Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

GM de Itapecerica da Serra forma 70 novos “Soldados Guardas Mirins”

Por Luciana Santos | 13/09/2017

gm

DivulgaçãoA instituição tem como objetivo formar jovens que buscam um mundo melhor, através do nosso curso pré-militar, onde tem como base funda mental a hierarquia e disciplina

No próximo dia 23 de setembro, a Guarda Mirim da Zona Sul de Itapecerica da Serra, irá realizar a formatura da “Turma 2016 e 2017”, 70 formandos serão nomeados Soldados Guardas Mirins. A solenidade será realizada no Ginásio de Esporte de Itapecerica e contará com a presença do Comandante Geral PM Eduardo de Jesus Barbosa, de autoridades municipais, civis e militares.


Criada em 1999, a instituição pré-militar está localizada na Estrada de Itapecerica, nº 8629, Parque Fernanda, e atende os municípios de Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu Guaçu. A instituição atende jovens e adolescentes entre 10 e 17 anos e tem como objetivo orientar e formar jovens e adolescentes como cidadãos, trabalhando o Civismo, o Esporte, a Educação, a Iniciação Profissional e a Disciplina.


Hoje a instituição possui 130 crianças que estão em formação, sendo que 50% delas já estão firmadas, 10% estão estagiando e 40% são alunos.


Esse ano também foi lançado o projeto Bombeiro Mirim, nele existem 70 crianças entre 10 e 13 anos. Elas também recebem formação militar e recebem as mesmas palestras e cursos básicos que ajudam na formação de bons cidadãos.
A instituição tem como objetivo formar jovens que buscam um mundo melhor, através do nosso curso pré-militar, onde tem como base funda mental a hierarquia e disciplina


“Nosso objetivo não é só o encaminhamento para estágio, pois se agíssemos assim estaríamos agindo como uma agencia de emprego. Nosso objetivo é formar jovens que buscam um mundo melhor”, disse o Sub Cmt Ten Cel Santana.
O curso pré-militar tem como base fundamental a hierarquia e disciplina. A educação é um dos requisitos bases devendo estar matriculados e ter boas notas, além de disciplina (ser responsável, educado, cumprir normas e regas dentro e fora da instituição.


Além da preparação militar os alunos também têm cursos com o objetivo de capacitar jovens a serem líderes e multiplicadores de conhecimento.


A instituição oferece palestras com psicólogos e pedagogos, cursos na área militar e cursos profissionalizantes.


Aulas de Educação Ambiental (aula pratica e teóricas); Psicologia e pedagogia (aula de auto-estima, comportamento humano, autocontrole, orientação sexual); Aulas Educação Física, Educação Moral e Cívica; Noções básicas de Ciências Jurídicas (E.C.A., Código Penal, Código Civil, Código do Consumidor etc.); Regulamento Institucionais: Regulamento Disciplinar, Regulamento de Continências, Regulamento de Ordem Unida e Diretriz Institucional (regimento interno); Noções básicas de legislação de trânsito urbano; Prevenção e Resistência ao uso de Drogas e Violência; Primeiros Socorros; Segurança do trabalho; Higiene e saúde e orientação sexual com médico ginecologista; C.I.P.A. (comissão interna de prevenção de acidentes); Defesa pessoal; (capoeira); Aulas de Música: Instrumental e vocal; Formação similar à dos escoteiros, desbravadores e grupos semelhantes. (Acampamentos, curso de sobrevivência na mata); Passeios recreativos, culturais e esportivos; Fornecemos 02 (duas) refeições.


Existe uma parceria realizada com empresários que conhecem o trabalho da instituição e que recrutam jovens que concluem cursos e já saem com oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Jovens com mais de 14 anos e que já concluíram os cursos aguardam vagas na condição de “jovem aprendiz”.


Os alunos que realmente desejam seguir a carreira militar e desejar ser um Soldado têm que chegar lá através de seus esforços e participar dos cursos existentes (Curso de Formação de Soldado GM, Prova de Cabo GM, Curso de Formação de Sargento GM e Curso de Formação de Oficiais GM).


Quem deseja fazer parte da instituição deve providenciar os seguintes documentos: 2 fotos 3 por quatro com camiseta branca; cópia da certidão de nascimento; cópia do RG; cópia do CPF; declaração original da escola, informando a escolaridade e o período em que estuda; cópia do cartão de vacina; cópia do comprovante de endereço; um atestado médico informando que você está em plena saudade para realizar aulas de educação físicas e defesa pessoal.


Os documentos têm prazo de 30 dias para serem entregues após o início do curso.


Qualquer dúvida ou informação entrar em contato com a administração através do 5823-0276 ou no WhatsApp 97011-4351.

 

21/06/2018

Educadores participam de reunião pedagógica do Projeto Escola Arteris

O Projeto Escola e o Programa Viva Meio Ambiente, desenvolvidos pela Arteris Régis...

20/06/2018

Professor de Embu realiza exposição de pinturas em telas

Alunos da Escola Estadual Rubem Carlos Ludwig realizaram no último dia 9 uma exposição de...

18/06/2018

Projeto realizado em Embu foi tema de conferência nos EUA

Desde 2015, uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Embu das Artes...

18/06/2018

Professora é homenageada por ex-alunos em escola de Embu das Artes

A professora aposentada Mércia Ramos, de 64 anos, recebeu uma surpresa emocionante de ex-alunos...

15/06/2018

Prazo de inscrição no SISU 2018 se encerra nesta sexta-feira, 15

O prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se encerra nesta sexta-feira (15)....

11/06/2018

Prefeitura assina convênio com Mackenzie para formação continuada do ensino

Um convênio entre a Prefeitura de Embu das Artes e a Universidade Mackenzie, para o...

04/06/2018

Câmara de Taboão recebe a visita de alunos do Colégio Adventista

Por Folha do Pirajuçara

Alunos da Escola Adventista de Taboão da Serra visitaram a Câmara...

21/06/2018

Corpo aguarda identificação no IML para não ser sepultado como indigente

O corpo de um homem que foi assassinado na última sexta-feira (15) em Juquitiba está sem...

21/06/2018

Educadores participam de reunião pedagógica do Projeto Escola Arteris

O Projeto Escola e o Programa Viva Meio Ambiente, desenvolvidos pela Arteris Régis...

21/06/2018

Homem é preso após efetuar disparos para o alto em Taboão da Serra

Um homem foi preso em flagrante no último domingo (17), após efetuar disparos para o alto na...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.