Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Fumar muda células pulmonares, preparando-as para desenvolver câncer

Por Outro autor | 12/09/2017

fumar

DivulgaçãoDepois de 10 dias, as células começam a mudar sua expressão genética, um processo conhecido como mudança epigenética

A exposição crônica à fumaça de cigarro pode mudar as células dos pulmões ao longo do tempo, tornando-as mais vulneráveis a doenças e preparando-as para desenvolver câncer.


O artigo publicado pela revista especializada Cancer Cell é baseado em experimentos de laboratório com células pulmonares que foram expostas de forma à fumaça de cigarro, o equivalente a pessoas que fumam de 20 a 30.


Depois de 10 dias, as células começam a mudar sua expressão genética, um processo conhecido como mudança epigenética. Mas demorou dez meses para que essas mudanças fossem suficientes para aumentar as possibilidades de desenvolver câncer.
"Quando você está fumando, cria um substrato de mudanças epigenéticas que hipoteticamente aumenta suas possibilidades para desenvolver câncer de pulmão", disse o coautor do estudo Stephen Baylin, codiretor do programa Cancer Biology Universidade Johns Hopkings.


"Se você não é fumante, seu risco de câncer de pulmão é muito baixo", disse o acadêmico.
Estas anomalias epigênicas desativam uma série de genes que são necessários para ajudar a proteger as células normais do desenvolvimento do câncer.


O fato de que as mudanças epigenéticas não alterem ou mutem a sequência dos genes do DNA básico sugere que há esperança para as pessoas que querem parar de fumar.


"Este trabalho sugere a possibilidade de que, diferentemente das mutações, que são muito difíceis de reverter, se você parar de fumar em certo momento e por determinado tempo, você tem chance de diminuir matematicamente as suas possibilidades de que ocorram mudanças epigenéticas", disse Michelle Vaz, coautora do estudo e pesquisadora da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.


“A hipótese é que há potencialmente mudanças reversíveis que estão contribuindo para o desenvolvimento de certo tipo de cânceres de pulmão”, indicou.

21/09/2018

Taboão da Serra atinge meta de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra divulgou o balanço final da Campanha de vacinação...

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.