Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Mulheres vítimas de violência emocionaram público em Audiência da Comissão de Direitos Humanos

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 17/08/2017

b

Divulgação A violência contra a mulher ganhou rosto, voz e vez no plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra, nesta quinta-feira, 17, durante a audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, presidida pela vereadora Priscila Sampaio. Moradoras de Taboão vítimas de violência contaram os abusos sofridos de ex-parceiros durante anos de casamento. Elas se emocionaram, relembraram a dor, incentivaram outras mulheres a abandonar o ciclo da violência e mandaram um recado de basta aos agressores. Em vários momentos os participantes se emocionaram com os relatos das vítimas.

O tema da audiência foi a violência e o empoderamento feminino. Nela, as mulheres foram incentivadas a denunciar os agressores para pôr um fim no comportamento violento. Os vereadores José Aparecido Alves, o Cido, professor Moreira e Rita de Cássia participaram da audiência e defenderam o fim da violência.

A presidente da Comissão, Priscila Sampaio, fez coro ao empoderamento feminino, elogiou a atuação da coordenadoria da Mulher e da GCM na defesa das vítimas de violência em Taboão e incentivou as vítimas a romper o ciclo de abusos.  Ela argumentou que os homens não estão na vida das mulheres para mandar nelas. Questionou o senso comum, que faz parecer ser normal a violência doméstica e o uso da força as vítimas.

"A mulher não deve aceitar nenhum tipo de violência seja ela física, sexual ou moral. A mulher tem que ser respeitada. Nós trabalhamos, estudamos, nos capacitamos e não tem razão para ficar justificando o uso das nossas roupas. É preciso encontrar a força para superar esses relacionamentos falidos e com ciclo de violência”, defendeu.

“Sofri violência por 21 anos”, contou uma mulher. “Fui casada oito anos. Depois, decidi fazer faculdade e um dia quando voltei meu marido bateu na minha cara na frente dos meus filhos”, desabafou outra. “Enfrentei violência emocional, física e psicológica por dois anos. Fui julgada por amigos e familiares e encontrei na Coordenadoria da Mulher a ajuda necessária para sair dessa situação. Fui empurrada de uma escada de 70 degraus depois que um vizinho me deu bom dia quando eu estendia roupa. O agressor me bateu, cortou com uma faca quebrou meu celular para não pedir socorro e só fiquei viva porque me escondi no quarto de onde usei o computador pra pedir socorro. A GCM veio prendeu ele e me socorreu", relatou uma outra vítima.

Todos os participantes da audiência se sensibilizaram com o relato das vítimas. O vereador professor Moreira lamentou os efeitos do machismo na sociedade e a violência sofrida pelas mulheres. Ele contou um caso de violência que presenciou e interviu, na rua onde trabalhava, quando um homem espancou a esposa, que levava o filho deles no  bebê nos braços, com um pedaço de madeira. Moreira relatou que toda a vizinhança observava a agressão na varanda de suas casas e ele se meteu na briga e retirou a mulher.

"Vocês foram destemidas e muito corajosas de vir aqui contar o que houve com vocês", sintetizou Moreira.

 Já o vereador José Aparecido Alves lembrou que as crianças e adolescentes costumam ser abusadas por pessoas da família ou muito próximas a elas.  "A pedofilia é mal grave e precisa ser combatida em cada equipamento público. Temos que prevenir esse crime cruel e evitar que as nossas crianças continuem sofrendo. Todos devemos dar as mãos contra a pedofilia", sustentou.

A corregedora da GCM, Sandra Fidélis Leite Baudusco, falou da importância da implantação da ronda Guardiã Maria da Penha, que vai ser realizada pela GCM e vai ajudar as vítimas de violência. 

A coordenadora dos Diretos da Mulher de Taboão, Sueli Amoedo, lembrou que a Lei Maria da Penha não veio para punir homens, e sim os agressores. Ela apresentou um balanço das ações que ajudam no enfrentamento da violência e reforçou que o projeto Tempo de Despertar, que nasceu em Taboão da Serra, se tornou referência e agora está sendo implantado com muito sucesso em várias cidades. A coordenadora lamentou os casos de feminicídio e propôs pacto contra a violência. Sem conseguir conter as lágrimas  coordenadora relatou os casos mais marcantes que a equipe da coordenadoria atendeu.

 

21/02/2018

Sessão solene festiva marcou comemoração dos 59 anos de Taboão

O aniversário de 59 anos de emancipação Político-Administrativa de Taboão da Serra foi celebrado...

20/02/2018

Câmara de Taboão realiza sessão Solene hoje pelos 59 anos da cidade

Na próxima terça-feira, dia 20, às 19h, a Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza no Cemur a...

07/02/2018

Vereador Onishi comemora lei do auxílio aluguel para mulheres vítimas de violênc

O prefeito Fernando Fernandes sancionou o projeto de lei que determina a concessão de auxílio...

07/02/2018

Vereadores de Taboão aprovam nomes que vão receber medalha 19 de Fevereiro

Na volta do recesso parlamentar, nesta terça-feira, 6, os vereadores de Taboão da Serra...

06/02/2018

Temer vê dificuldade em aprovar reforma da Previdência depois de fevereiro

O presidente Michel Temer disse que o governo não pode ficar discutindo a reforma da Previdência...

06/02/2018

TCE aprova contas de Cido e Nóbrega na presidência da Câmara de Taboão

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou nesta terça-feira, 6, as contas dos ex-presidentes...

03/02/2018

PT de Embu expulsa vereador Doda; ele alega sofrer perseguição política

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Embu das Artes decidiu em votação unânime,...

02/02/2018

Temer diz que seu governo aguenta déficit, mas outros não

O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira (2) que insiste na reforma da Previdência...

21/01/2018

Mesmo em recesso, Câmara Municipal de Taboão da Serra continua com atendimento

Durante o mês de janeiro a Câmara Municipal de Taboão da Serra permanece em recesso parlamentar....

19/01/2018

Taboão da Serra inaugura sede do Corpo de Bombeiros

Já está em operação o novo Posto do Corpo de Bombeiros da cidade de Taboão da Serra. A sede...

21/02/2018

Operação Harpócrates prendeu 33 pedófilos em Taboão, Embu e região

A Polícia Civil de Taboão da Serra prendeu, na manhã desta terça-feira (20), 33 pessoas acusadas...

21/02/2018

Grávida de 9 meses está presa por furto de comida em um mercado de Taboão

Desde 28 de janeiro, Cristiane Ferreira Pinto, grávida de 9 meses e mãe de dois filhos – um de...

21/02/2018

Embu comemorou 59 anos em sessão solene e entrega de medalhas

A Câmara de Embu das Artes realizou sessão solene no domingo, 18, em celebração pelos 59 anos de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.