizada ainda este ano.

Para mais informações sobre a Base Nacional acesse http://movimentopelabase.org.br/. Já o “Guia de Implementação da BNCC” está disponível para visualização e download através do site http://implementacaobncc.com.br/

 

21/06/2018

Educadores participam de reunião pedagógica do Projeto Escola Arteris

O Projeto Escola e o Programa Viva Meio Ambiente, desenvolvidos pela Arteris Régis...

21/06/2018

Abertas inscrições para curso de Formação Pedagógica de professores

Estão abertas as inscrições para o curso de Formação Pedagógica para Educação Profissional de...

20/06/2018

Professor de Embu realiza exposição de pinturas em telas

Alunos da Escola Estadual Rubem Carlos Ludwig realizaram no último dia 9 uma exposição de...

18/06/2018

Projeto realizado em Embu foi tema de conferência nos EUA

Desde 2015, uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Embu das Artes...

18/06/2018

Professora é homenageada por ex-alunos em escola de Embu das Artes

A professora aposentada Mércia Ramos, de 64 anos, recebeu uma surpresa emocionante de ex-alunos...

15/06/2018

Prazo de inscrição no SISU 2018 se encerra nesta sexta-feira, 15

O prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se encerra nesta sexta-feira (15)....

11/06/2018

Prefeitura assina convênio com Mackenzie para formação continuada do ensino

Um convênio entre a Prefeitura de Embu das Artes e a Universidade Mackenzie, para o...

22/06/2018

Mulher e segurança são baleados em assalto a carro forte em Itapececerica

Bandidos armados tentaram assaltar carro forte na tarde desta quinta-feira (21), em Itapecerica...

22/06/2018

Em visita ao Poupatempo, presidente do Fussesp comemora resultados

Nesta quarta-feira (20), a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo,...

22/06/2018

Familiares buscam por mulher que está desaparecida há 5 dias em Embu das Artes

Familiares de Pamela Mendonça de Oliveira 31, estão desesperados com o desaparecimento da mulher...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.