Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Prefeitura realizou palestras sobre a prevenção e conscientização do câncer de mama

Por Assessoria de Imprensa | 6/10/2017

palestracancermama

Ricardo Vaz Secretaria de Saúde Dra. Raquel Zaicaner fez a abertura do Outubr

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria dos Direitos da Mulher realizou na manhã da última quinta-feira, 5, no Cemur, o evento que abriu as atividades do Outubro Rosa, mês em que se celebra a prevenção e conscientização, sobre o câncer de mama, com palestras para estimular a participação da população e falar a importância do diagnostico precoce.

De acordo com a secretaria de Saúde, Raquel Zaicaner, o evento serve para a prevenção e conscientização, sobre o câncer de mama. “O outubro Rosa é uma campanha mundial, para chamar a atenção das mulheres sobre a doença. Quanto mais cedo for diagnosticado e ter acesso ao tratamento maior àchance de cura”, falou.

O evento reuniu dois palestrantes, sendo eles o médico ginecologista Dr. Nicolau Caivano, coordenador de ginecologia do Hospital Regional de Cotia e perito judicial e a terapeuta Silva Helena Arruda, palestrante voluntaria da UNACCAM.No encontro, foram abordados dois temas, “Câncer de mama e as inovações” e a “Importância da Terapia Familiar para o paciente e sua família”.

Aproximadamente 400 pessoas participaram da reunião. Durante o evento,teve apresentações musicais com o Coral da Coordenadoria dos Direitos da Mulher comandados pela professora de Zumba Michele Oliver e o músicoZulupa, Marta Medeiros com a Dança Circular e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Maria Rosa.

Segundo o vice-prefeito, Laércio Lopes, o evento foi importante para levantar questões sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama. “Os dados sobre a mortalidade da doença são assustadores, aproximadamente 522 mil mulheres morrem ao ano, sendo 14 mil somente no Brasil. É necessário alertar a população e promover a conscientização sobre a importância de realizar mamografia”, disse.

A palestra contou com alguns colaboradores como a Escola de Cabeleireiros que proporcionou o dia de beleza para o Coral da Coordenadoria dos Direitos da Mulher(EBV), Hinode, Mary Kay, Avon, Zumba, Faculdade Anhanguera, Colégio Alvorada Plus e Instituto Semear.

O projeto mechas de amor, apadrinhado pelo vice-prefeito Laércio Lopes, em Taboão da Serra, apresentado no evento, promove doações de cabelos para a confecção de perucas serão entregues para mulheres durante o tratamento oncológico. Uma linda forma de demonstrar empatia e amor com o próximo.

Participaram do evento, além da secretária de Saúde e o vice-prefeito, os vereadores Rita de Cassia, Priscila Sampaio, Erica Franquini, Cido da Yafarma, o médico ginecologista Dr. Antônio Carlos Pacheco de Almeida, a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher Aparecida Alves, a Dra. Severina Pereira dos Reis, advogada e presidente da Comissão de Eventos e Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taboão da Serra e a coordenadora dos Direitos da Mulher, Dra. Sueli Amoedo.

Outubro Rosa

A campanha acontece com mais frequência no mês de outubro, mas as praticas e prevenções não devem ser realizadas apenas nesse mês. Sua marca registrada é um lenço, cor de rosa. A atividade física auxilia na prevenção de doenças como o câncer. A obesidade ou sobrepeso são grandes estimuladores de doenças degenerativas.

Comer de forma saudável, realizar atividade física frequentemente, consumir pouca bebida alcoólica, evitar terapia de reposição hormonal, não fumar, está no peso ideal e amamentar o seu bebê o maior tempo possível, ajuda as mulheres evitar o câncer de mama de forma precoce.

Programação

No jardim Salete, entre os dias 7 e 21 de outubro, serão realizados mutirões de papa e do dia 20 a 27, terá roda de conversa e autoexame da mama. No Jardim América, todas terças e quintas palestras de conversa sobre a liberação da guia de mamografia para o publico alvo com orientação.

No jardim Santo Onofre, entre os dias 18 e 20 de outubro, terá uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama. No Jardim das Oliveiras, dia 21 será realizada uma roda de conversa e mutirões de papa. Já no Parque Pinheiros, neste sábado, 7, vai acontecer uma ação para as crianças e rodas de conversa sobre o autoexame da mama.

No jardim Suína, todas as sextas-feiras do mês terão palestras sobre a prevenção do câncer de mama. No jardim Clementino, entre os dias 4 e 26 de outubro, serão realizados rodas de conversa, mutirões de papa, palestras, dia da beleza e capacitação para os funcionários da pasta sobre o acolhimento de vítimas de violência sexual.

No Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM), entre os dias 7 e 21 de outubro, a unidade estará aberta para realização de mamografias, e ultrassom (previamente agendados). Haverá palestras, atividades de saúde e bem estar como maquiagem, apresentação do Coral da 3ª idade e Tai Chi.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.