Time de futebol americano da cidade cresce e busca oficialização e projeto de escolinha

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 20/08/2017

Uma história que começou a ser construída no campo de várzea do Jardim Sampaio, em Itapecerica da Serra, no ano de 2015, está prestes a ganhar novas páginas. Depois de reunir alguns amigos para compartilhamento de fundamentos do esporte com bola oval (futebol americano), o Itapecerica Greens virou time, tem evoluído nas competições e hoje trabalha para se tornar empresa e criar sua primeira escolinha de base.

“Jogávamos em times de São Paulo e devido ao cansaço com as longas viagens para os treinos resolvemos conversar com alguns amigos, passamos a treinar e assim surgiu o Itapecerica Greens”, revela o presidente André Mendes, 21 anos, que entrou para o esporte ao acompanhar amigos em competições pela capital.

Desde sua fundação em abril de 2015, o Itapecerica Greens só tem evoluído. De um início tímido com menos de cinco amigos estão atualmente com 33 atletas (meta é atingir 50 ainda este ano). “Conquistar adeptos, parceiros, retirar o CNPJ e colocar em ação uma escolinha de base para a formação de novas gerações, estão entre as nossas prioridades”, destaca Mendes.

Da primeira experiência em Campeonato em 2016, pela APFA, à atual no Campeonato da Federação de Futebol Americano de São Paulo (FEFASP), o time deu uma virada de 180 graus. Saiu de cinco derrotas e uma vitória (2016) para duas derrotas e cinco vitórias, consecutivas, até o momento.

“São gois grupos (Norte e Sul), estamos em segundo no nosso grupo (Norte), somos o melhor ataque, a terceira melhor defesa, a maior pontuação, o segundo melhor no geral, só atrás da Portuguesa”, revela o vice-presidente João Araguaia, 36 anos, jogador que entrou para o esporte por indicação da tia do time, Amarilda Pimentel, então colega de trabalho.

Para sobreviver em um esporte com visibilidade crescente no país, dados da ESPN revelam que a audiência do futebol americano entre 2013 e 2016 cresceu 800%, o time conta com parcerias. “O futebol americano vai se profissionalizar cada vez mais aqui no Brasil, é uma oportunidade para o jovem conhecer o esporte na nossa cidade e crescer com o time que está crescendo também”, ressalta Araguaia.

Primeira parceira do time, Amarilda Pimentel, 52, atua na gestão administrativa e revela que assumiu o grupo ao acompanhar o filho (Mendes) nas competições. “Eles são a juventude que eu não tive, considero a minha família, vejo-os nessa luta e não consigo mais me ver distante”, disse Amarilda.

Entre os demais parceiros, o Itapecerica Greens tem em sua lista de agradecimentos a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra, a empresa de tecnologia Shizennet (responsável pela produção do site a ser divulgado em breve), a Academia Nova Studium (com desconto para os jogadores treinarem fisicamente) e o fotografo Yan Badachu (que colabora com as imagens das competições).

Esporte coletivo, o futebol americano é disputado por dois times com 11 jogadores cada um. A equipe detentora da posse de bola é classificado como de ataque (ofensivo) e o adversário como defesa (defensivo). A meta do time ofensivo é avançar pelo campo através de corridas ou passes até cruzar a linha de gol e atingir a área chamada end zone (zona final). Desafio do time defensivo é parar o ataque e retomar a posse de bola. Assim que o time de ataque marca pontos ou perde a posse de bola, os times invertem os papeis.

Como é tradição na modalidade, o Itapecerica Greens carrega em seu título o nome da cidade. Mas, vai além ao carregar o verde presente no município protegido pela Lei dos Mananciais. Seu elenco tem atletas dos mais variados; em idade, 16 aos 36 anos, altura 1.60 aos 1.96, e tipo físico, dos magrinhos aos gordinhos.

“No começo do ano eu comprei uma bola, daí chegaram uns parentes da Bahia e eu tentei explicar o esporte. Foi engraçado porque meu pai ligou em casa e disse que viu um pessoal jogando futebol americano; aí eu vim com a minha bola e comecei a jogar”, disse Felipe Ferreira, 24 anos, um dos mais altos da turma, 1.96, que revela o sonho de chegar à Seleção Brasileira de Futebol Americano.

Para participar do Itapecerica Greens é preciso ter mais de 16 anos e comparecer aos treinos semanalmente (sábado das 14h às 17h), no mesmo campo onde começaram, no Jardim Sampaio. Outra possibilidade é acompanhar uma rodada, completa, in loco (dias 17 de setembro e 1 de outubro), em local a ser definido. Mais informações na fanpage oficial do time.

Comentários