Câmara Municipal discute taxa de cemitérios e transporte intermunicipal e homenageia educadora de Embu premiada

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 22/09/2017

A Câmara de Embu das Artes aprovou na sessão na quarta-feira, dia 20, requerimento para que o governo discuta os valores das taxas cobradas pelos cemitérios municipais, apontadas como muito caras pelos moradores. Outros dois requerimentos também foram apresentados e tiveram voto favorável, o de reivindicação de criação de linha intermunicipal e de iluminação na rodovia Régis Bittencourt no trecho de Embu. No total, o Legislativo aprovou dez matérias.

Ao apresentar o requerimento - verbal - de revisão dos valores cobrados pelas empresas que passaram a administrar os cemitérios, o vereador Índio Silva (PRB) disse que é preciso discutir o problema que tem causado sofrimento ainda maior aos moradores que passam pela dor da perda de um familiar. "Que o governo possa colocar em discussão as taxas cobradas tanto pelo Cemitério dos Jesuítas como pelo do Rosário. Não podemos tapar o sol com a peneira", disse.

O vereador André Maestri (PTB) requereu, também verbalmente, que a concessionária da Régis, a Autopista Régis Bittencourt (grupo Arteris), ilumine a estrada federal no perímetro de Embu - de cerca de dez quilômetros. "Conhecemos a periculosidade no trecho para quem é pedestre e motorista e não tivemos nenhuma ação do tipo. Não é atribuição do governo municipal, mas da empresa que faz a gestão e explora, através de pedágios, a concessão", disse.

Outro requerimento aprovado foi o que cobra da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos a criação de uma linha de ônibus com ponto inicial no Jardim Laila (região do Santa Tereza). "A EMTU está virando as costas para o nosso município. Lá [Laila] tem muitos idosos, pessoas com deficiência que têm dificuldade de andar até o Jardim Vazame ou o Casa Branca [bairros com linhas próprias]", disse o vereador Edvânio Mendes (PT), autor da propositura.

Edvânio teve aprovada ainda uma moção de repúdio às empresas Pirajuçara e Miracatiba e à EMTU por demora dos ônibus em passar nos pontos e falta de acessibilidade e por deficiência na fiscalização, respectivamente. No início da sessão, a vereadora Rosângela Santos (PT) criticou a alteração do ponto final de duas linhas de Embu, das Clínicas para o Butantã, e comunicou audiência pública com o presidente da EMTU no dia 10 de outubro, às 19h, na Câmara.

A moção de aplauso aprovada foi à educadora Luana Veigas, da Escola Colibri, que figurou entre 50 finalistas do prêmio "Educador Nota 10", das fundações Victor Civitá e Roberto Marinho. Ela foi escolhida pelo projeto "Conhecendo as Aves do Entorno". "Apesar da falta de recursos, as escolas se sobressaem com educadores que têm ações diferenciadas", disse o vereador Luiz do Depósito, autor da moção com o vereador Felipe do Rancho, ambos do PMDB.

Participaram também da sessão alunos da Escola Estadual Jardim da Luz, que compareceram para apresentar reivindicações de melhorias para o bairro, por exemplo, no transporte e segurança. Recentemente, estudantes sofreram arrastão na porta da escola e tiveram celulares roubados. O grupo se reuniu com os vereadores. "Vou oficiar a Polícia Militar para que intensifique a ronda escolar", disse Doda Pinheiro, presidente da Comissão de Educação da Câmara.

Uma moção de pesar foi apresentada, pelo vereador Jefferson do Caminhão (PSDB), pela morte de Avenir Fernandes, pai da deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), aos 79 anos, no domingo, no dia 17. Na sessão, Doda destacou a presença do morador José Oliveira, que chegou a tempo para transplante após auxílio da Guarda Municipal no trânsito. O vereador convidou vereadores e público a doar sangue ao paciente, na terça-feira, no Hospital das Clínicas.

O plenário aprovou ainda quatro indicações, todas de Edvânio: implantação de academia pública de ginástica em área na rua Orion, no Jardim do Colégio; e reorganização do sistema viário no Jardim do Colégio, Nossa Senhora de Fátima e Parque Luiza. Edvânio também se manifestou sobre um juiz do Distrito Federal conceder uma liminar que permite que a homossexualidade seja tratada como doença. "É estupidez falar que opção sexual é doença", repudiou.

 

TAXA DE BOMBEIROS
Rosângela criticou o governo por enviar a empresas o carnê da taxa de combate a incêndios e requereu explicações ao dizer que o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu os municípios de cobrarem o tributo. O presidente Hugo Prado (PSB) disse que a proibição da cobrança estava restrita à cidade de São Paulo. A sessão foi suspensa em busca de consenso entre os parlamentares. Na volta de reunião, a vereadora tomou a decisão de retirar o requerimento.

 

Comentários