Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Orçamento Participativo entrega relatório final aos vereadores de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/10/2009

OP.jpg

Terezinha Genuário, coordenadora do OP, discursa na tribuna da Câmara Municipal antes da entrega do relatório

O relatório final do Orçamento Participativo (OP), foi entregue para todos os vereadores de Taboão da Serra na terça-feira, 6, durante a sessão na Câmara Municipal. O relatório, contém as prioridades de investimento apontadas pela população, durante as plenárias do OP realizadas este ano. Em setembro, o prefeito Evilásio também recebeu o relatório das mãos dos agentes participativos em evento no auditório da Guarda Municipal.

De acordo com a coordenadora de Participação Popular e vice-prefeita, professora Márcia Regina, o relatório será uma importante ferramenta na hora dos vereadores aprovarem o orçamento de 2010.

“O documento retrata a importância da participação da população. Os moradores decidiram em consenso o que deve ser feito nos bairros e na cidade. Para os vereadores não tem caminho melhor do que se basear na vontade do povo”.

No total, foram 15 plenárias, em onze regiões da cidade, incluindo as plenárias temáticas realizadas pela primeira vez, com os temas Melhor Idade, Pessoa com Deficiência, Mulher e Moradia. A principal prioridade apontada para a cidade foi a educação ambiental e a coleta seletiva, que já está sendo implantada nos equipamentos públicos.

“O processo da implantação da coleta seletiva é gradativo. Estamos fazendo palestras de conscientização e educação ambiental, e colocamos pontos de entrega voluntária de material reciclável em vários equipamentos públicos como escolas e unidades de saúde. E já está em construção um galpão para fazer a triagem desse material recolhido, esperamos que até o segundo semestre de 2010 estejamos com o programa funcionando”, esclarece o secretário de Obras e Infraestrutura, Ricardo Rezende.

Nos bairros, as reivindicações variaram de acordo com a região, mas o que os moradores mais solicitaram foram mais vagas em creches em período integral. “O atendimento na rede de educação municipal é reconhecido pela sua qualidade e por contar com profissionais altamente qualificados que recebem a supervisão constante do atendimento pedagógico e nutricional. Isso tudo aliado ao número crescente de mulheres que trabalham e não tem com quem deixar seus filhos, faz com que a procura pelas nossas creches aumente cada vez mais”, explica Márcia.

O diretor de educação infantil, Oderlan Pereira ressalta que nos últimos quatro anos, a prefeitura criou cinco mil novas vagas, decorrentes de parceria com instituições e organizações não-governamentais.

“Sem terrenos para construir novas escolas, o prefeito Evilásio optou por utilizar os espaços de associações e igrejas para atender as crianças de todos os bairros da cidade”. Oderlan disse ainda que o objetivo é oferecer atendimento no período integral em mais unidades escolares, mas que a prioridade do governo é suprir a demanda de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses fora da escola.


Balanço
Outras reivindicações que aparecem no relatório são a canalização dos córregos, melhoria no transporte público e criação de equipamentos de cultura nos bairros mais afastados do Centro.  No último OP realizado em 2007, as prioridades eram bem diferentes, os moradores pediam regularização fundiária, asfalto, uniforme e melhorias da saúde.

“A maioria dos pedidos dos moradores foi atendido pelo governo, isso fica claro no relatório de 2009”, afirma a coordenadora do OP, Terezinha da Silva Genuário.

O prefeito Evilásio Farias diz que o OP é uma importante ferramenta de controle social para os moradores decidiram junto com o governo como e onde o dinheiro público deve ser aplicado.

“Criamos vários canais para a sociedade participar, como os conselhos municipais, a ouvidoria, o site da prefeitura e o OP. Estamos avançando muito na questão da participação popular, fazendo uma gestão democrática e o OP é a maior prova de que esse é o caminho certo”.

OP
O Orçamento Participativo (OP) de Taboão da Serra acontece a cada dois anos e reúne centenas de pessoas em diversos encontros para decidir junto com o governo a melhor maneira para aplicar o orçamento municipal dos próximos anos. Além das reuniões, a população pode opinar através do site da Prefeitura de Taboão da Serra (www.taboaodaserra.sp.gov.br).

Para quem não tem internet em casa, a equipe do OP está levando um computador com acesso a internet aos locais de grande movimentação como escolas e Unidades Básicas de Saúde. Para saber onde estará o OP ligue para 4786-3789.

Willy

Há um site que tem tudo sobre Câmaras e Vereadores. Eu me cadastrei e recebo todos os dias notícias. O site é: www.vereadores.net vale conferir.

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.