Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Orçamento Participativo entrega relatório final aos vereadores de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/10/2009

OP.jpg

Terezinha Genuário, coordenadora do OP, discursa na tribuna da Câmara Municipal antes da entrega do relatório

O relatório final do Orçamento Participativo (OP), foi entregue para todos os vereadores de Taboão da Serra na terça-feira, 6, durante a sessão na Câmara Municipal. O relatório, contém as prioridades de investimento apontadas pela população, durante as plenárias do OP realizadas este ano. Em setembro, o prefeito Evilásio também recebeu o relatório das mãos dos agentes participativos em evento no auditório da Guarda Municipal.

De acordo com a coordenadora de Participação Popular e vice-prefeita, professora Márcia Regina, o relatório será uma importante ferramenta na hora dos vereadores aprovarem o orçamento de 2010.

“O documento retrata a importância da participação da população. Os moradores decidiram em consenso o que deve ser feito nos bairros e na cidade. Para os vereadores não tem caminho melhor do que se basear na vontade do povo”.

No total, foram 15 plenárias, em onze regiões da cidade, incluindo as plenárias temáticas realizadas pela primeira vez, com os temas Melhor Idade, Pessoa com Deficiência, Mulher e Moradia. A principal prioridade apontada para a cidade foi a educação ambiental e a coleta seletiva, que já está sendo implantada nos equipamentos públicos.

“O processo da implantação da coleta seletiva é gradativo. Estamos fazendo palestras de conscientização e educação ambiental, e colocamos pontos de entrega voluntária de material reciclável em vários equipamentos públicos como escolas e unidades de saúde. E já está em construção um galpão para fazer a triagem desse material recolhido, esperamos que até o segundo semestre de 2010 estejamos com o programa funcionando”, esclarece o secretário de Obras e Infraestrutura, Ricardo Rezende.

Nos bairros, as reivindicações variaram de acordo com a região, mas o que os moradores mais solicitaram foram mais vagas em creches em período integral. “O atendimento na rede de educação municipal é reconhecido pela sua qualidade e por contar com profissionais altamente qualificados que recebem a supervisão constante do atendimento pedagógico e nutricional. Isso tudo aliado ao número crescente de mulheres que trabalham e não tem com quem deixar seus filhos, faz com que a procura pelas nossas creches aumente cada vez mais”, explica Márcia.

O diretor de educação infantil, Oderlan Pereira ressalta que nos últimos quatro anos, a prefeitura criou cinco mil novas vagas, decorrentes de parceria com instituições e organizações não-governamentais.

“Sem terrenos para construir novas escolas, o prefeito Evilásio optou por utilizar os espaços de associações e igrejas para atender as crianças de todos os bairros da cidade”. Oderlan disse ainda que o objetivo é oferecer atendimento no período integral em mais unidades escolares, mas que a prioridade do governo é suprir a demanda de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses fora da escola.


Balanço
Outras reivindicações que aparecem no relatório são a canalização dos córregos, melhoria no transporte público e criação de equipamentos de cultura nos bairros mais afastados do Centro.  No último OP realizado em 2007, as prioridades eram bem diferentes, os moradores pediam regularização fundiária, asfalto, uniforme e melhorias da saúde.

“A maioria dos pedidos dos moradores foi atendido pelo governo, isso fica claro no relatório de 2009”, afirma a coordenadora do OP, Terezinha da Silva Genuário.

O prefeito Evilásio Farias diz que o OP é uma importante ferramenta de controle social para os moradores decidiram junto com o governo como e onde o dinheiro público deve ser aplicado.

“Criamos vários canais para a sociedade participar, como os conselhos municipais, a ouvidoria, o site da prefeitura e o OP. Estamos avançando muito na questão da participação popular, fazendo uma gestão democrática e o OP é a maior prova de que esse é o caminho certo”.

OP
O Orçamento Participativo (OP) de Taboão da Serra acontece a cada dois anos e reúne centenas de pessoas em diversos encontros para decidir junto com o governo a melhor maneira para aplicar o orçamento municipal dos próximos anos. Além das reuniões, a população pode opinar através do site da Prefeitura de Taboão da Serra (www.taboaodaserra.sp.gov.br).

Para quem não tem internet em casa, a equipe do OP está levando um computador com acesso a internet aos locais de grande movimentação como escolas e Unidades Básicas de Saúde. Para saber onde estará o OP ligue para 4786-3789.

21/11/2017

Justiça decreta prisão de Walter do Posto e outras 8 pessoas em Embu-Guaçu

Policiais do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia Seccional de Taboão da Serra,...

15/11/2017

Analice Fernandes volta a presidir Alesp e marca a história das mulheres

Depois de marcar a história de Taboão da Serra como a 1ª mulher eleita deputada estadual,...

14/11/2017

Analice Fernandes reforça ações de combate a violência contra a mulher

A deputada estadual, Analice Fernandes, que assumiu pela segunda vez a presidência da Assembleia...

14/11/2017

Fórum em Taboão discute as demandas para melhorar a acessibilidade no município

A Câmara Municipal de Taboão da Serra foi palco no sábado (11) do “2º Fórum de Acessibilidade,...

11/11/2017

Presidente da OAB –SP recebe título de Cidadão Taboanense na Câmara

O advogado Dr. Marcos da Costa, presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil seção São...

10/11/2017

Vem ai a 5º ação do Prefeito no seu bairro no Jr. Santo Eduardo

Neste  sábado, 11/11, à partir das 09:00 horas, com saída da Rua Panorama o Jd. Santo Eduardo...

08/11/2017

Jorge Costa recebe Campos Machado e comitiva regional em Itapecerica da Serra

O deputado estadual Campos Machado, PTB, foi recebido com festa em Itapecerica da Serra na noite...

02/11/2017

Câmara fará Sessão Solene pra entregar título ao presidente da OAB

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza na terça-feira, 7, às 19h, a Sessão Solene para a...

01/11/2017

Vereadores debatem ideologia de gênero e Nóbrega comemora fala do prefeito

Os vereadores de Taboão debateram na sessão desta terça-feira, 31, a ideologia de gênero, com...

31/10/2017

Evento no Parque das Hortênsias encerrou Outubro Rosa em Taboão

Num animado evento no Parque das Hortênsias, a prefeitura de Taboão da Serra encerrou em grande...

21/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

21/11/2017

Nova fase da Lava Jato investiga corrupção na Transpetro; alvo é um ex-gerente

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (21) oito mandados de busca e apreensão, cinco de condução...

21/11/2017

Presídios terão banco de dados sobre situação de detentos

Um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai reunir as informações...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.