Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Embu participa de pesquisa Origem e Destino 2017

Por Sandra Pereira | 18/10/2017

trem

Divulgação O levantamento de informações também será feito junto aos passageiros que estiverem embarcando ou desembar

Desde agosto de 2017 o Governo do Estado de São Paulo por meio do Metrô realiza a Pesquisa Origem e Destino 2017 nos domicílios da Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se da mais completa pesquisa de mobilidade urbana do país, que vai entrevistar 150 mil pessoas em 32 mil domicílios e apurar todas as formas de deslocamentos motorizados (transporte coletivo e individual) e não-motorizados (viagens a pé e de bicicleta) realizados na Grande São Paulo e em suas áreas de acesso.

Em Embu das Artes, nos próximos dias representantes do Metrô e da EMTU visitarão pontos específicos da cidade visitando casas no conceito porta a porta e entrevistando pessoas nas ruas para entender com precisão para onde as pessoas estão se deslocando, além de descobrir seus motivos e como elas fazem os trajetos, políticas públicas podem ser aplicadas para a implantação e o estímulo ao uso de modais de locomoção.

A Pesquisa Origem e Destino é feita a cada dez anos para identificar os deslocamentos diários da população da Região Metropolitana de São Paulo. Para isso, as equipes de pesquisa percorrem os bairros da capital e todas as outras 38 cidades da Região Metropolitana. As entrevistas são feitas perguntando a cada um dos moradores das residências sorteadas sobre os deslocamentos que realizou no dia anterior. A pesquisa não é feita nas ruas, nem em endereços comerciais. As casas e apartamentos a serem visitados são sorteados a partir do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos do IBGE.

O trabalho é iniciado com o agendamento das visitas dos pesquisadores do Metrô em alguns domicílios da capital paulista (ver regiões abaixo). Nesta primeira etapa, 68 dos 96 distritos de São Paulo, além dos municípios de Osasco, Diadema, Biritiba-Mirim e Mogi das Cruzes serão pesquisados. Na sequência, os demais distritos de São Paulo e municípios da RMSP serão apurados.

O levantamento de informações também será feito junto aos passageiros que estiverem embarcando ou desembarcando no Aeroporto Internacional de Guarulhos até o dia 09 de agosto, assim como já foi feito no Aeroporto de Congonhas e nos terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda e Jabaquara no mês de junho.

Os resultados serão tabulados e divulgados em 2018.  

O que é a Pesquisa Origem e Destino?

Realizada há 50 anos, a OD, como é conhecida, é responsável por mapear os deslocamentos dos moradores da Região Metropolitana de São Paulo, de forma a analisar o comportamento da população para o planejamento urbano e dos novos caminhos. Isso é possível com a apuração de informações como idade, gênero, escolaridade, renda familiar e individual, ocupação, além das atividades que motivam as viagens.

Os resultados da pesquisa são também utilizados em modelagens de estudos acadêmicos e dos setores de segurança, saúde, educação, imobiliário e logística, entre outros. Com a metodologia sistematizada em São Paulo, semelhante às consagradas em Londres e Paris, hoje, grandes cidades brasileiras, capitais e regiões metropolitanas aplicam as pesquisas origem e destino nos seus planos de mobilidade e logística.

A OD é feita a cada 10 anos pelo Metrô desde 1967 e, a partir dela, foi elaborado o primeiro plano para a construção da rede básica de metrô de São Paulo. Em 2002, passou a receber uma espécie de atualização a cada cinco anos, considerada como uma pesquisa de avaliação de tendências.

A última pesquisa OD, realizada em 2007, apontou que a utilização do transporte coletivo ultrapassou o transporte individual, chegando a 55% do total de viagens motorizadas feitas na Grande São Paulo, revertendo uma ascensão histórica deste último. No ano da primeira pesquisa, o modo coletivo ainda representava 68% do total e foi caindo até alcançar 48% no final dos anos 1990. O modo coletivo compreende os transportes públicos através de trem, ônibus, metrô, fretado e escolar, enquanto o individual se refere a táxi, automóvel e motocicleta.

Em 2012, foram realizadas diariamente 43,7 milhões de viagens na RMSP, volume 15% maior que o levantado em 2007, para um aumento de 2% na população no período. Do total de viagens diárias, 68% foram feitas por modos motorizados e 32% por modos não-motorizados. No período 2007-2012, houve maior aumento das viagens motorizadas que cresceram 18%, do que das viagens não-motorizadas que cresceram 8%. Entre os modos coletivos, houve aumento da participação dos modos sobre trilhos de 12% para 15% (metrô - de 9% para 11% - e trem - de 3% para 4%) e queda na participação do modo ônibus como modo principal, de 36% para 32%. As viagens por trem aumentaram de 815 mil para 1.141 mil no período considerado, significando crescimento de 40%. As viagens de metrô cresceram 38% (de 2.223 mil para 3.219 mil). Entre os modos individuais, a participação do automóvel permaneceu estável (41% em 2007 para 42% em 2012).

Como será feita a OD 2017?

Para a realização da base de dados, cerca de 1.200 pessoas vão trabalhar na Pesquisa OD. Inicialmente serão 200 pesquisadores, chegando a 400 no período de pico das visitas aos domicílios. As informações serão coletadas em 32 mil domicílios diferentes, em 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, com expectativa de término em dezembro deste ano.

As residências estão sendo definidas por meio de sorteio e seus moradores notificados da escolha por carta com as informações sobre a pesquisa, uma senha e os telefones para contato e agendamento da visita do pesquisador. Ao chegar para a entrevista, o pesquisador deverá informar uma contra-senha que deve coincidir com a senha da carta enviada à residência. Este método aumenta a confiabilidade, garantindo que se trata de um pesquisador enviado pelo Metrô. O entrevistador usará crachá, além de colete na cor azul que facilita a identificação. 

A coleta das informações será feita com todos os integrantes da residência para saber quantos, por quais motivos (trabalho, saúde, educação, compras, por exemplo) e como são feitos (motorizado ou não, transporte individual ou coletivo) seus deslocamentos ao longo do dia anterior. O questionário é feito com a utilização de tablets, que verificam automaticamente inconsistências nas respostas e auxiliam no georreferenciamento dos locais informados.

17/07/2018

Em um ano, EMTU cancela três linhas em Embu e Itapecerica da Serra

Entre Janeiro de 2017 e Maio de 2018, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos),...

17/07/2018

Grupo pede saída dos três Poderes, fecha Régis Bittencourt trava trânsito

Um pequeno grupo de pessoas autodenominados patriotas fechou a rodovia Régis Bittencourt em Embu...

11/07/2018

PRF encerra Operação 9 de Julho com diminuição dos mortos

O feriado de 9 julho celebra no estado de São Paulo a Revolução Constitucionalista de 1932,...

09/07/2018

Eleito campeão da Copa dos Recursos mais Incríveis da Lei Seca

Com a hashtag OSantoAjuda, a desculpa de um motorista que alegou ter perdido o controle do seu...

04/07/2018

Emcampa lança petição contra a retirada de cobradores das linhas intermunicipais

A plataforma Emcapa lançou uma petição online contra a retirada de cobradores das linhas...

03/07/2018

Estudantes itapecericanos devem fazer cadastramento no CadÚnico

A SPTrans prorrogou o prazo para estudantes comprovarem baixa renda e manterem gratuidade em...

30/06/2018

Motorista de carro de luxo atropela e mata três da mesma família em Campo Limpo

Um motorista de um carro de luxo é o principal suspeito de ter atropelado e matado três pessoas...

28/06/2018

Secretaria de Transportes convoca escolares para vistoria veicular obrigatória

A partir do dia 02, até 31 de julho, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana...

22/06/2018

Caminhão tomba e destrói veículo em Taboão da Serra

Um caminhão betoneira tombou sobre um veículo, que ficou completamente destruído, por volta do...

22/06/2018

Mulher de segurança baleado em troca de tiros diz que ele passa bem

A esposa de um dos seguranças atingido por tiros durante tentativa de assalto a carro forte em...

19/07/2018

TC encontra irregularidades no armazenamento de medicamentos em Itapecerica

Foi divulgado nesta quarta-feira 18, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) um relatório onde...

19/07/2018

Convenções para escolha dos candidatos a presidente começam amanhã

Ainda com o cenário das coligações indefinido, os partidos políticos iniciam nesta sexta-feira...

19/07/2018

Almoço beneficente é realizado para arrecadar fundos para viagem de dançarinos a

Os vencedores do All Dance Brasil, os dançarinos Maycon Amorim e Victor Silva, realizaram um...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.