Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Esporte

Time de futebol americano da cidade cresce e busca oficialização e projeto de escolinha

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 20/08/2017

futebolamericanoitapec

Time de futebol americano da cidade cresce e busca oficialização e projeto de escolinha

Uma história que começou a ser construída no campo de várzea do Jardim Sampaio, em Itapecerica da Serra, no ano de 2015, está prestes a ganhar novas páginas. Depois de reunir alguns amigos para compartilhamento de fundamentos do esporte com bola oval (futebol americano), o Itapecerica Greens virou time, tem evoluído nas competições e hoje trabalha para se tornar empresa e criar sua primeira escolinha de base.

“Jogávamos em times de São Paulo e devido ao cansaço com as longas viagens para os treinos resolvemos conversar com alguns amigos, passamos a treinar e assim surgiu o Itapecerica Greens”, revela o presidente André Mendes, 21 anos, que entrou para o esporte ao acompanhar amigos em competições pela capital.

Desde sua fundação em abril de 2015, o Itapecerica Greens só tem evoluído. De um início tímido com menos de cinco amigos estão atualmente com 33 atletas (meta é atingir 50 ainda este ano). “Conquistar adeptos, parceiros, retirar o CNPJ e colocar em ação uma escolinha de base para a formação de novas gerações, estão entre as nossas prioridades”, destaca Mendes.

Da primeira experiência em Campeonato em 2016, pela APFA, à atual no Campeonato da Federação de Futebol Americano de São Paulo (FEFASP), o time deu uma virada de 180 graus. Saiu de cinco derrotas e uma vitória (2016) para duas derrotas e cinco vitórias, consecutivas, até o momento.

“São gois grupos (Norte e Sul), estamos em segundo no nosso grupo (Norte), somos o melhor ataque, a terceira melhor defesa, a maior pontuação, o segundo melhor no geral, só atrás da Portuguesa”, revela o vice-presidente João Araguaia, 36 anos, jogador que entrou para o esporte por indicação da tia do time, Amarilda Pimentel, então colega de trabalho.

Para sobreviver em um esporte com visibilidade crescente no país, dados da ESPN revelam que a audiência do futebol americano entre 2013 e 2016 cresceu 800%, o time conta com parcerias. “O futebol americano vai se profissionalizar cada vez mais aqui no Brasil, é uma oportunidade para o jovem conhecer o esporte na nossa cidade e crescer com o time que está crescendo também”, ressalta Araguaia.

Primeira parceira do time, Amarilda Pimentel, 52, atua na gestão administrativa e revela que assumiu o grupo ao acompanhar o filho (Mendes) nas competições. “Eles são a juventude que eu não tive, considero a minha família, vejo-os nessa luta e não consigo mais me ver distante”, disse Amarilda.

Entre os demais parceiros, o Itapecerica Greens tem em sua lista de agradecimentos a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra, a empresa de tecnologia Shizennet (responsável pela produção do site a ser divulgado em breve), a Academia Nova Studium (com desconto para os jogadores treinarem fisicamente) e o fotografo Yan Badachu (que colabora com as imagens das competições).

Esporte coletivo, o futebol americano é disputado por dois times com 11 jogadores cada um. A equipe detentora da posse de bola é classificado como de ataque (ofensivo) e o adversário como defesa (defensivo). A meta do time ofensivo é avançar pelo campo através de corridas ou passes até cruzar a linha de gol e atingir a área chamada end zone (zona final). Desafio do time defensivo é parar o ataque e retomar a posse de bola. Assim que o time de ataque marca pontos ou perde a posse de bola, os times invertem os papeis.

Como é tradição na modalidade, o Itapecerica Greens carrega em seu título o nome da cidade. Mas, vai além ao carregar o verde presente no município protegido pela Lei dos Mananciais. Seu elenco tem atletas dos mais variados; em idade, 16 aos 36 anos, altura 1.60 aos 1.96, e tipo físico, dos magrinhos aos gordinhos.

“No começo do ano eu comprei uma bola, daí chegaram uns parentes da Bahia e eu tentei explicar o esporte. Foi engraçado porque meu pai ligou em casa e disse que viu um pessoal jogando futebol americano; aí eu vim com a minha bola e comecei a jogar”, disse Felipe Ferreira, 24 anos, um dos mais altos da turma, 1.96, que revela o sonho de chegar à Seleção Brasileira de Futebol Americano.

Para participar do Itapecerica Greens é preciso ter mais de 16 anos e comparecer aos treinos semanalmente (sábado das 14h às 17h), no mesmo campo onde começaram, no Jardim Sampaio. Outra possibilidade é acompanhar uma rodada, completa, in loco (dias 17 de setembro e 1 de outubro), em local a ser definido. Mais informações na fanpage oficial do time.

18/01/2018

Futebol de base de Itapecerica da Serra avança para segunda fase da Sanca Cup 20

Com três vitórias consecutivas na fase classificatória da Copa São Carlos de Futebol (Sanca...

18/01/2018

Futebol de base de Itapecerica da Serra avança para segunda fase da Sanca Cup 20

Com três vitórias consecutivas na fase classificatória da Copa São Carlos de Futebol (Sanca...

11/01/2018

CATS perde para o Joinville e é eliminado da Copa São Paulo Júnior

O CATS (Clube Atlético de Taboão da Serra) foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O...

07/01/2018

CATS empata pela segunda vez e deixa resultado em aberto na Copinha

O Clube Atlético Taboão da Serra (CATS) empatou pela segunda vez na Copinha e terá de vencer o...

04/01/2018

Lutador de Jiu-Jitsu vai a campeonato Europeu representar Taboão da Serra

O Campeonato Europeu é uma das competições mais importantes para o Jiu-Jitsu e, este ano, ele...

04/01/2018

Cats estréia na Copinha e empata com São Paulo Crystal

O Clube Atlético de Taboão da Serra (CATS) estreou na Copa São Paulo de Fut

21/12/2017

Atletas do Cats foram pentacampeãs da Copa América de futsal feminino

A goleira Marielle Theiss, a ala Luana Moura e o preparador de goleiras Alexandre Chizzotti, do...

21/12/2017

Deputada Analice consegue equipamento esportivo para Taboão

O prefeito Fernando Fernandes assinou convênio com o governo do Estado, dia 14 de dezembro, no...

20/12/2017

Craques do Ano premia destaques do futebol de campo e futsal taboanense em 2017

Com o objetivo premiar os melhores jogadores, treinadores, goleiros, artilheiro e equipes...

15/12/2017

Secretaria de Esportes de Taboão realizou 1º Festival infanto-juvenil de Capoeir

Com o objetivo de divulgar e colocar a modalidade no calendário esportivo do município, a...

19/01/2018

“Corrida e Caminhada Taboão pela Paz” reúne centenas de atletas

A primeira edição da “Corrida e Caminhada Taboão pela Paz” na região do Jardim São Judas...

19/01/2018

Motoristas realizam protesto em frente à Prefeitura de São Paulo

Motoristas da Embu das Artes, Itapecerica, Taboão da Serra e região realizaram uma manifestação...

19/01/2018

Secretaria de Transportes convoca motoristas para inspeção veicular

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), por meio do Departamento de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.