Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 22/09/2017

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14 de setembro, a terceira e última audiência pública antes da elaboração da minuta do projeto de lei para criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob). O encontro ocorreu no Cemur e reuniu servidores da prefeitura e membros da sociedade civil.

À ocasião, os representantes da empresa Planum – responsável pelos estudos e consultoria técnica para elaboração do PlanMob, apresentaram algumas das 91 proposições para melhorias nas áreas de mobilidade geral, acessibilidade, urbanização, educação, participação social e transporte coletivo. As proposições foram elaboradas com base nas discussões ocorridas nas audiências públicas realizadas anteriormente.

“Esta terceira audiência representa o passo mais importante da nossa empreitada iniciada há alguns meses. Apresentaremos os avanços, fruto do empenho de dezenas de profissionais que têm se dedicado, para tornar completo o PlanMob, o plano da nossa cidade”, declarou o secretário de Transportes, Dr. Gerson Pereira Brito. “Agradecemos imensamente ao prefeito Fernando Fernandes por estar atento a esta necessidade e por julgar oportuno qualificar o processo de elaboração do Plano de Mobilidade. Tenham certeza que Taboão da Serra será uma nova cidade após a finalização do PlanMob”, completou o secretário.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), estabelecida pela Lei Federal 12.587/2012, é um dos instrumentos de desenvolvimento urbano no Brasil e tem como finalidade a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e da mobilidade de pessoas e cargas. Desde 2015, o plano passou a ser requisito para que municípios com mais de 20 mil habitantes recebam recursos orçamentários federais.

“Taboão da Serra está no seleto grupo de menos de 5% dos municípios brasileiros que estão concluindo o plano de mobilidade. Taboão sai na frente e com vantagem. Isto aqui (as proposições e o PlanMob) não é a cartilha de solução dos problemas, mas é um instrumento de planejamento que dará a vocês a possibilidade de direcionar os investimentos e mais do que isto, conseguir financiamentos e para realizar estas ações”, ressaltou o engenheiro civil da Planum, Frederico Rodrigues.

PROPOSIÇÕES

As 91 proposições que farão parte da minuta do Projeto de Lei para a criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Taboão da Serra estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura de Taboão da Serra (www.ts.sp.gov.br). O morador que quiser tirar dúvidas ou encaminhar sugestões tem até o dia 03.10.2017 para manifestar sua opinião através do e-mail mobilidade@taboaodaserra.sp.gov.br. A previsão é que a minuta do Projeto de Lei esteja pronta em novembro para envio à Câmara de Vereadores para aprovação

PROJETOS

A Secretaria de Transporte de Taboão da Serra está avaliando implantar diversos projetos para melhorias da mobilidade urbana, dos quais dois merecem destaque. O primeiro é a implantação no município do sistema de pré-embarque nos terminais onde há maior concentração de passageiros.O sistema consiste na instalação de uma catraca nos pontos de ônibus de chega e partida dos circulares. A ideia é, em horários de pico, realizar a cobrança antecipada da passagem e, assim, diminuir as filas e o tempo de espera para entrar nos coletivos. Com a iniciativa, a Prefeitura espera reduzir em mais de 10 minutos o tempo de espera. Já o segundo projeto que a Secretaria está avaliando implantar é restringir o estacionamento de carros,nos horários de maior fluxo, nas vias onde houver corredores de ônibus, para assim dar mais fluidez ao tráfego.

 

Comentários