Vereadoras de Taboão se unem em alerta contra o Câncer de Mama

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 13/10/2017

As quatro vereadoras de Taboão da Serra se uniram em apoio a campanha contra o Câncer de Mama. A presidente do Poder Legislativo, vereadora Joice Silva (PTB) e as vereadoras Érica Franquini (PSDB), Rita de Cássia (PSDB) e Priscila Sampaio (PRB) literalmente abraçaram a campanha de alerta contra a doença. Essa semana elas se vestiram de rosa em frente a sede da Câmara, para juntas, lembrar a todas as mulheres do município a importância de fazer o autoexame nas mamas e procurar o médico, em caso de qualquer alteração. Durante esse mês, as quatro vereadoras participam e apoiam várias atividades. De acordo com o Inca, o Câncer de mama matou quase 15 mil mulheres no Brasil em 2014.

Sensível à importância de unir forças para alertar as mulheres sobre a doença, a presidente da Câmara, Joice Silva, vestiu o “prédio de rosa”, em adesão ao Outubro Rosa.

“Nós deixamos o prédio da Câmara rosa e estamos aqui todas juntas para lembrar que as mulheres devem estar atentas, tocar as mamas e ao notar qualquer alteração  procurar as Unidades Básicas de Saúde. Hoje, Taboão é a cidade mais populosa do Brasil, e, na região, a que tem mais vereadoras eleitas. Nós estamos unidas na luta contra essa doença e queremos pedir a união de todas as outras mulheres da nossa cidade também”, salienta a presidente.

A vereadora Érica Franquini é enfermeira e conhece bem perto o drama das mulheres que enfrentam o Câncer de Mama. Ela lembra o quanto  a doença é devastadora e pode matar.

“O Câncer de Mama é uma doença terrível que maltrata a  mulher física e psicologicamente. Há alguns anos eu perdi uma amiga. Ela lutou muito, fez tudo que podia, mas não conseguiu. Por isso que a prevenção é tão importante. Todas as mulheres de Taboão, assim como todas nós vereadoras, devem se unir para abraçar a luta contra essa doença terrível”, sustenta.

Priscila Sampaio observou que as quatro vereadoras, empoderadas pelos mandatos, voltam sua atenção para conscientizar as moradas da cidade sobre a importância de cuidar da saúde e mostrar a união das mulheres da Câmara contra a doença.

“O recado que nós, mulheres empoderadas de Taboão queremos dar é esse: estamos todas unidas contra o Câncer de Mama. Quero aproveitar e convidar todas para a grande caminha contra o Câncer de Mama que faremos dia 21 a partir das 10 horas, saindo da praça Nicola Vivilechio”, declarou.

Para a vereadora Rita de Cássia, o alerta geral contra a doença deve ser mantido constantemente ao longo de todo o ano. Ela conta que recentemente perdeu uma cunhada vítima de Câncer de Mama e defende que os exames preventivos deveriam ser feitos a cada seis meses.

“O tempo é decisivo para vencer essa doença. A mulher tem que ficar atenta o ano inteiro. Esse mês de outubro é de alerta, mas todas devem se examinar sempre”, conclui.

 

Comentários