Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Diabetes e outras doenças crônicas são as que mais afetam os idosos

Por Outro autor | 2/10/2017

idoso

Divulgação Com o aumento da expectativa de vida, cada vez mais pessoas chegam a terceira idade e, com o passar dos anos, o aparecimento de doenças ligadas à velhice

O envelhecimento é um processo que acontece de maneira natural em toda população. Com o aumento da expectativa de vida, cada vez mais pessoas chegam a terceira idade e, com o passar dos anos, o aparecimento de doenças ligadas à velhice se tornam ainda mais comuns.

A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Inês Mattos, explica que, de modo geral, as doenças crônicas são as que mais afetam os idosos, sendo que elas estão relacionadas a vários aspectos. 

 — [Essas doenças] são causadas normalmente pela exposição a fatores de risco, estilo de vida, sedentarismo, hábitos alimentares, obesidade e tabagismo. Além disso, existe também o envelhecimento das células. Essas doenças crônicas têm um período longo de latência. Se você não chega a uma idade mais avançada, você tem menos chance de desenvolver, porque não tem tempo suficiente entre a exposição e o desenvolvimento da doença. 

Neste domingo (30), é comemorado o Dia Internacional do Idoso.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.