Prefeitura de Taboão distribui 288 mil livros de literatura infantil para alunos de escolas públicas

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/11/2010

Aos 10 anos, Vinícius  leu para os pais e irmão  a história “A risada do menino maluquinho” . O menino que antes usava seu tempo livre em casa brincando com o  vídeo –game ou assistindo  televisão, agora se encanta com histórias infantis. Vinícius  é um dos 24 mil alunos da rede pública de Taboão da Serra que estão recebendo uma biblioteca composta por 12 exemplares.  Ao todo, a Prefeitura da Cidade distribuirá 288 mil livros para alunos do Jardim I ao 5º ano do ensino fundamental.

A ideia é que todos os alunos possam ter uma biblioteca em casa, com livros de qualidade, apropriados a cada  faixa etária.  “Queremos  estimular a leitura desde cedo.  Muitas vezes, pelo alto custo dos livros, ou por falta de entendimento dos pais, as crianças acabam não tendo essa  valiosa fonte de ensino que abre infinitas possibilidades”, salientou o prefeito da cidade, Dr. Evilásio Farias.

Os kits são compostos por  livros de diferentes autores e faz parte do projeto de incentivo à leitura: “Ziraldo e seus Amigos”. A coleção foi especialmente desenvolvida para estudantes de 1ª à 5ª séries, e trabalha com diversos temas relacionados ao cotidiano das crianças e dos adolescentes.

Para a diretora da Emef Cecília Meireles, Mônica  Alves Pereira Freitas, a iniciativa vem fazendo com que os estudantes ampliem o contato com  diferentes textos, estimulando a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. “Os livros ampliam significativamente o horizonte das crianças.  Já estamos percebendo na escola a maior motivação dos alunos para a leitura ”, falou.

Muitas famílias receberam uma maior quantidade de livros. É o caso da família Oliveira cujos dois filhos Vitor (7 anos) e Vinícius ( 10 anos) receberam 24 livros diferentes.  “Nem eu sabia que ler era tão legal. Vou ler os meus e os do meu irmão”, prometeu empolgado Vinícius.

Investimentos em educação melhoram IDEB

Por iniciativas como essas, a cidade de Taboão da Serra  vem melhorando seus  indicadores educacionais  e  se consolidando como Cidade Educadora.  Em 2009, A cidade superou a projeção do Ministério da Educação  para o  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb - passando  de 4,9 (2007)  para 5,2 (2009) . A meta  do MEC  para 2009 era 4.9. A cidade também  está  acima da média nacional  que é de 4,6.


Texto: Cristina Aguilera / Foto: Ricardo Vaz

Comentários