Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Esporte

Time de futebol americano da cidade cresce e busca oficialização e projeto de escolinha

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 20/08/2017

futebolamericanoitapec

Time de futebol americano da cidade cresce e busca oficialização e projeto de escolinha

Uma história que começou a ser construída no campo de várzea do Jardim Sampaio, em Itapecerica da Serra, no ano de 2015, está prestes a ganhar novas páginas. Depois de reunir alguns amigos para compartilhamento de fundamentos do esporte com bola oval (futebol americano), o Itapecerica Greens virou time, tem evoluído nas competições e hoje trabalha para se tornar empresa e criar sua primeira escolinha de base.

“Jogávamos em times de São Paulo e devido ao cansaço com as longas viagens para os treinos resolvemos conversar com alguns amigos, passamos a treinar e assim surgiu o Itapecerica Greens”, revela o presidente André Mendes, 21 anos, que entrou para o esporte ao acompanhar amigos em competições pela capital.

Desde sua fundação em abril de 2015, o Itapecerica Greens só tem evoluído. De um início tímido com menos de cinco amigos estão atualmente com 33 atletas (meta é atingir 50 ainda este ano). “Conquistar adeptos, parceiros, retirar o CNPJ e colocar em ação uma escolinha de base para a formação de novas gerações, estão entre as nossas prioridades”, destaca Mendes.

Da primeira experiência em Campeonato em 2016, pela APFA, à atual no Campeonato da Federação de Futebol Americano de São Paulo (FEFASP), o time deu uma virada de 180 graus. Saiu de cinco derrotas e uma vitória (2016) para duas derrotas e cinco vitórias, consecutivas, até o momento.

“São gois grupos (Norte e Sul), estamos em segundo no nosso grupo (Norte), somos o melhor ataque, a terceira melhor defesa, a maior pontuação, o segundo melhor no geral, só atrás da Portuguesa”, revela o vice-presidente João Araguaia, 36 anos, jogador que entrou para o esporte por indicação da tia do time, Amarilda Pimentel, então colega de trabalho.

Para sobreviver em um esporte com visibilidade crescente no país, dados da ESPN revelam que a audiência do futebol americano entre 2013 e 2016 cresceu 800%, o time conta com parcerias. “O futebol americano vai se profissionalizar cada vez mais aqui no Brasil, é uma oportunidade para o jovem conhecer o esporte na nossa cidade e crescer com o time que está crescendo também”, ressalta Araguaia.

Primeira parceira do time, Amarilda Pimentel, 52, atua na gestão administrativa e revela que assumiu o grupo ao acompanhar o filho (Mendes) nas competições. “Eles são a juventude que eu não tive, considero a minha família, vejo-os nessa luta e não consigo mais me ver distante”, disse Amarilda.

Entre os demais parceiros, o Itapecerica Greens tem em sua lista de agradecimentos a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra, a empresa de tecnologia Shizennet (responsável pela produção do site a ser divulgado em breve), a Academia Nova Studium (com desconto para os jogadores treinarem fisicamente) e o fotografo Yan Badachu (que colabora com as imagens das competições).

Esporte coletivo, o futebol americano é disputado por dois times com 11 jogadores cada um. A equipe detentora da posse de bola é classificado como de ataque (ofensivo) e o adversário como defesa (defensivo). A meta do time ofensivo é avançar pelo campo através de corridas ou passes até cruzar a linha de gol e atingir a área chamada end zone (zona final). Desafio do time defensivo é parar o ataque e retomar a posse de bola. Assim que o time de ataque marca pontos ou perde a posse de bola, os times invertem os papeis.

Como é tradição na modalidade, o Itapecerica Greens carrega em seu título o nome da cidade. Mas, vai além ao carregar o verde presente no município protegido pela Lei dos Mananciais. Seu elenco tem atletas dos mais variados; em idade, 16 aos 36 anos, altura 1.60 aos 1.96, e tipo físico, dos magrinhos aos gordinhos.

“No começo do ano eu comprei uma bola, daí chegaram uns parentes da Bahia e eu tentei explicar o esporte. Foi engraçado porque meu pai ligou em casa e disse que viu um pessoal jogando futebol americano; aí eu vim com a minha bola e comecei a jogar”, disse Felipe Ferreira, 24 anos, um dos mais altos da turma, 1.96, que revela o sonho de chegar à Seleção Brasileira de Futebol Americano.

Para participar do Itapecerica Greens é preciso ter mais de 16 anos e comparecer aos treinos semanalmente (sábado das 14h às 17h), no mesmo campo onde começaram, no Jardim Sampaio. Outra possibilidade é acompanhar uma rodada, completa, in loco (dias 17 de setembro e 1 de outubro), em local a ser definido. Mais informações na fanpage oficial do time.

14/09/2017

Judoca taboanense foi terceiro colocado no Campeonato Paulista Aspirante fase fi

O judoca taboanense, Isac Silva Nepomuceno, que tem o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra,...

01/09/2017

Atleta de Taboão conquista medalha de ouro na Copa América de Bocha Adaptada

A atleta taboanense Evani Calado da Associação Paradesportiva para Todos (APT) que tem o apoio...

31/08/2017

Secretaria de Esportes realiza 1ª Copinha Taboanense de Karatê no Cepim

A Secretaria de Esportes e Lazer de Taboão da Serra realizou no último domingo, dia 27, a 1ª...

20/08/2017

Time de futebol americano da cidade cresce e busca oficialização e projeto de es

Uma história que começou a ser construída no campo de várzea do Jardim Sampaio, em Itapecerica...

13/08/2017

Gêmeas de Taboão são destaque nas competições de Karatê

As gêmeas do Karatê!! Assim são conhecidas Yasmin Andrade e Gabrielli Andrade, alunas do sensei...

06/08/2017

Abertas inscrições para a 28ª Corrida do Fogo Simbólico

Os participantes se concentrarão do km 276 da Rodovia Régis Bittencourt (Posto 22), de onde...

27/07/2017

Sub-16 de Itapecerica conquista o terceiro lugar na 1ª Copa da Paz de Avaré

A seleção Sub-16 da escolinha de futebol da Prefeitura de Itapecerica da Serra conquistou o...

26/07/2017

Gêmeas do karatê de Taboão são convidadas do programa Encontro na rede Globo

Gêmeas de Taboão Yasmim e Gabriele Andrade, campeãs no karatê foram umas das convidadas do...

19/07/2017

Prefeitura de Embu avança na renovação do Programa Segundo Tempo

A Prefeitura de Embu das Artes passou pela 1ª fase de seleção para renovação do convênio com o...

14/07/2017

Cannab’s é o campeão do 22° Campeonato Municipal de Veteranos-35

Com jogadas vistosas e um futebol organizado, o time do Cannab’s sagrou-se campeão de forma...

21/09/2017

Rapaz confunde carro e é morto por agente penitenciário em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário pensou que seria vítima de um assalto, atirou em homem que estava...

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

21/09/2017

Embu Summer Fest acontece em dezembro e venda de ingressos começa dia 20

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, a A Luz Eventos realiza em Embu das Artes/SP o Embu Summer...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.