ACE e Sebrae ensinam como acompanhar Fluxo de Caixa com eficiência

Por Sandra Pereira | 16/11/2010

Comerciantes, integrantes de departamentos financeiros e administrativos de empresas e comércios de Taboão da Serra participaram da palestra sobre Fluxo de Caixa, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Taboão da Serra (ACE) em parceria com o Sebrae, no dia 12. Ministrada pelo consultor do Sebrae Washington Luiz de Souza a palestra orientou sobre os procedimentos necessários visando garantir a saúde financeira da empresa.

O Fluxo de Caixa é a ferramenta por meio da qual o empresário acompanha a movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada.

De acordo com o consultor do Sebrae a eficiência do fluxo de caixa depende do acompanhamento de variáveis diretamente ligadas ao tipo de atividade da empresa.

Para ele, no cenário atual as empresas enfrentam custos financeiro elevado, maior concorrência e competitividade, além de consumidores mais conscientes e exigentes e prazos menores para pagamentos de fornecedores.

“As empresas tem ficar atentas a cenário e a conjuntura que interfere nele. É preciso controlar rigorosamente entradas e saída de dinheiro para saber como se posicionar no mercado”, ensina Washington Luiz.

Para o consultor os controles financeiros vão indicar como as empresas devem se posicionar no mercado.

“A composição do fluxo de caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo”, afirma, acrescentando que por meio de uma planilha fluxo de caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período.

Comentários