Taboão bate meta do Estado e ganha mais um prêmio no combate a tuberculose

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 2/10/2017

A Secretaria de Saúde do Estado estipula como meta, para os 645 municípios da grande São Paulo, que eles atinjam um índice superior a 85% no tratamento contra a tuberculose.

Em Taboão, aproximadamente 90% dos pacientes passam por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e conseguem a cura contra a doença.

Esse índice fez com que o município conquistasse, no dia 25 de setembro, mais um prêmio no Fórum Estadual de Tuberculose, no Centro de Convenções Reboucas, em São Paulo.

São diagnosticadas com a doença aproximadamente 120 pessoas por ano em Taboão da Serra. “O ranking é construído baseado em critérios como a busca ativa de casos para diagnosticar a enfermidade precocemente e a supervisão feita na aplicação dos medicamentos, entre outros parâmetros. A soma dessas ações é que levou Taboão a ganhar esse prêmio”, explicou o coordenador municipal da Vigilância Epidemiológica, Dr. Milton Parron.

Segundo a Secretaria de Saúde de Taboão, as pessoas que são diagnosticadas com tuberculose passam por um tratamento com duração de seis meses, realizado em todas as UBSs do município. Quem opta por tomar a medicação diariamente nas UBSs, sob supervisão de um profissional de saúde, recebe cestas básicas. “O ideal é tomar os antibióticos sempre acompanhado pelo especialista, por isso a prefeitura oferece esse incentivo para que os pacientes não desistam do tratamento”, ressaltou a secretária de Saúde do município, Dra. Raquel Zaicaner.

É importante ressaltar que, além do tratamento contra a doença, os pacientes também passam por testagem para detecção do vírus HIV, que caso positivo pode agravar a doença.

As UBS´s disponibilizam medicamentos gratuitos para as pessoas que têm caso confirmado da enfermidade.   

 

Serviço

Secretaria de Saúde

Endereço: Praça Miguel Ortega, nº 115, Parque Assunção

Telefone: 4788-5600

 

Comentários