Polícia Militar abre concurso público para contratar 2.200 soldados em SP

Por Assessoria de Imprensa | 22/10/2017

A Polícia Militar contratará 2.200 novos soldados de 2ª classe para o reforço do patrulhamento preventivo e ostensivo. O edital do concurso, autorizado pelo governador Geraldo Alckmin, foi publicado na edição desta sexta-feira (29) no Diário Oficial do Estado (DOE). A remuneração inicial do soldado é de R$ 3.034,05, incluindo o salário-base, o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e o valor de insalubridade.

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site da Vunesp a partir das 10 horas da próxima quarta-feira (4) e até as 23h59 do dia 6 de novembro. A taxa é de R$ 50,00.

O concurso tem várias etapas antes da divulgação da classificação final, entre elas os exames de conhecimentos, aptidão física, de saúde e psicológicos, além de avaliação da conduta social e análise de documentos.

 Formação

 Depois de aprovados e empossados, os alunos ingressam na Escola Superior de Soldados (ESSd) e passam pelo Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, com duração média de um ano. Ainda há a fase de estágio probatório, que tem início com o exercício do cargo, concomitante com a posse. O estágio tem duração total de três anos.

 Requisitos

Para se candidatar a uma vaga de soldado, é preciso ser brasileiro e ter idade entre 17 e 30 anos. As mulheres precisam ter altura mínima de 1,55 metro e os homens, de 1,60 metro. Entre outros requisitos, ainda é necessário ter concluído o Ensino Médio e ser habilitado a conduzir automóveis. Não há vagas disponíveis para pessoas com deficiência.

 Contratações

 Desde 2011, o Governo do Estado contratou 24.311 soldados e 1.935 bombeiros. Além disso, estão em andamento outros concursos para selecionar mais 2.293 soldados de 2ª classe, 74 tenentes-médicos e 221 futuros oficiais.

 Também já estão em formação, nas academias da PM, mais 1.035 policiais, sendo 416 soldados de 2ª classe e 619 alunos-oficiais. O efetivo será distribuído às regiões do Estado após as formaturas.

  

Comentários