Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Secretaria de Desenvolvimento Social e Outubro Rosa

Por Assessoria de Imprensa | 23/10/2017

mulher

Divulgação O Centro de Referência da Mulher abraça esta causa, a fachada está decorada com laço rosa, funcionários utilizam laços rosa e as mulheres que adentram o espaço são conscientizadas quanto &agra

A Secretaria de Desenvolvimento Social no decorrer de todo este mês realiza as suas atividades chamando atenção das mulheres atendidas quanta à importância de um diagnóstico precoce e a prevenção ao câncer de mama.

OUTUBRO ROSA é um movimento que a cada ano ganha mais adeptos com o objetivo de levar conscientização, aumentando as chances de sucesso no tratamento.

Embora a doença esteja presente no ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população em geral.

O Centro de Referência da Mulher abraça esta causa, a fachada está decorada com laço rosa, funcionários utilizam laços rosa e as mulheres que adentram o espaço são conscientizadas quanto à importância dos exames preventivos.

Todas as segundas-feiras, das 09h30 às 11h00, são realizados grupo com mulheres que procuram o serviço do Centro de Referência da Mulher e neste mês de outubro está sendo reproduzido um vídeo sobre a importância dos exames preventivos, direito da mulher ao descobrir a doença e abrimos uma roda de conversa esclarecendo e orientando em torno do tema. 

Informações importantes:

Nem sempre o câncer é palpável, portanto, o autoexame não dá a certeza de que o paciente não possui a doença. Realizar exames médicos periodicamente é imprescindível;

 

O exame mais confiável para a detecção do câncer de mama é a mamografia. O OMS recomenda que esse exame seja feito a partir dos 40 anos de idade;

 

Idade superior a 50 anos, maternidade tardia, tratamentos hormonais, histórico familiar e uso de álcool e cigarros são fatores de risco para o câncer de mama;

 

Entre as formas de prevenção da doença, recomendam-se alimentação saudável, realização de atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.