Câmara Municipal debate Educação durante audiência pública com secretário

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 17/09/2017

Na manhã desta quinta-feira, dia 14, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para debater a realidade da educação na rede pública municipal. O secretário João Medeiros participou do encontro e apresentou um documento chamado “Perspectivas e Resultados”, com os investimentos em todas as áreas da educação.

O presidente da Comissão Permanente de Educação, Eduardo Nóbrega, avaliou como positivo o encontro. “Importante debater e conhecer os números e dados da educação, temos mais de 30 mil alunos na nossa rede, é uma estrutura gigantesca, que envolve professores, diretores, pais e alunos. Nós do Poder Público temos que acompanhar de perto essa estrutura, os investimentos que vão garantir uma melhor educação para nossas crianças”.

O secretário João Medeiros fez um balanço dos investimentos realizados pela prefeitura no primeiro semestre deste ano e falou das perspectivas para a educação em 2018. “Nós apresentamos os indicadores do Brasil e fizemos uma comparação com os indicadores da educação de Taboão da Serra e fizemos uma análise comparativa sob todos os aspectos”.

Segundo o secretário, diversos temas pertinentes a educação foram debatidos com os vereadores e moradores que participaram da audiência pública. “Mostramos também a ênfase que a administração está dando para a formação dos professores, abordamos a questão das reformas e ampliações, enfim, demos um panorama geral de como está a educação pública aqui em Taboão da Serra”.

O vereador Alex Bodinho pediu ao secretário de educação reformas nas escolas Bidu e Francisco Ferreira Paz. “Temos um muro na EMI Bidu que precisa ser refeito, essa é uma reivindicação da população, peço que olhe com carinho para essa questão. Já na escola Francisco Ferreira, temos que aumentar a proteção, colocando um alambrado na divisa com o campo do Mituzi”, cobrou o vereador.

A vereadora Rita de Cássia, integrante da Comissão Permanente de Educação, ressaltou o empenho dos professores da rede municipal. “São profissionais dedicadas, essa nota do IDEB que nos enche de orgulho, é o resultado dos investimentos feito pela prefeitura e principalmente pela dedicação das nossas professoras, professores e diretoras”.

Já o vereador Cido sugeriu que seja criada uma ronda escolar nos horários de entrada e saída dos alunos. “Temos que criar esse debate na cidade, pensar em uma alternativa para dar mais segurança nas nossas escolas municipais. A PM já faz esse serviço, mas podemos pensar em algo junto com a GCM”.

O vereador Ronaldo Onishi defendeu a Educação de Taboão da Serra e lembrou os avanços conquistados nos últimos anos. “Olhamos as notas do IDEB e vemos que nossos alunos estão tendo uma boa educação. Entregamos o material escolar e o uniforme todos os anos. Veja nossa merenda, saudável, equilibrada e que atende nossas crianças”.


Todos os vereadores elogiaram o lançamento do livro Profundas Raízes, que resgata a história de Taboão da Serra. “Esse registro é fundamental para a memória da nossa cidade”, afirmou Onishi. Eduardo Nóbrega também destacou a publicação. “Recebi o livro, achei de uma grande sensibilidade, agora nossos alunos têm uma importante fonte de consulta sobre nossa história”.


Olívio Nóbrega, secretário de planejamento, disse que mesmo com a dificuldade financeira causada pela crise econômica do país, a prefeitura de Taboão da Serra não deixou de investir na reforma e ampliação de escolas, além da construção de novas unidades. “O prefeito Fernando Fernandes vem fazendo o possível e o impossível para manter os salários em dia e continuar com os investimentos na educação e apesar da crise, da diminuição dos repasses, vem cumprindo essa missão”.

A Comissão de Educação é formanda pelos vereadores Eduardo Nóbrega (presidente), Alex Bodinho (vice-presidente) e Rita de Cássia.

Comentários