Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão da Serra

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 21/10/2017

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última terça-feira, dia 17, uma audiência pública para debater experiências de outras cidades no uso de câmeras de vigilância como forma de diminuir a criminalidade e de solucionar crimes através dos flagrantes gravados em vídeo.

O Coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário municipal de segurança da capital, foi o convidado da audiência. Ele palestrou sobre o projeto City Câmeras, que utiliza equipamentos de empresas, comércio e até de residências, para ampliar o monitoramento. As imagens dessas câmeras são jogadas nas “nuvens” o que permite o acesso da GCM e das Polícias Militar e Civil.

Segundo José Roberto, a atual gestão ampliou o número de equipamentos espalhados em toda a cidade. “Hoje sã o 580 câmeras e não gastamos nenhum centavo [com manutenção]. Antigamente eram 75 câmeras e que custavam mais de R$ 300 mil”, disse. “Hoje diversas empresas colocam as imagens nas nuvens e a GCM de São Paulo tem acesso. Se eu economizo com câmeras, posso gastar os recursos em outras prioridades”.

A presidente da Comissão de Segurança, vereadora Érica Franquini, elogiou o projeto que vem sendo desenvolvido na capital e disse que irá levar as informações para todos os parlamentares e para o prefeito Fernando Fernandes. “Seria muito interessante de a gente conseguisse implantar algo parecido aqui em Taboão da Serra”.

O secretário da capital disse que toda plataforma de hospedagem das imagens foi doada por uma empresa de tecnologia. “Vamos ver a possibilidade dessa empresa doar aqui para Taboão da Serra a mesma base para que vocês possam colocar em prática esse projeto”.

Participaram da audiência pública os vereadores Cido, Eduardo Nóbrega, Ronaldo Onishi, Rita de Cássia, além de Érica Franquini, presidente da Comissão de Segurança. O vice-prefeito Laércio Lopes e representantes da PM, da Polícia Civil e da GCM também prestigiaram a reunião que foi aberta ao público.

Comentários