Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 17/09/2017

fototruck900

DivulgaçãoCom o apoio do Instituto CCR e da CCR ViaOeste, atividades educativas serão realizadas nos municípios de Vargem Grande, Embu das Artes, Itapevi e Araçoiaba

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco (SP), explica a experiência de uma oficina com o primeiro caminhão de fotografia do Brasil. Usar a fotografia como forma de incentivar a reflexão sobre o mundo ao redor, é exatamente o objetivo do PhotoTruck, da organização ImageMagica.

Este ano, o Ministério da Cultura e o Instituto CCR apresentam o Circuito PhotoTruck, projeto da ImageMagica realizado pela AF Imagens que leva o tema “Meu Brasil” em uma viagem de 6 meses pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, e Bahia com o objetivo de atender mais de 9 mil alunos e professores nas atividades. De 11 a 21 de setembro, os educadores do PhotoTruck pegam a estrada, com patrocínio da ViaOeste, rumo à região do interior de São Paulo, passando por instituições nas cidades de Vargem Grande, Embu das Artes, Itapevi e Araçoiaba.

A proposta do tema é estimular os alunos a despertarem um olhar crítico sobre a diversidade da cultura brasileira e a refletirem sobre a relação com o mundo em que vivem por meio das fotografias e legendas produzidas por eles. “É algo valioso mostrar para uma criança um novo olhar do mesmo lugar em que ela está todos os dias. Há uma necessidade real de olhar para o mundo em que se vive e a oficina permite dar à criança esse momento de reflexão.” Conta Levi Fanan, educador da ImageMagica, que desde 2016 viaja com o PhotoTruck pelo Brasil.

“A legenda é o momento mais desafiante para elas, já que precisam expressar em palavras o que querem dizer. Muitos alunos já tem contato com a fotografia no dia-a-dia, mas não pensam na mensagem que estão transmitindo”. E esse é o grande diferencial da oficina: unir a fotografia produzida com a mensagem que o participante quer passar, resgatando a reflexão por trás da imagem.

Feito sob medida para atividades educacionais da ImageMagica, o PhotoTruck pôs o pé na estrada pela primeira vez no ano passado, inspirado por um antigo projeto da organização, que fazia oficinas itinerantes com um ônibus, o saudoso Bumba. Hoje, a unidade móvel encanta crianças e adultos, conta com uma câmera escura, em que os participantes aprendem, na prática e brincando, como as imagens são formadas; uma cabine fotográfica para criar autorretratos, além de transportar brinquedos educativos, como caleidoscópios e taumatrópios (ou pirulitos óticos).

Para a professora Salete Aparecida de Andrade, na EM Prof. Paulo Grott, de Ponta Grossa (PR), por onde o PhotoTruck passou em 2016, “foi uma oportunidade que o alunos tiveram para conhecer na prática o mundo da fotografia. Muitos não têm acesso a esse tipo de tecnologia, mas mesmo os que têm, não sabem realmente como é produzida uma foto”.

Em cada município, os educadores do projeto visitam uma escola, centro comunitário ou praça pública, onde realizam dois dias de oficinas para 250 alunos.

A principal atividade envolve a produção de uma foto e uma legenda, criadas a partir de uma reflexão e discussão sobre um tema determinado. As imagens são feitas com o aplicativo de celular Camino, também desenvolvido com exclusividade pela ImageMagica. Para encerrar a oficina, as imagens produzidas são impressas e os alunos e professores se reúnem e se mobilizam para organizar uma grande exposição de lambe-lambes nos muros da escola.

Em 2016, o Instituto CCR ajudou a levar o PhotoTruck a 43 cidades pelo Brasil a fora, rodando mais de 10 mil km, o equivalente a uma distância entre São Paulo e Berlim. Foram mais de 7500 alunos e 450 educadores atendidos.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.