Funcionários da Construtami fazem greve para pressionar por pagamentos

Por Sandra Pereira | 15/11/2010

Os 52 funcionários da Construtami, empresa terceirizada da Sabesp responsável pela realização dos serviços como ligação das redes de água e esgoto, prolongamento de ambas as redes e religação de água decretaram greve por tempo indeterminado em protesto contra o atraso no pagamento de horas extras, prêmios, insalubridade, cestas básicas e até salários. Os trabalhadores dizem que só voltam ao trabalho quando a situação for resolvida e alegam que por conta da greve os serviços de ligação de rede de água e esgoto e religação de água vão ficar parados nas cidades de Embu, Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra.

Os trabalhadores e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo denunciam que a empresa está descumprindo totalmente as leis trabalhistas, já que demitiu funcionários sem pagar rescisões, está retendo documentação e ameaçando demitir em massa os funcionários grevistas.

“Estamos sendo tratados como funcionários pela empresa. Trabalhamos direto sábado e domingos sem receber nada por isso”, denunciou um grevista em tom de revolta.

Um outro disse que a população das três cidades atendidas pela empresa já estão sentindo o acúmulo do serviço. Ele avisa que a situação vai se agravar já que os trabalhos só serão retomados após a empresa regularizar os pagamentos.

“A empresa não quer negociar com a gente. Somos pais de família e não podemos aceitar trabalhar de graça”, reclamou outro grevista.

Nesta sexta-feira eles fizeram passeata nas imediações da empresa e no final organizaram um piquete com direito até a churrasco na porta da empresa. Do lado de dentro os diretores se recusaram a conversar com os funcionários e o sindicato da categoria e agiam como se nada estivesse acontecendo, aumentando ainda mais a indignação dos grevistas.

A assessora de massa do Sindicato, Raída Alves Ferreira, afirmou que a entidade esteve na empresa e constatou as irregularidades anunciadas pelos funcionários. Ela disse que o sindicato está apoiando o movimento e adotando as medidas cabíveis para que a Construtami venha a cumprir com suas obrigações trabalhistas.

“A Sabesp está fazendo os repasses devidos para a empresa. Mas, a Construtami não está honrando as suas obrigações com os funcionários”, revelou.

O engenheiro Amauri recebeu a nossa reportagem na empresa e disse que não estava autorizado a dar entrevistas sobre o assunto.
A Construtami não quis se pronunciar a respeito a Sabesp que está tomando todas as providências para que a população continue a ser plenamente atendida em suas necessidades. Para tanto está providenciando o remanejamento  de suas equipes operacionais para que nenhuma solicitação, em qualquer das áreas citadas no corpo da reclamação,  deixe de ser atendida.

A Sabesp declarou que se houver necessidade, tomará medidas legais para que a situação seja normalizada, seguindo as cláusulas contratuais vigentes e garantiu que cumpre rigorosamente em dia os prazos de pagamento estipulados no contrato. Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4

Comentários