Itapecerica da Serra debateu enfrentamento da Violência contra as Mulheres

Por Sandra Pereira | 24/09/2017

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Equipe do Conselho da Mulher, promoveu na última quinta-feira, dia 14 de setembro, a palestra ‘Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, na Câmara Municipal, localizada no Largo da Matriz.

A mesa de trabalho foi composta pelas autoridades Helena Regina de Oliveira (Helena Rol), secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social; Luciana Milanez, presidente do Conselho; vereador Pastor Márcio, presidente da Câmara; Drª Neuza Penha, presidente da OAB de Itapecerica da Serra; e a palestrante Drª Viviane Chequer, advogada da Comarca em Embu-Guaçu. Na plateia, estavam presentes o vice-prefeito Professor Paulinho Pereira e os vereadores Cepacol, Jonas Feijó, Professor Marcelo e Val Santos.

A apresentação da Orquestra da Companhia da Polícia Militar de São Paulo marcou o início do evento. Em seguida, Drª Viviane Chequer tomou a palavra.

Após apresentar a origem da Lei Maria da Penha (11.340/2006), que tem como objetivo zelar pela paz familiar, Viviane contextualizou a violência dos tempos de caça até os dias atuais, através de vídeos e reportagens. Foram esclarecidos exemplos de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, além de levar ao público alguns dados científicos, palavras de advogados, especialistas e historiadores sobre casos e crimes que geraram repercussão. Ao final, a palestrante abriu espaço para esclarecimento de dúvidas.

“O Brasil é recordista em violência, seja ela à mulher ou ao idoso. E 50% dos casos não são denunciados à polícia. É um número grave e precisa ser mudado. Para isso, tentamos trazer o máximo de informações para que todas nós possamos encorajar pessoas que estejam passando por momentos como esses”, relatou a palestrante.

Após os agradecimentos da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o encontro foi encerrado coma a apresentação do Coral Sublime Louvor e um coquetel. O evento reuniu aproximadamente 115 pessoas.

Comentários