Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Câmara Municipal recebe audiência do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

Por Assessoria de Imprensa | 8/10/2017

desenvolvimentourbano

Divulgação

Na última sexta-feira, dia 29, a Câmara Municipal de Taboão da Serra sediou a segunda audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que discute soluções para os principais desafios da Grande São Paulo.

A audiência em Taboão da Serra foi a segunda realizada em toda a região Metropolitana, a primeira aconteceu em Juquitiba. Participaram do encontro Brigida Sacramento, responsável pelas reuniões; Marcelo Mota, representante da região na Comissão Técnica; Pedro Suarez, gerente da Emplasa; além do vereador Cido, que representa o município no PDUI.

O objetivo do PDUI é traçar as diretrizes que vão orientar o desenvolvimento urbano e regional, por meio do compartilhamento de responsabilidades, do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum. Os moradores podem participar sugerindo propostas através do site: https://www.pdui.sp.gov.br/rmsp/

Para o vereador Cido, a importância do PDUI é de suma importância para que as cidades da região consigam resolver seus problemas comuns. “O que estamos debatendo aqui não é apenas uma questão pontual, estamos discutindo o futuro da nossa região e da Grande São Paulo como um todo. Temos desafios enormes que ultrapassam as fronteiras de Taboão da Serra, como a saúde, o transporte, a segurança e a questão do lixo”, disse

Representantes de outros municípios também participaram da audiência. Roberto Terassi, ex-vice-prefeito de Embu das Artes, cobrou uma compensação para os municípios da região que possuem áreas de manancial, o que dificulta a instalação de empresas. “As cidades da região são grandes “produtoras” de água e estão inseridas nas áreas de proteção, precisam receber royalties por isso, como fazem com o petróleo, com o gás. Porque não fazer com quem produz esse tanto de água?”, questionou.

Os interessados poderão acessar o documento, onde se encontram as proposições de macrozoneamento, ações, projetos e programas que visam ao desenvolvimento integrado da RMSP, para embasar suas contribuições disponível no link: https://www.pdui.sp.gov.br/rmsp/?page_id=755. O caderno preliminar de propostas, como complemento, ao projeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no início de 2018.

A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) é a principal aglomeração urbana da América do Sul, ocupando a sexta posição entre as maiores do mundo, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2014.

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.