Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadora Priscila Sampaio promove ações em Semana de Valorização da Vida

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 10/09/2017

priscila900

Divulgação Vereadora Priscila Sampaio defendeu em evento na Câmara  que é preciso aumentar debate sobre suicídio e ajudar a prevenir casos

Uma ampla discussão sobre suicídio, com foco na educação, acolhimento e prevenção, marcou a realização da 1ª Semana de Valorização da Vida, projeto de lei de autoria da vereadora Priscila Sampaio (PRB), que deve acontecer no mês setembro, quando se faz campanhas de prevenção aos casos de suicídio. Em cumprimento a lei a vereadora realizou blitzes com abordagem de várias pessoas na cidade e organizou palestras sobre o tema na quarta-feira, 6.

“O suicídio ainda é um tabu. As pessoas sentem medo de falar sobre o assunto. Apesar de ser um tema muito delicado é preciso falar e orientar desde a infância, de forma preventiva e com informações que vão ajudar as pessoas. Nós ajudamos a divulgar o setembro amarelo e levamos informações sobre prevenção, inclusive mostrando que a fé é um caminho para cura”, afirmou a vereadora Priscila Sampaio.

A professora Doutora da USP, Elaine Gomes dos Reis Alves, membro do laboratório de estudos sobre a morte, orientou que é preciso abandonar o tabu que o envolve o tema do suicídio e tratar o assunto às claras, prestando atenção aos sintomas que vão desde a depressão, desvalorização da vida e supervalorização dos problemas e emoções negativas. A especialista orientou que é preciso acolher, estender mão para ajudar, levando esperança às potenciais vítimas.

“Quem convive com pessoas que falam em se matar tem que dizer o quanto essa pessoa é importante. O suicida acredita verdadeiramente que a vida dos outros vai ficar melhor sem ele. Eles acreditam que não farão falta, que as pessoas o esquecerão rapidamente. Eles se sentem um fardo e é preciso dizer que não são. O suicídio marca uma família e não fica só numa geração. O risco de repetição é muito alto”, explicou a especialista.

A professora rebateu a ideia constante de que falar sobre o suicídio aumenta o número de casos afirmando que essa é a melhor forma de prevenir, já que é possível falar quais são os sinais. “Um sinal muito forte é esse: quem fala faz. E se não fizer está pedido ajuda. Então ajude. Outro sinal é ficar dizendo o tempo todo que ela precisa desaparecer, postar no face ou nas redes sociais que tá difícil, que a vida da pesada, que não acordar no dia seguinte isso tudo é sinal”, ensina.

A professora relatou que graças a uma parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Facebook permite que as pessoas informem na postagem de alguém que está pensando em se matar. É preciso acionar a ferramenta denunciar para encontrar as várias possibilidades, entre elas o suicídio.

“Bastar clicar em suicídio e você terá feito a denúncia. O denunciante receberá orientações do CVV e o denunciado será contatado pelo CVV por meio do face. Ponto para o CVV, ponto para o face, ponto para você que denunciou e estará ajudando a salvar uma vida”, comemora.

Elaine Gomes dos Reis Alves explica que o suicídio tem muitas causas, e não existe culpado. “Quando alguém se mata a gente quer saber quem foi o responsável por aquilo. A verdade é que não existem culpados. O suicídio é resultado das construções feitas ao longo da vida”, finaliza.

11/10/2018

Aprígio comemora vitória e diz que trará melhorias para Taboão

O recém-eleito deputado estadual, José Aprígio, do Podemos, disse em entrevista coletiva nesta...

10/10/2018

Após derrota de aliados, Ney retorna à Prefeitura depois de pedir afastamento

O prefeito da cidade de Embu das Artes, Ney Santos, que estava afastado do cargo há mais de 30...

08/10/2018

Vereador Cido realiza Semana de Combate a Pedofilia em Taboão da Serra

A Semana de Combate a Pedofilia foi realizada pelo terceiro ano consecutivo vez em Taboão da...

07/10/2018

Eleitores de Embu das Artes enfrentam problemas com biometria

07/10/2018

Geraldo Cruz perde eleição de deputado estadual após dois mandatos

O deputado estadual Geraldo Cruz perdeu a eleição neste domingo, dia 7, com 36.111 votos, após...

07/10/2018

Taboão da Serra inicia limpeza das ruas momentos após o fim da votação

Poucos instantes após o encerramento da votação do 1º turno da eleição de 2018, um verdade time...

07/10/2018

Aprígio é eleito deputado estadual e Taboão terá 2 representantes na Alesp

O ex-vereador de Taboão da Serra e candidato a prefeito em duas ocasiões, José Aprígio, foi...

07/10/2018

Bolsonaro e Haddad decidirão eleição para presidente no segundo turno

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) decidirão no segundo turno quem será o...

15/10/2018

Restaurante Popular celebra o Dia da Alimentação na próxima terça-feira, 16

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vai celebrar o...

14/10/2018

Fim trágico: corpo do pequeno Bryan é achado por moradores em rio de Juquitiba

O corpo do pequeno Bryan, que estava desaparecido desde o dia 12, em Juquitiba, foi localizado...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.